O caricatural placar da decisão do Campeonato Gaúcho…

… revela o quanto os campeonatos regionais são heterogêneos, anacrônicos e antiquados. Na decisão de 2008, Inter 8 x 1 Juventude; em 2009, Inter 8 x 1 Caxias. Parece piada. Quando o Inter resolve VENCER um time do interior do Rio Grande do Sul no Beira-Rio, o primeiro tempo pode acabar em 7 x 0, fato que não acontecia há 68 anos.

Se estou feliz? Claro que estou, ganhar o Campeonato Gaúcho é melhor do que perdê-lo, mas falando sério, preferia não jogá-lo. Queria um Brasileiro de ponta a ponta do ano, uma Copa do Brasil com todos os clubes — os que vão à Libertadores não têm datas para jogá-la, sem os regionais teriam… –, folgas para os clubes nas datas Fifa, etc. Um Gauchão, ganho ou perdido, é a mesma coisa — nada.

Mesmo assim é engraçado ganhar de um time da Série C. Aqui, a avassaladora goleada:

Já na decisão paulista, o destaque foi o chilique de Diego Souza. Diego dá razão àquele meu amigo português que afirma tratar-se de um imbecil. Explico: Diego foi jogador do Benfica. Acabou corrido de lá. Vejam abaixo as estrepolias de um grande profissional:

20 comments / Add your comment below

  1. saudações coloradas e saudosas!
    Saí para o aeroporto depois do 1o gol. Aí cheguei aqui e fiquei parada na saída do aeroporto com um engarrafamento p causa do jogo do havaí… ninguém merece. Mas enfim, lar doce lar… e sem cancer. sem tireóide mas sem câncer.
    E de namorado! Um gremista, mas um querido de um namorado!
    Vou te contando aos poucos…
    viu? voltei! e cheia de novidades e saúde!
    obrigada pelo recado carinhoso. bjs, Flávia

    1. Flávia,

      fico AUTENTICAMENTE FELICÍSSIMO com as notícias! Logo aguardo novas PROVOCAÇÕES vindas da ilha. Ademais, quem precisa hoje de uma tireóide?

      O que precisas saber agora é que, não obstante tudo o que aprendeste, AVAÍ é sem agá.

      Deixando de lado toda minha proverbial ELEGÂNCIA, garanto por boa experiência própria que é maravilhoso FODER com gremistas.

      (Desculpem, crianças. São 7h38 e já estou assim…)

      Um CARINHOSO beijo, Flá.

      1. Ai miltom, já saí cedo para exame de sangue, pq ainda estou com o cálcio baixo. já estou de pijaminha sob as cobertas fazendo cara de convalescente… e às gargalhadas com essa tua resposta! HHAHAHAHA.
        Tem uma coisa sobre dislexicos que não sabes: malgrado a vergonha que vem qdo nos pegamos desprevinidos, pegamos tb gosto pelo erro. eu sei que é sem H, mas sou implicante. Sei tanto quanto sei que teu nome termina com N…
        Digamos que não é só com gremistas que obtenho prazer…

  2. Caro Milton,

    Primeiramente, esclareço que andei sumido porque iniciei novo livrinho a toque de caixa. O pequeno burgu~es capitalista podre só trabalha que nem golfinho, na promessa da recompensa, de forma que abdiquei duns contatos para dar uma tessitura às minhas traminhas. Como desenvolvi, nesses dias, uma tendinite, resolvi descansar hoje, por isso dou voltinhas pelos blogs, vejo como estão as coisas, etc.

    Para vaiar, não concordo com o fim dos estaduais. Não temos culpa se no RS só existem dois times, mas sou do tempo em que ganhar importava menos que a festa, e os johos dos times grandes no interior fazem a alegria de uma população inteira, ajuda a integrar as pessoas e dá um consolo nas economias locais.

    Além disso, não suportaria acompanhar um campeonato brasileiro por um ano inteiro. Aqui não é Europa, com aqueles países pequenos, onde não cabem os campeonatos regionais.

    É matéria para muito argumento e discussão, com boas razões prós e contra. Como o uso de imagens captadas ao vivo para definir decisões dos árbitros acerca das jogadas polêmicas.

    Talvez, no futuro, tenhamos apenas o brasileiro com cinco, seis divisões. Por enquanto, vejo nisso mais um sintoma da da colonização do brasileiro, a tomar por exemplo os campeonatos europeus.

    Finalizando, gostaria de saber a opinião de sua esposa quanto a dividi-lo com a torcida feminina do time dela. Ou será que o uso do plural foi apenas retórico?

  3. É impossível ver uma notícia do Inter sem pensar em você. Com os 8×1, imaginei-o babando… Mas como explicar o que disse? “Claro que estou, ganhar o Campeonato Gaúcho é pior do que perdê-lo…”

  4. Ei amigo,
    Parabéns pelo seu Inter! Foi até um exagero, não acha? Vim, depois de loga ausência para ler seus escritos e como sempre, ótimos! E a Mônica Belucci? Você não apanhou da Cláudia?

    Saudades de vocês! Vamos à FLIP este ano? Vai ter Chico Buarque again!!

    Beijo,

  5. Espero que o Diego Souza pegue os 540 dias, pena máxima. Esse é o tipo de atitude que reflete o desequilíbrio e a obsessão de vencer a qualquer custo que você jamais veria em atletas treinados por Telê Santana, por exemplo. Por mais que o jogador tivesse tendência a dar esses espetáculos grotescos, o exemplo de Telê era suficiente. O mais irônico dessa bobagem é que fora de campo acho que Diego S. não ia topar um mano a mano com o Domingos. No campo, sabendo que tem gente para segurar, fica arrotando valentia vazia. Espero que a punição seja exemplar mesmo.

    Parabéns pelo bi !

    1. Eu também espero, Idelber. Não acredito, mas espero. Esse tipo de cara que não reflete sobre a consequência de seus atos — deixar o time na mão, ser suspenso –, que julga natural mostrar uma vã macheza ao país, tem que ser riscado do futebol por um bom tempo.

      Abraço!

  6. “Mas prazer com duplo sentido só com eles…”

    Milton, você nunca me enganou…
    Gaúcho que é gaúcho:gosta de tucho…

    ps- tucho: peça cilíndrica, cuja função é transmitir à válvula posterior-traseira o movimento excêntrico do vira-vira-vira-vira-vira-virabrequim. Viu, meninin?

    1. Discordo Grando. Catimba, palavrões, artimanhas para desestabilizar são recursos válidos. Os jogadores não são proibidos de dirigirem a palavra um ao outro.

      Também a queda de Domingos foi causada porque Diego parou para conversar e tocou no zagueiro.

      Agora, a reação do Diego foi uma coisa de louco, literalmente.

      Não creio que Materazzi e Zidane tenham a mesma culpa no famoso episódio. Zidane descontrolou-se e fez pior.

      Um abraço para o camisa 10.

Deixe uma resposta