Grêmio 1 x 2 Pelotas

Eu concordo e admiro o tom elegíaco utilizado pelo Luís Felipe dos Santos no post Dignidade. Tem razão em enaltecer as epopeias obtidas pelos clubes do interior ao vencerem eventualmente a dupla GreNal e também ao defender os Estaduais apenas para clubes de mesmo tamanho e condição financeira. Pois este Campeonato Gaúcho deveria estar sendo disputado entre Caxias, Pelotas e São José, sem a pesada participação de Inter e Grêmio.

Vi os últimos três jogos do Grêmio. Estava tudo certinho. Dois volantes, um ficando mais do que o outro; um terceiro homem que concluía em gol e Douglas mais à frente, completando o quarteto com seus passes certos e gols nenhuns. Não vi o jogo de ontem, mas creio que o Pelotas tenha feito uma marcação rigorosa em Douglas e tivesse ficado de olho em Maílson e William Magrão, fazendo com que o jogo fluísse pelas laterais, onde jogam Edílson e Fábio Santos. Sei lá, não é necessário ter um gênio como técnico para forçar o adversário a fazer o que não deseja. O fato é que mesmo com a diferença financeira entre a dupla portoalegrense e os times pequenos, aquela não consegue formar um time parelho, com diversas opções e variações. Isso é coisa do passado.

Dizem que Walter agora ganha 50 mil reais mensais, um dos menores salários do Internacional. Talvez eu roubasse e matasse por um salário desses, mas esta é outra discussão… O fato é não noto grande diferença entre os laterais-milionários Edílson (Grêmio) e Nei (Inter) em relação à Álisson (Caxias), por exemplo. Talvez o motivo da separação salarial tenha sido um dia iluminado numa “peneira” anos atrás, um bom empresário cheio de grandes ambições, um clube com infraestrutura de primeira, etc., mas aquela coisa diferenciada de sangue, ah, isso eu não vejo mesmo.

Não sou daqueles que acham injustos os salários dos grandes clubes. A partir dos jogadores, há cada vez mais dinheiro em movimento e, se grande parte dele não retornar à origem, ficará com empresários, dirigentes e outros que tais. É mais justo que fique com quem trabalha no campo. O problema é que com a saída dos jogadores mais dotados para o exterior, ter um enorme salário em grande clube cada vez mais me parece um golpe de sorte.

Por isso é que, quando marcam o William Magrão e o Douglas, a bronca recai sobre os dois incompetentes laterais. O Inter tem mais grife, mas se examinarmos bem as atuações de D`Alessandro e Kléber, por exemplo, entenderemos o motivo pelo qual estes jogadores estão entre nós: todas os dias, antes de entrarem em campo, seria melhor consultar seus mapas astrológicos. A condição astral do argentino esteve péssima em NH e ele apenas é jogador de primeira linha para fãs incondicionais.

Então, não me surpreende o resultado de ontem e vou dar risada se o Inter não for campeão da seminal Taça Fábio Koff.

5 comments / Add your comment below

  1. Boa análise,

    O time do caxias além dos lateirais tem um meiatacante muito bom:Éverton..

    Com mais um mês de campeonato os times do interior se igualam ao Grêmio e Inter

Deixe uma resposta