Minelli, 91 anos

Rubens Minelli foi, sem dúvida, o melhor técnico que vi comandando o Internacional. Era um cara nada teimoso, aparentemente sem manias por jogadores ruins (ou por jogadores amigos, ou por jogadores de empresários influentes) e que se apoiava naqueles que estavam jogando bem para dominar o vestiário. Foi um estrategista revolucionário em sua época. Seu Palmeiras de 1969 já era um time taticamente muito diferente do normal, mas nada como seu Inter de 74 a 76. Minelli trouxe o estilo do futebol da Holanda de 1974 para o Beira-Rio. Venceu todos os jogos do Gaúcho de 1974, disputado logo após aquela Copa do Mundo — foi campeão também em 75 e 76 — e foi bicampeão brasileiro 75-76. Treinava todo mundo, inclusive a imprensa. Semanalmente, pagava um almoço para os repórteres que faziam a cobertura do clube. Pedia que desligassem os gravadores, mas enchia-lhes de cerveja e das informações que podia dar.

Sempre fazia uma ou duas substituições por volta dos 10 min do segundo tempo. Sempre tentava pressionar os adversários de modo a abrir rapidamente 2 x 0 e baixar o ritmo. Tinha mil jogadas ensaiadas e estratégias para cobranças de faltas. Se Muricy disse que jamais viu alguém tão bom e convincente nos treinamentos, eu garanto pelos resultados.

Feliz aniversário, Minelli.

7 comments / Add your comment below

  1. Ganhamos o primeiro Brasileiro (1977) com ele,à frente de um time mediano.Lembro da polêmica sobre ele não gostar de jogadores baixos.Que previlegiava o fisico em detrimento da habilidade.Diziam que tinha uma trave numa determinada altura no Morumbi Jogador mais baixo que a trave não era aceito. Um grande treinador. Bela lembrança Milton.

  2. Concordo inteiramente.
    Assisti praticamente todos os jogos no Beira-Rio na época do Minelli.
    O time era uma verdadeira máquina!
    A torcida vibrava quando entrava o Escurinho no segundo tempo.

  3. Nas questões de organização tática e estratégias de jogo foi sem dúvida o melhor técnico da história do Inter.
    Minelli estava à frente do seu tempo.

Deixe uma resposta