Absurdo do dia: Felipe Vieira processa o jornalista e blogueiro Marcelo Träsel

Eu sugiro que, hoje ou qualquer dia desses, vocês liguem o rádio na FM 99.3 ou, mais exatamente, na Band News de Porto Alegre, entre as 9 e 11h, de segunda a sexta. Há um programa apresentado pelos jornalistas Felipe Vieira e Diego Casagrande. É um programa muito ruim, pobre de ideias, miserável mesmo. Os dois amigos ficam trocando piadinhas espertas, comentando notícias, fazendo entrevistas, sendo que Felipe Vieira, de voz grave e baixos profundos, não abre muito a boca para falar; sua voz é uma espécie de ronco. O conteúdo é aquele conhecido de quase todas as emissoras gaúchas: a confusa defesa dos governos Fogaça e Yeda e ataques Millenium styled.

Talvez Marcelo Träsel — que além de jornalista é professor e coordenador da especialização em Jornalismo Digital da Famecos/PUCRS — , tenha exagerado se chamou Felipe Vieira de canalha e o acusou de participar de tramoias. Se tiver provas, tudo bem, mas será que tem? Observando os patrocínios do site de Felipe — uma nada sedutora espécie de clipping — , nota-se que há a Prefeitura de Porto Alegre, o Simers (Sindicato médico), o Sistema Farsul, o Sindicato de Lojistas e o CDL. Parece que há outros, não me detive. É engraçado, a Prefeitura e a Farsul patrocinam um jornalista que aprova suas atuações e isto forma uma espécie de faixa própria.

Acredito ter ouvido uma entrevista de Felipe Vieira com Carlos Sperotto (presidente do Sistema Farsul – Federação de Agricultura do Estado) em que o apresentador e o entrevistado tratavam-se como amigos, mantendo com dificuldade uma pauta objetiva — ou talvez tenha sido no programa de Lasier Martins, eu estava dirigindo, mais atento ao tráfego. Quando falo em “Faixa própria”, quero demonstrar o seguinte modus operandi: Felipe entrevista Carlos para gáudio dos poucos ouvintes do programa, os quais certamente concordam com o conteúdo dos comentários do primeiro. Não conseguem, desta forma, espraiar muita coisa, a não ser entre quem concorda com o jornalista. É o de sempre. Eles pensam estar polinizando qualquer coisa, a gente finge que está atento.

Aqui está o conteúdo do processo contra Marcelo Träsel. É uma besteira, uma coisa que deveria ser respondida ao vivo ou discutida num telefonema ou por e-mail, mas alguns acham melhor intimidar com indenizações. Injúria? Ora, basta ler as notícias pinçadas pelo clipper de Vieira… Aquela simples escolha também não constitui injúria? Ah, é jornalismo? Tá bom. Porém, o principal problema parece estar localizado na frase “jornalista processar jornalista é coisa de maricas”. Esta configuraria “abuso da liberdade de expressão”. Meus caros, na minha opinião, isto é ofensa de sexta série do Ensino Fundamental, nunca difamação.

E vou trabalhar.

17 comments / Add your comment below

  1. nunca tinha escutado; ouvi hoje, por acaso, no táxi vindo para o trabalho. estava (estou) sonolento, mas pude perceber imenso gáudio de ambos sobre o fato de que o Parque Germânia será cercado e terá hora para fechar.

    faz todo sentido, claro.

    1. São o Tico e Teco em sua previsibilidade. Ouvi depois, em hora ao post, mesmo que simples.

      Eles falavam que César Maia era um gênio. Tudo pq Maia previa que a popularidade de Dilma ainda aumentaria, mas depois cairia.

      Depois elogiaram a estrutura do PP no estado.

      — É um partido cobiçado. Todos querem ser e concorrer pelo PP.

      Algo assim, BRILHANTE. Mal conseguia prestar atenção…

  2. Não gosto do programa do Felipe e do Diego, acho extremamente provinciano, mas tem uma grande audiência. Sobre o processo em si ele mostra exatamente qual o controle que a sociedade tem de ter sobre a mídia, qualquer que seja ela. Se houve abuso por parte de um veículo de comunicação ou de um blog se recorre ao Judiciário e a autoridade judicial, de primeiro e segundo grau é que vai decidir. Este é o sistema que nós temos e não inventaram ainda sistema melhor. Pior seria se uma entidade intitulada “controle social da mídia”, formada por demiugos resolvesse censurar Blogs porque falou mal deste ou daquele governo, assim como faz a dinastia Castro em Cuba, com base no art. 62 da constituição que assim prescreve: nenhuma das liberdades reconhecidas [no texto] pode ser exercida […] contra a existência e os fins do Estado socialista nem contra a decisão do povo cubano de construir o socialismo e comunismo

    1. Uma questiúncula. Acho que justiça, assim como tem as pequenas causas, deveria ter um local para resolução de questiúnculas. Tanto atraso na justiça e esse FV em sua briga de bugios.

      1. Milton, a justiça brasileira é a cara do Brasil, este pais de origem cartorial e que gosta de uma burocracia. Eu poderia acionar a NET por eles terem me tirado, sem minha autorização, do pacote “combo”, mas não vou perder duas sagradas noites da minha vida para ficar esperando num banco de fórum, com zilhões de pessoas ao meu redor, uma audiência onde talvez eu ganhe — mil reais. Não vou perder esse tempo. E cabeça de juiz (ou de estagiário que é quem faz as sentenças) é complicada. Adoro usar essa palavra que diz tudo e não diz nada. Complicado.

  3. Milton,
    não gosto do Diego ( o outro não conheço) e desde anos acho-o primário, no mínimo. Não deve ter mudado. No mesmo horário há o progama do Lauro Quadros, de igual primarismo.

    E, embora não procure mais detalhes, concordo com o Carlos Eduardo sobre como se trata questões de opinião, difamação, etc.

    Claro que muitos imaginam que a intenção do tal “controle social da mídia” seja mesmo boa, mas pergunto até quando? Qual o poder disto. Se o controlador social da mídia for este Felipe?

    Quanto à propaganda e intimidade, ora, isto ocorre em qualquer programa. O SIMERS, por exemplo é contra os goversnos estadual e municipal em suas diversas propagandas. O Lauro é patrocinado por órgãos (continua escrevendo-se assim?) federais, assim como o Atualidades na Gaúcha, onde a Ana Amélia entrevista o Tarso ao menos uma vez por semana, sem comentar que ela é do PP, partido apoiando-o nesta eleição.

    Ontem, por exemplo, vi uma propaganda na TV Brasil (yes, eu assisto de vez em quando) orientando o eleitor a votar bem e no final dizia “cuide bem do seu voto para não ocorrer o que acontece em São Paulo”. Já a vi num ônibus: então o Fogaça vai apoiar a Dilma?
    Branco

    1. Esses apoios são uma suruba mesmo. PP e PT, PC do B e o partido do Berfran (PPS?).

      Acho que a Kirschner fez algo muito bom sem entrar nessa de controle da mídia, mas não sei como vai eu projeto antimonopólio.

      1. Milton,
        o qu e eu queria comentar no texto não era a questão da suruba dos apoios (concordo contigo), mas a dicotomia jornalismo versus patrocínio, por isto citei SIMERS, Ana Amélia e TV Brasil (três apoios ao PT não porque eu acho que não existam os outros, mas apenas para fazer um contaponto aos teus).

        PPS – Pois é, tenho simpatia por eles, mas aqueles que herdaram o partidão. Cá entre nós PPS e PSDB gaúchos são bem diferentes dos nacionais. E para pior…

        Branco

        1. Fechei com o Ricardo Branco, controle social da mídia é uma imensa idiotice. Hoje aqueles que defendem esse absurdo, porque acham — pode haver uma certa razão nisso, mas não o suficiente para tomar essas medidas extremas — que existe abusos por parte da grande mídia; podem amanhã ficar na posição oposta. E se o controlador da mídia for um fascista de extrema direita?

  4. Tanto o casagrande(grande escritor) quanto o vieira são dois idiotas mesmo, casagrande um grande recalcado depois que foi chutado da rbs e agora resume-se a fazer pontas em emissoras de terceira.

      1. Milton,
        não ouça mais o Diego.
        Recomendo assistir a um dos melhores programas da TV Gaúcha (ia dizer do país: ato falho): Bibo Nunes. Esse cara é um gênio.
        Se te cansares com a compexidade e profundidade do pensamenteo assista depois TV PAMPA show. É o melhor programa de variedades do país.
        Branco

  5. Milton , fiquei estarrecido hoje ao ouvir o Diego Casagrande comentar em seu programa que o Brasil é um grande “Prostibulo” , chamou todos os Brasileiros de filhas da puta… Não consigo entender como um grupo como a Bandeirantes permite agredirem nosso Pais, se fato similar ocorresse nos EUA, ele certamente estaria correndo risco de vida.

Deixe uma resposta