Sim, Hugo Chávez

Gustavo Dudamel

El Sistema (“O Sistema”) é um modelo didático musical, idealizado e criado na Venezuela por José Antonio Abreu, que consiste em um sistema de educação musical pública, difuso e capilarizado, com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de todas as camadas sociais. O governo de Hugo Chávez foi o mais generoso com El Sistema, chegando a bancar quase inteiramente o seu orçamento.

Agora, vejam a idade da Orquestra Jovem Simón Bolivar e a qualidade disso. Tudo gravado em uma apresentação no Royal Albert Hall. Ah, e a orquestra é contratada pela a Deutsche Grammophon. No vídeo, eles interpretam a 10ª Sinfonia de Shostakovich. E tem gente que via em Chávez um truculento simplório. OK. Quem dera tivéssemos isso no Brasil.

E aqui, no segundo vídeo, ele se divertem. E mais nem digo.

8 comments / Add your comment below

  1. Pois é, alguém que tem suficiente sensibilidade para bancar El Sistema, para reconhecer o valor que a música tem para a sociedade, não pode ser alguém simplório. Obrigada por lembrar-nos disso!

  2. Realmente, a Orquestra Simon Bolivar é muito boa.

    Ontem peguei um taxi para ir a Arena e o taxista me disse: morreu o teimoso. De fato, morreu o teimoso. No jogo Grêmio 4 x 1 Caracas, metade, apenas metade dos jogadores do time venezuelano usou tarjas pretas.

    Chávez fez algo fundamental na Venezuela, utilizar os recursos do petróleo para investir na inclusão social. Por incrível que pareça, os governos anteriores nunca fizeram isso, o que é absurdo.

    Por isso Chávez vai virar um mito, talvez um mito torto, como Guevara.

    O grande equívoco de Chávez foi o de alimentar antagonismos sociais. Não é necessário fazer a fundamental inclusão social alimentando lutas de classes e isso Chávez fez o tempo todo.

    Por isso a Venezuela de hoje é um país dividido. E quem divide um país não pode ser considerado nem heroi e nem mito.

  3. Dizerr que foi Chavez quem dividiu a Venezuela é puro preconceito e desinformação. Pensando bem, Chavez dividiu, sim. Antes a divisão do povo do país era 10% ricos e 90% pobres. Agora os 90% estão comendo, morando bem, se alfabetizando e tocando em orquestras como a do Maestro Dudamel, sucesso absoluto até no festival de Salzburgo onde foram aplaudidos prolongadamente por uma platéia musicalmente refinada.
    James Carville garantiu seu lugar no panteão das citações universais ao cunhar a frase “É a economia, estúpido!” -escrita num quadro de avisos durante a campanha de Bill Clinton.
    Foi o que Chavez fez:mexeu na economia da venezuela, mexeu com privilégios seculares, distribuiu a renda do petróleo.Abriu os olhos do sofrido povo de seu país.
    E isso “azelites estúpidas ” não perdoam jamais.

Deixe uma resposta