Passagens: não se enganem, a maioria e a razão estão com os manifestantes

Hoje pela manhã, fiz uma pequena enquete na parada de ônibus. Além de mim, havia cinco pessoas esperando o Jardim das Palmeiras. Perguntei o que eles acharam da “baderna” — utilizei o termo preferido dos milicos e do PIG — de ontem. Duas senhoras que não pagam passagem e três trabalhadores e/ou estudantes foram unânimes: tinham que ter quebrado tudo. Mas e a confusão no trânsito? Dona J., podóloga sexagenária que não paga passagem pela idade e por ter comprovado sua baixa renda, respondeu que chegou em casa com duas horas de atraso, mas que deu seu apoio “pra gurizada” da janela do ônibus onde se encontrava. Ela dava risada: “Ontem foi um sufoco sair do centro”. Aqui, com excelentes fotos, a melhor reportagem sobre a noite de ontem.

Em hipótese alguma incito à violência (até porque meus dois filhos participam das manifestações), mas acho naturalíssimas a agressividade verbal das pessoas — “tinham que ter quebrado tudo” — e ainda mais a busca nas ruas daquilo que lhes foi negado nos gabinetes. A democracia é assim, Sr. Cézar Busatto. O secretário  chamou os manifestantes de antidemocráticos quando é exatamente o contrário. Mesmo depois do TCE ter sugerido revisão do cálculo; mesmo depois que o Dieese deixou claro que a tarifa de ônibus em Porto Alegre subiu 670% entre 1994 e 2012 quando a inflação foi de 310%; a prefeitura e seus pares, os transportadores, decidiram manter a sacrossanta e crescente margem de lucro e seus cálculos muito particulares. Queriam o quê?

Após informar o novo e espetacular valor de R$ 3,05 (de forma pusilânime, o prefeito deixou a ingrata tarefa a cargo de seu vice), a prefeitura tratou de ficar o mais quieta possível. O valor, difícil de engolir e de dar troco, é desavergonhado. Aqueles complicados R$ 0,05 no final revelam a segurança e despreocupação com que age o grupo formado por prefeitura e transportadores, essa porcaria público-privada que manda nos preços. Apenas alguns secretários largaram muxoxos contra as manifestações contrárias. Só que agora os manifestantes — um grupo heterogêneo, em boa parte inexperiente nas ruas e que poderá sim cometer ações tresloucadas — acabaram encontrando uma causa comum e vão pressionar.

E, por favor, não é só o preço. Ando diariamente de ônibus e o serviço é péssimo. Horários desencontrados, ônibus explodindo para maximizar os lucros e um calor insuportável dentro deles nos dias quentes é a regra. Ou seja, temos um leque de reclamações. O transporte público de Porto Alegre é um convite ao carro, induz ao retrocesso. Como disse o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa no Fronteiras do Pensamento, Uma boa cidade não é aquela em que até os pobres andam de carro, mas aquela em que até os ricos usam transporte público. A qualidade de nosso transporte público faz com que muitas vezes eu — um assalariado apologista do transporte público — sonhe em estar lá fora, dentro de um carrinho com ar condicionado.

A correlação de forças no Conselho Municipal de Transporte Urbano (COMTU) favorece inteiramente os empresários e eles fazem o que querem há anos. Chegou a hora de ouvirem a resposta da população. Espero que a revolta cresça de forma não violenta. Há sim que parar o trânsito e se tornar notório. E há que rir daqueles que só falam nos pobrezinhos que ficam presos no trânsito. E desculpem, meus caros Fortunati, Busatto e Nagelstalin, antidemocrático é o sistema que decide o preço deste mau serviço que vocês defendem.

¡Hasta la victoria!

Foto: Ramiro Furquim / Sul21

105 comments / Add your comment below

    1. Concordo. E que os boicotes continuem. Eu boicoto.
      Eu estou grávida e tenho outro filho que levo no colo… sempre paguei passagem com dinheiro e os cobradores embolsavam meu dinheiro e não giravam a roleta pois quase sempre eu desço na frente. Quando eu não tinha dinheiro me davam mijadinha e sermãozinho e faziam cara feia. Pagando com Tri eles sempre giram a roleta (como se fossem uns santos éticos) Mas eu me cansei…. quando eu tô sem dinheiro eu simplesmente levanto e desço, sem dar satisfação nenhuma, que nem várias idosas, Fica por 2 anos de passagens embolsadas.

      1. É por conta de pessoas como tu que a passagem aumenta. Ou tu pensa que a passagem não aumenta por conta da gratuidade?? Imagina se todo mundo se achasse no direito de fazer o que tu faz, levantar e descer sem pagar?? Cidadania é exercer seu dever pra cobrar seus direitos, não onerar os outros achando que ta certa! Vergonha!

        1. A gente ficar culpando uns aos outros só ajuda quem está no poder. Não são as pessoas que não pagam que fazem as passagens aumentarem. São as empresas de ônibus e a prefeitura.

        2. hehe essa discussão me lembra quando tínhamos caetanos nos cruzamentos e daí todo mundo ia tomar multa para dar passagem pra as ambulâncias. De qualquer maneira, até onde sei o que mais trava ambulância no trânsito é o excesso de carros todos dias, não um protesto pontual. Vamos criminalizar o uso de carros, que tal?

          1. Felipe X, sou de Curitiba e estou há pouco tempo em Porto Alegre, e, diga-se de passagem, adorando esta cidade. Só me arrependo de não ter vindo antes para cá. Mas gostaria de saber o que são “caetanos”. Obrigado

    2. tem que protestar, o povo nao sabe a força que tem, mas as pessoas sao desunidas, e certamente quando se consegue alguma coisa todos usam e desfrutam com suor dos outros, se forem todos como anjos , ninguem da ouvidos, tem que ser assim, lembrem do PT, de anos atras era só assim que conseguia espaço e hj, somos presidentes da republica.. protesto e se nao formos ouvidos tem que quebrar mesmo…

    1. Eu considero desnecessária essa necessidade de querer diminuir algo que é para o bem geral da população como sendo apenas um movimento político.

      Gosto de acreditar que esse e outros protestos que estão acontecendo é pelo aumento da conscientização da população, que cada vez se torna mais engajada e está deixando de ser centrada no “eu”.

      Mas mesmo que não seja o caso, continuo torcendo por qualquer protesto que tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. Independente do partido político.

        1. Ainda bem que existem esses para protestar. População acomodada do caralho… o povo é Apolítico pq a cultura o faz assim… esta na hora de mudar, esta na hora da mudança! vamos pra rua! mantenham as ruas ocupadas! O POVO TEM QUE VENCER!

          1. deixa de ser pelego, alienado Giovani, esta certo o povo protestar, é le que paga e anda feito sardinha nestes onibius lotado, aqui em curitiba não é diferente, o problema é que titica que nem tu, alem de não fazerem nada, criticam os que fazem, seu pequeno-burgues.

          1. Não são sempre os mesmos não! Foi ontem minha primeira vez num protesto e irei sim nos próximos. É lamentável a acomodação da população… e os que não se sentem representados, à ruína a serventia… façamos nossa parte, a de não ficar calados.

        2. Carlos Eduardo, você estava lá? Eu não participo de nada disso que tu falaste e estava lá. A GRANDE MAIORIA das pessoas não era de partido nenhum, nem era ligada a movimento nenhum.

          E ninguém acabou com o Tatu da Coca Cola. Procure apurar teus fatos antes de cagar pelos dedos.

        3. Maia, caro Maia, se tu estivesse lá saberias que NÃO FORAM OS MESMOS. É porque tu não vai nas manifestações que tu falas sem saber, sem conhecimento de causa. A manifestação do Tatu Bola promovida pelo Defesa Pública da Alegria; essa última foi de movimentos estudantis. Entre eles há distância (mas também há solidariedade), tu saberias disso se estivesse lá, em pelo menos um ou outro. Falar pelas notícias é fácil, quero ver ir lá e ver com teus olhos.

        4. hahaha , sabe faz=me rir esse comentário e esta tentativa de politizar a manifestação, eu não sou filiado a nenhum partido e nem sabia que ia ter o tumuto, mas qunado vi o pessoal nas ruas me juntei, ois também sou contrário a maneira que as coisas são feitas no brasil, no estado e no municipio, seguirei protestando e parando os carros, não preciso de artidos politicos para isso.
          é apenas uma tentativa de desmerecer o movimento, mas o movimento vem DO POVO PARA O POVO E PELO POVO.

    2. Carlos,
      não tenho nenhuma simpatia pelo PT e não concordo 100% com o texto, embora me incomode, e muito, a falta de transparência da Prefeitura. Ela dá margem a qualquer especulação, assim não sei quem está certo ou errado, mas o grande culpado foi aquele que devia se-lo.

      Sempre me incomodou quando, ao se reclamar do Lula ou Dilma, ouço a resposta deque este problema acontecia no FHC ou antes até. Não acho isto política responsável. Bom vamos ao caso:
      Tá, acontecia no PT, mas o governo AGORA é Fortunatti e o problema é dele. Será que não o escolheram porque havia aumentos na administração anterior? Se ele não foi eleito para mudar, então para que serve?

      Abçs

      Ricardo

      1. Adcionalmente,
        o peñalosa, embora atualmente no partido verde, ele foi afiliado do Partido Liberal Democrático, portanto, nem dá pra dizer que o Milton citou um cara de esquerda

      2. É que no cálculo da tarifa está computado uma grande parte de passageiros que não pagam. E não pagam com razão. E esse número vem aumentando gradativamente. Isso tem um custo. Li que o Haddad pretende aumentar a tarifa de S. Paulo até junho. O fato é que Porto Alegre talvez seja a primeira capital brasileira a fazer esse reajuste…

        1. Como vou saber se é por isso que a tarifa é alta se não me é dado conhecer a planilha?
          Sei que não existe almoço grátis, mas faltou diálogo né? Não adianta quere-lo depois de feito, aí dá nisso.
          O fato que não me interessa o que aconteceu nos goversnos anteriores, PT, PDT, ARENA, sei lá. Interessa hoje.
          Quando o Haddad aumentar vamos discutir o caso dele Ieu não, São Paulo não é meu problema). Sei que vão dizer que é coisa do PIG, mas isso ainda não aconteceu.

    3. Todos os anos ocorreram protestos, porém em momentos que não havia muita gente em Porto Alegre (em janeiro e fevereiro) e acabou não tomando parte dessa mídia sensacionalista. Mas sempre ouve protesto. A luta nunca parou!

  1. ” E há que rir daqueles que só falam nos pobrezinhos que ficam presos no trânsito.”

    O senhor não considera que paralizando o trânsito em uma metrópole no horário de pico, está se colocando em risco pessoas que precisam de ambulâncias, bombeiros. Está prejudicando pessoas de todas as classes que necessitam se deslocar para compromissos.

    O protesto e a revolta popular são válidas e devem ser incentivadas. Porém, devem ser dirigidas contra a autoridade responsável. Pode chamar a atenção a população sem que precise impedí-las de ir e vir.

    1. O único comentário sensato e coerente que vi por aqui.

      As pessoas não querem inventar formas criativas de protestos, elas acham que fechar uma ou duas faixas da avenida, gritar, e tomar bordoada da PM é suuuper revolucionário. Poxa, meu, não adianta atrapalhar o transito por causa do aumento da tarifa… É tacar m**** no ventilador. Parabéns, campeão.

      E as contas da prefeitura, a maneira como esses contratos são celebrados, isso tudo tem que ser mais transparente, até para que o debate seja melhor.

    2. No protesto de segunda feira, vi duas ambulâncias trancadas no trânsito. Protesto contra quem implantou a medida? Apoio incondicionalmente. Protesto que atinge mais o povo do que os verdadeiros responsáveis? Me desculpa, mas isso não tem nada de coletividade. É burrice.

      1. É. Uma delas vazia, com um camburão da Brigada Militar atrás.
        E a outra não ficou parada nem 20 minutos, pois nós abrimos espaços pra ambulâncias. Quem não abria eram os carros, que viam a brecha e tentavam se tocar na frente. O motorista da ambulância de verdade nos aplaudiu.

        1. Esta sessão de comentários está melhor que a anterior.
          Fechar ruas só prejudica as pessoas, que em ambulâncias, quer não.
          Conocrdo que protestar ok, fechar ruas é arrogãncia e desconsideração

      2. Concordo plenamente, foi um protesto BURRO e incompetente sem foco algum e que só atingiu a população que estava saindo cansada do trabalho enquanto quem estava protestando ali, na maioria, tava matando aula! Espero que tenha mais ORGANIZAÇÃO E FOCO da próxima vez porque asism não vão conseguir é nada!!!!!
        O aumento foi um absurdo mas quem tem que ouvir é o prefeito e a Carris!

    3. Quem pega ônibus também as vezes tem que ir no médico, ir pro trabalho, ir pra casa etc. E as vezes demora 1 hora a mais a viagem… Vamos olhar para a situação de todas as pessoas, com carro ou não. Se você fizer isso vai perceber que é bem mais que 50% da população que está se fudendo.

      1. Quem está se fudendo somos todos que dependemos deste transporte “público” que nos é oferecido. Agora, talvez para pessoas assim seja sempre melhor reclamar: reclamar da passagem que aumentou, reclamar dos manifestantes que lutam por algo que vai TE beneficiar também, e continuar reclamando, de braços cruzados e sobrancelha em riste mostrando toda tua indignação. Achas que isso resolve alguma coisa? Eu estava na segunda-feira, não pude ir ontem, e irei novamente, porque sou eu que estou pagando minha passagem, e ficar reclamando só vai esvaziar o meu bolso.

    4. O resultado disso vem a longo prazo. Esse tipo de protesto em que se tranca o trânsito uma vez ou outra, é para que no futuro ele(o trânsito) venha a ser melhor. Mesmo sem protesto, acontece o tempo todo de ambulâncias ficarem presas no engarrafamento. Ou seja, o trânsito por si só já está péssimo. E o protesto é para que o transporte coletivo seja melhorado e que o deslocamento da cidade fique mais prático. Quanto melhor e mais barato o transporte coletivo, menos carros na ruas. Quanto menos carros nas ruas, menos congestionamento. Quanto menos congestionamento, mais espaço para ambulâncias, bombeiros e etc..

    5. Não entendi onde é que o aumento da passagem, que vai levar mais pessoas a optar pelo carro particular, vai ajudar o deslocamento dos veículos de emergência.
      A sua argumentação é baseada numa impressão momentânea, a do incômodo que um protesto causa; seu alheamento às consequências demonstra a parcialidade de seu ponto de vista.
      Você deve ser mais um dos pobrezinhos que andam de carro, entulhando as ruas da cidade, e acha que a culpa por isso é de outra pessoa.

  2. Interessante é que os preços baixaram em Canoas e Gravataí.

    Será que a desoneração da folha de pagamento não ocorreu em Porto Alegre ou será que os empresários resolveram lucrar ainda mais???

    Lamentável esse governo. Porto Alegre está um caos, mas o povo tem o que merece, afinal elegeram quem acharam mais adequado para sua cidade.

    1. “Lamentável esse governo. Porto Alegre está um caos, mas o povo tem o que merece, afinal elegeram quem acharam mais adequado para sua cidade.”
      Aplaudo teu resumo Marcelo, e repito o que dissestes:
      “mas o povo tem o que merece, afinal elegeram quem acharam mais adequado para sua cidade.”

      Na hora de reclamar todos foram lá, agora, esses mesmos jovens e outros pessoas que ali estavam, foram votar quando foi solicitado, ou ainda, se sim, pesquisaram em quem votaram? É evidente que não. Hipócritas.

      1. Na realidade pesquisei sim. Votei no que achei menos pior, infelizmente estava errada.
        Hipocrisia agora é não votar em quem tu quis? As horas passadas olhando o currículo e as propostas de cada candidato foram todas pro lixo. Tinha outros políticos engajados com gente muito suja da área da saúde, é o sujo falando do mal lavado.

  3. Que não parem as manifestações! O conformismo será o pior inemigo do povo gaúcho. Lutar pela dignidade de vida não só pra sí mesmo, mas sim para todos aqueles que têm dificuldade de pagar R$ 3,05. O homem não é um animal individual, mas sim coletivo. A felicidade não se adquire individualmente, mas sim coletivamente. Lutemos não só para si, mas sim para todos, pois unidos não há barreiras para conseguir o que queremos. Unidos não há nenhuma autocracia desse governo que se diz “democrático”,que nos pare.

  4. Se ai tá ruim imaginem aqui em Brasília. hehehe. As pessoas precisam se unirem cada vez mais para acabarem com essa sujeiro que existe no Brasil, seja ela em todas as áreas, pagamos impostos altíssimo e o que vemos são políticos e empresários ficando milhionários com o dinheiro de quem trabalha de verdade.

  5. Sou favorável ao protesto, a população tem direito de mostrar sua indignação. Me pergunto o quão “casual” foi o fato de terem aprisionado a mulher dentro da prefeitura. Mais planejado ainda foi o Busatto ter ido pra frente da prefeitura. Não abrem diálogo real com o povo e ainda posa de mártir pra aparecer no jornalzinho da record e da RBS.

    Se fosse um protesto violento de fato ele teria acabado como o cidadão que na filmagem do jornal da record parece um bêbado na sarjeta, mas que nas fotos do Sul 21 aparece com a cabeça aberta sangrando.

    Sempre podemos refletir sobre as atitudes tomadas, para tentar legitimar cada vez mais nossas manifestações de protesto (que ao meu ver já são mais do que legítimas) e temos que ter consciência que a grande mídia sempre vai apresentar a sua versão tendenciosa e muitas vezes distorcida dos fatos.

    O problema é que a maioria da população não tem acesso a uma formação crítica e acaba engolindo qualquer versão dos fatos que lhes é apresentada por uma mulher bem arrumada com cara de reprovação no jornal das 7h. Eu mesmo fiquei pensando: “mas que raios essa meia dúzia de malucos começou a quebrar a porta? é dar tiro no pé”, mas decidi procurar outras versões do fato. Invariavelmente também sempre vai ter gente que não leva o protesto com seriedade, existem casos históricos até de “infiltrados” fazendo baderna, não que seja o caso aqui mas acho que é outro assunto a ser considerado.

    Isso me leva a crer que temos que repensar e planejar bem as próximas ações, sem descaracterizar o caráter do protesto.

    Sinceramente estou meio de saco cheio de ficar ouvindo reprodução de discursos de terceiros (sejam de direita ou esquerda), eu quero que a população PENSE DE FORMA CRÍTICA, “COM SUA PRÓPRIA CABEÇA”.

    Estou aberto a escutar novas versões do fato e certamente irei na próxima manifestação, quero ver a coisa de perto, pelas minhas próprias lentes, muito embora eu já tenha expectativas do que rolará.

  6. O Carlos Eduardo se esquece que o governo do estado é do PT e as professoras vem fazendo um bom barulho contra ele. Como não há protestos contra o PT?

    Me faz chorar que algumas pessoas façam tudo virar briga partidária. É o PT isso, o PDT aquilo…

    Esse aumento é um crime! Derrubar árvores como estão derrubando é um crime!

    Como o Milton falou, “O transporte público de Porto Alegre é um convite ao carro, induz ao retrocesso”

  7. O protesto na frente da prefeitura achei violento (de ambas as partes), mas achei válido. Agora o de segunda feira, trancou duas ambulâncias na Ipiranga (e não vi na “mídia”, vi com meus próprios olhos), e impossibilitou gente de chegar ao emprego ou a faculdade. Isso eu não acho justo e não considero senso de “coletividade”. É prejudicar quem sofre com as mesmas medidas que a cidade inteira. Que continuem os protestos, mas com respeito a quem infelizmente não pode participar.

  8. Mais protestos
    Mais engarrafamentos
    Mais caos
    Massa Crítica bem que podia chegar em peso pra paralisar o trânsito tb
    Só com pressão…. PRESSÃO… algum mísero resultado pode ser obtido.
    Se tanto abaixam os ridículos 0,05 cents
    Só com um dia de manifestação nada vai mudar.
    MAIS PROTESTOS!

  9. Aos que dizem que isso não tem a ver com partidos na boa não sabem nada mesmo. Curioso que quando era o PT eles aumentavam tudo e ninguem protestava ai muda o governo e começam protestar e vandalizar… Isso sim quem a ver com pstu, psol, pc do b e pt…. Esses partidos são o pior lixo nesse pais

  10. Alguém acha mesmo que o protesto não foi justificado? Devia e deve ser muito pior sim! Quando todos se calam, eles acham que pode mais. O hoje é a prova disso. Agora ficar discutindo quais foram os partidos culpados ou não é usar viseira. Não dá pra acreditar no que alguns comentam. O problema do transporte público diz respeito a todos, mesmo àqueles com seus confortáveis carros importados. Ou será que eles não se incomodam com o transito?

  11. Parabéns!! Incitando à violência: Resultado disso: 1 Guarda Municipal com lesões graves do HPS, Viaturas da polícia e Guarda Municipal depredadas, Prédio Histórico Municipal Depredado e outros crimes e contravenções.
    E o “SR”, ainda estufa o peito pra falar que meus filhos participaram do manifesto? E se acontece algo com seu filho o q vc diria agora neste momento? Fui estudante em todos os graus de ensino q vc possa imaginar participei de DCE e outros, mas já mais participei de atos criminosos. Estão visando pessoas , partidos. Sou anti-partidarismo!!! Quando um pai não passa questões de cidadania aos seus filhos o resultado é o que estamos vendo na mídia todos os dias crimes e justiça com “as próprias mãos”. Envergonha-se senhor! Nenhum manifeto se justifica com violência.

    1. Cala a boca. Vai ver o que aconteceu de verdade. Ou não, te enfia no teu mundinho onde tu é certo e correto.

      Vai fazer tu uma manifestação, do jeito que tu acha certo. Mas não me vem com desculpa que não tem como, que não tem tempo. Que isso é coisa de vagabundo. Te mexe, mas MAIS UMA carta pros orgãos responsáveis. Tu acha que ninguém está tentando por outros lados também? Estão, só quem não está fazendo nada são os que reclamam dos manifestantes.

  12. Este sr. Busatto, que fala em democracia, é aquele do MR-8, que organizou o sequestro do embaixador norte-americano, é o secretário da fazenda do Britto que criou os pedágios ou aquele secretário da ex-governadora Yoda? O que? Os três são a mesma pessoa?

  13. Interessante que a maioria (senão todas) as pessoas que estão comentando aqui que estavam no protesto, não colocam o seu nome real. Nomeiam-se “manifestante”.

    Inobstante a esse fato (sim, fato!), o protesto é justo e legítmo. O problema é a forma. Existem diversas formas melhores de se fazer isso do que querer invadir a prefeitura, depredar patrimônio público, agredir pessoas, etc. Ocorre que as pessoas que lá estavam simplesmente limitam-se a entoar mantras tão velhos e surrados da esquerda radical. Pobres acéfalos (ou seriam discéfalos???) que não sabem pensar pela própria cabeça, ou que ainda não conseguem pensar em formas mais criativas de protesto!

    Esses que dão gritos de guerra, que cobrem seus rostos, que protestam contra o capitalismo, são os mesmos (e busquem nas fotos de qualquer veículo de comunicação), usam mochilas da Adidas, tênis Nike, camisa Pólo, perfume Ralph. Acham que tudo deve ser socialista e do “povo”. Mas então fica a simples pergunta: Pq colocam senha na sua internet? Não deveria ela ser compartilhada entre todos aqueles que assim o quiserem? Onde está a coerência?

    O debate deve ser feito SIM!, mas com inteligência! O protesto deve ser feito SIM!, mas com criatividade! O valor é injusto? SIM! Mas pensem bem, somente temos uma empresa pública de transporte, a privada é a regra. Querem quebrar a privada e ficar apenas com a pública? Pensem bem! É muito fácil para o empresário ao não ter mais lucro, retirar seu investimento dali e colocar em outra aplicação qualquer. E aí, como fica a população? Melhor ou pior? Não tem eles direito ao lucro? Não temos nós o direito de ganhar dinheiro com os nossos negócios?

    Pensem bem! Pensem “largo”. Não é uma situação única e isolada no mundo.

    Ao senhor que escreveu esta matéria, incitar a violência talvez não seja a melhor coisa a se fazer. Pense bem, hoje você está de um lado da mesa, amanhã pode estar em outro. O que faria se alguém invadisse sua casa por achar que ela é grande demais apenas para o senhor e sua família e passasse a conviver em “comunidade”? Acha isso justo? Acha isso correto? Demagogia com o dinheiro e princípio dos outros é fácil, quando toca no nosso bolso ou patrimônio é que é um grande problema.

    1. Isso não é uma questão de socialismo! Apenas os jovens estão cansados de serem explorados pelo governo!
      Um protesto com criatividade, fala um então! Algum protesto em que a polícia não acabe querendo partir pra cima. Todo protesto tem os baderneiros que se aproveitam da situação, tem alguns partidários que querem só derrubar o governo, mas os jovens em massa só querem respeito. Se fossem as 400 pessoas presentes que quisessem bater na prefeitura, pode ter certeza que o prédio estaria em condições muito piores. E ainda ninguém explicou como uma manifestante acabou algemada dentro do prédio, isso parece assalto com refém!

  14. essas pessoas que dizem que o protesto “tem interesses partidários” [seja de qual partido for – PT, PSOL, PMDB, PFL, ARENA, sei lá] tem mais é que pagar caro por todos os serviços de merda deste país.

    VAI, GADO.

  15. E ainda por cima, a maior parte da passagem é paga ANTECIPADA, tanto o vale transporte, quanto a passagem escolar, então me parece que os empresários dos transportes recebem a maior parte dos valores antecipados. Os salários dos funcionários são pagos no mês seguinte.

  16. Sei que o assunto é polêmico, e haverão os que defendem e os que não defendem as manifestações.

    Já passou da hora de AMADURECERMOS a maneira como buscamos os nossos direitos.

    Bloquear ruas e ser agressivo é ineficaz, as raízes do problema continuarão lá. Se, ao invés disso tudo, investíssemos nossas energias em cobrar uma transformação no gerenciamento desse serviço que é prestado, talvez, teríamos melhores resultados a média/longo prazo.

    Continuando assim, já comecem a preparar as manifestações para os próximos anos, pois isso vai longe…

  17. TENDENCIOSO DEMAIS
    QUEM DISSE QUE A MAIORIA ESTA DO LADO DELES? o INBOPE AVERIGUOU?
    tem provas que estes comentarios apoiando a violencia existem? filmou? poe aí
    e obvio que a a senhora ficticia estaria sem pressa, ela é aposentada. entreviste pessoas q estavam voltando do trabalho cansadas, quem tinha doentes no carro, quem deixou o filho passando fome….

    Os caras lutam por meia passagem, por passe livre e agora pela segunda passagem gratuita (concordo com tudo isso e a prefeitura cedeu). A inflaçao está acima das metas, dia de passe livre destroem tudo. Aí meus amigos, nao existe mágica, a conta chegou, pagamos por todos os direitos e reduçoes, passes livres e segunda passagem gratuíta para trabalhadores…Eu também não queria o aumento, mas sei que nao vivo em OZ. Lutam pelo ” micro” mas não vêem no super os preços subindo todo dia. Pagam felizes o aumento na coca-cola sem nem pensar em protestar…mas vao fechar a rua dos trabalhadores pelo aumento da passagem. Houvem todo dia no radio o descontrole da inflaçao e fecham o ouvido, provavelmente porque simpatizam com o PT…Mas tudo normal ainda, questao de opiniao. Até aí ainda acho válida a manifestação pela diminuição da passagem. Mesmo que esqueçam as lutas realmente importantes, como o Renan Calheiros presidente de uma das casas mais importantes, que decide o rumo das leis. Aliás, ele deve estar dando risada, pois com o Feliciano e aumneto das passagens, esqueceram-se dele..Não vejo ninguem tentar fazer nada contra isso mais, são só os centavos da passagem….Como se não bastasse, se perdem na própria desorganização e manipulaçao…Postaram fotos e compartilham de um rapaz que teria sido agredido pela policia quando da paralização da ipiranga. Foi desmentido e sabe-se que ele brigou com um motoqueiro que foi impedido de passar. São egoistas e acham que o direito de baderna é mais importante que o direito de ir e vir das pessoas. Não ligam que os onibus pichados vão ser pagos por todos…E aí vão manifestar diante da prefeitura. Até ai normal, direito deles, e até apóio. Mas denovo eles perdem a razão, atacam o secretário que foi dialogar, nem o deixam falar. Oras, mas atacar sem ouvir não é o caso da ditadura que eles tanto acusam haver contra eles? Quebram as motos e a viatura da brigada, picham as portas históricas da prefeitura e arrebentam os vidros. Ai a brigada ataca e reclamam de novo. Engraçado que eu, desde criança, sei que vandalizar algo na frente da brigada é pau certo. Será que eles não sabiam? Sim sabiam, ocorre que há nucleo de DCE dos estudantes infiltrado, há partidos minoritarios dando bandeiraço no meio, desvirtuando a intenção dos verdadeiros manifestantes, que sao manipulados…Na verdade MESMO, eles QUEREM apanhar, para poderem correr pro facebook se vitimar, buscando simpatia e legitimação. Porém sempre editam as imagens e nao mostram as coisas que quebram, e quando estas cenas sao mostradas pela imprenssa, alegam que é tudo forjado para marginalizá-los…Reclamam ainda da desproporcionalidade do ataque, já que eles nao tinham cacetetes e a brigada sim. Oras, sao 1000 contra uns 40, e sabe-se que a policia quando sai lavrando é assim mesmo. Fato é que se nao tivesse quebra quebra os caras nao iam atacar. Não gosto de policia mas não vi outra alternativa. Deixar quebrar tudo??.
    Por fim, analiso sempre o perfil dos manifestantes. Existe muita gente de coração puro e bom, que realmente está ali pensando em fazer o bem para todos, o que é louvável. Mas em termos praticos, muitos ali não trabalham e não têm experiencia de vida, não ganha seu dinheirinho e tem bastante tempo livre, pois se além de estudar trabalhassem, certamente nao teriam tanto tempo livre para manifestar a semana inteira. Eu sei que a manifestação popular adianta e é válida, como foi com o Collor..Mas não desvirtuem as coisas, ninguém aqui é mais inocente…
    Se gostam tanto de cuba e de socialismo, deixem os livros e vao morar la um tempo…ataquem algo publico pra ver o pau que levam. La nao durava 30 segundos, nem mesmo na venezuela. Dizem que aqui não há democracia, mas há tanta que puderam fazer tudo isso e estao todos bem, graças a Deus (ou graças a sorte,já que é um estado laico)
    claro que agora eu sou o reacionario tendo escrito isso. hehehe

    e a MAIOR. olhe só, observe a organização dos estudantes: UM dos poucos votos que definiram o aumento das passagens sabe de quem foi??? DA UNIÃO DOS ESTUDANTES METROPOLITANOS DE PORTO ALEGRE, votaram pelo AUMENTO..preciso dizer mais?? Se querem protestar, façam certo, VOTEM CERTO. vao na camara, sejem organizados. nem os manifestantes sabem que seus representantes votaram PELO AUMENTo..huahuauhauh FONTE: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=455789294494283&set=a.376129355793611.86795.374151102658103&type=1&theater

    Por fim, O papel do prefeito envolve mil coisas, Houve votação e ate os representantes estudantis optaram pelo aumento. Engraçado que aqui no brasil se precisa do governo pra tudo, cotas e bolsas. Ok, mas em qualquer tragédia o povo quer governo. No tsunami do japao o povo arregaçou as mangas e trabalhou, o governo foi so recolher escombro depois. Aqui, se desaba algo, acho que todos vao erguer um cartaz e ficar esperando. Obvio que o governo tem que dar educaçaõ , escola, serviços emergencias e mil coisas, e esta TUDO uma merda, entao nao é chilique e discussao interminavel de CENTAVOS frente a uma inflaçao que ja beira o descontrole que vai resolver …e exigir que o trabalho do prefeito ( que nao obteve meu voto) seja so regulaçao de passagem de empresa NAO GOVERNAMENTAL ja é forçar. Uma dica, qto mais trabalharem e ganharem, menos precisarão do governo e menos tempo terao para segurar cartaz semi-inútil. a cidade e os trabalhadores agradecem, a economia tb. Trabalhem

    1. Cara, vai dirigir teu carro e não incomoda quem se importa com a população. Só pra começar “sejem” e “já mais” só existem na tua língua.
      Isso não tem a ver com socialismo, isso tem a ver com respeito para com o cidadão. Está mais barato andar de carro do que de transporte público em nossa cidade, o que é um absurdo. Tu achas mesmo que todo mundo consegue pagar 6,10 (ida e volta) por dia só pra se locomover mesmo trabalhando? Isso quando o cidadão não precisa pegar mais ônibus, sejA por ter dois empregos, para ir a um médico, até para ir recarregar o famoso TRI. Sem comentar que, pela falta de consideração destas malditas empresas de ônibus, os passageiros vão que nem sardinhas em lata e escutando o irritante “mais um passinho para o fundo, por favor, tem mais gente querendo entrar”.
      Como tu mesmo disseste, podes voltar para o teu mundo mágico de Oz porque aqui em Porto Alegre a população está começando a lutar pelos seus direitos.

      1. desrespeito gera desrespeito, por isso q ninguém ouve mais. primeiro, já que nao tem cérebro pra rebater os pontos, nao preciso de uma professora de portugues de 17 anos,,,tu nao representa nenhuma massa, só parte especifica de cidadaos implicitos numa faixa etária especifica. Não representa a maioria de porto alegre nem tem procuração para nada. tu não representa o povo nem a maioria, é só uma gado de dce que ainda não estudou muito, não sabe a fundo como sao os sistemas políticos, historia da filosofia, sistemas jurídicos e o que ha por trás das coisas. nao deve ter lido muitas obras sérias, e precisa da mamãe pra preparar a jantinha e comprar os vestidinhos de festa… uma super esquerdista desfilando de nike…então te dou um desconto..afinal, enqto tu brinca de barbie e segura cartaz eu pegava 5 onibus por dia, 2 circulares e dois metros para ir em dois estagios e mais unisinos de noite. sem papai e sem tempo de ficar brincando de esquerda …nao tinha nem arzinho que madame que tem hj no bus. ja brinquei de esquerdinha em diretorio da unisinos e depois cresci. se vai usar este tipo de palavreado comigo, va lavar suas barbies antes….estuda na ufrgs, sustentada pelos pais e não trabalha e quer vir corrigir portugues dos outros sem argumentar e em tom raivoso. comigo nao! antes de segurar cartaz, va lavar louça e ajudar em casa vai.

        1. E tu acha que se importar com um nicho da sociedade, sendo ativista de facebook e segurando cartaz justifica quebradeira? se tu acha que pode me atacar qto a minha opiniao com desrespeito sem saber contra-argumentar nada inteligente de volta, isso demonstra teu nivel de inteligência, tolerancia, pricipio ao contraditorio, nivel democratico e debate.
          E mais, nem sabe quem é a pessoa e pre julga ainda. ja peguei mais onibus a trabalho e estudo sem dinheiro de meus pais que tu vais pegar (sem pagar por si mesma) a vida toda. e agora vamos debater o que interessa.. o que tu ja fez por alguem realmente para poder me taxar de acomodado, sem ser segurar cartaz? pois é… sabe todo o serviço voluntario que fiz atendendo em nucleo juridico de graça e ate dando passagem de volta pros necessitados? ou o que ainda faço pelos outros concretamente sem ser segurando cartaz?? nao vou ficar falando,, porque aqui nao é concurso de
          ”ai mamae, olha so como sou melhor que aquele cara ali”..
          vc parece se encaixar naquele tipo de gente que posta foto pedindo ajuda pra bichinho em rede social mas quando ve um mendigo na rua faz cara de nojo.
          tens que crescer em idade, conhecimento e, acima disso, faça a verdadeira obra social por alguem, nao se iluda que segurar cartaz, quando ausente os argumento, e quebrar vidro seja uma luta de verdade.

          1. Por fim, nao que importe naquela tua pérola de texto inovador e original, mas dá uma revisada, porque está CHEIO de erros de português e concordância de modo verbal..
            é meus amigos. assim dizia o mendigo que riu de seu amigo quando este estava no vaso e falou apavorado que havia acabado o papel..só que ele engoliu o riso quando de súbito lembrou-se que estava ao lado fazendo a mesma coisa e ia ficar todo cagad……. tb.
            moral: antes de ridicularizar alguem ou corrigir, olhe seu proprio rabo (texto)

    2. Exatamente! Sem hipocrisia. É isso mesmo, creio que falaste tudo. O aumento das passagens com certeza foi abusivo, e já vinha sendo assim à tempos, porem, não se pode fantasiar, meia passagem aqui, gratuidade ali, é claro que quem paga por isso são os trabalhadores no geral. A maioria dos estudantes está lá pela baderna mesmo, não pelo ideal, e os organizadores, são filiados de partidos e tem suas cabeças feitas por figurões. Enfim, daqui um mês esse supostos revoltosos se esquecem, afinal, não é do seu bolso que dói e sim dos seus pais.

  18. O protesto foi criminoso. A democracia permite uma ação firme qdo se questiona o poder, mas atos de vandalismo não podem ser justificado. Pq não cercaram a prefeitura e fizeram uma eterna vigília????
    Destruir o q deveria pertencer ao povo é CRIME e nunca uma solução.
    É dar armas e argumentos aos que sempre nos negaram direitos e dignidade.

  19. Acho um aqueles que não apoiam um protesto para melhoria de bens PÚBLICOS. A revolta com o aumento da passagem está grande agora, e cheia JOVENS que se cansaram de ver o COMODISMO das gerações anteriores.
    Sou estudante, ajudei no protesto e gostaria de deixar claro que isso nao tem, em absoluto, a ver com algum partido politico. Tem a ver com o que as pessoas pensam, umas preferem lamenta e dizer que ” nada vai mudar “, outras querem que mude e vão atras. Fala de politica, criticar quem faz protesto é MUITO fácil pra quem não luta por seus direitos.

  20. o que é aquilo daqueles caras cantando em espanhol e gritando coisas de cuba dos anos 40??? marchando ate o palacio da polica destruindo tudo no caminho? eu vi os videos. querem o comunismo por acaso? que coisa ridicula, mudem pra cuba pra ver o quanto é bom. ate a russia quebrou…nao sabem pensar, entao tem q pegar frase comunista dos anos 40 pra ficar berrando? isso é protesto útil???

    Se estão tão seguros de não fazer anda errado porque cobrir o rosto? nao sao manifestantes e nao é minha opiniao. é o que diz a lei. depredação e pichação é crime, e apesar de defender o dialogo, quando chega neste ponto não há o que falar, porque com criminoso NAO SE DISCUTE, SE PRENDE. ou vcs defendem atos criminosos agora????? espero que as cameras tenham flagrado o rosto destes e os obrigue a restituir as motos, carros e virdros quebrados, e ainda os faça limpar os onibus, já que eu nao quero pagar em imposto o valor de ressarcimento por um ato imbecil destes

  21. Bom, assim como houve inúmeras denúncias de corrupção e compra de parlamentares (ex: emenda do FHC da reeleição) que nao foram julgadas e ficou tudo por isso mesmo. Coincidentemente, só no caso do PT elas foram julgadas. Você pode interpretar isso como uma perseguição ao PT ou pode interpretar isso como uma mudança (positiva) da mentalidade do país.

    Da mesma forma, você pode interpretar a ira da população como uma perseguição ao grupo político do Fortunatti ou uma manifestação de uma nova mentalidade.

    Eu acredito que o acesso aos meios de comunicação e à internet contribuem muito para isso tudo.

  22. Bom, assim como houve inúmeras denúncias de corrupção e compra de parlamentares (ex: emenda do FHC da reeleição) que nao foram julgadas e ficou tudo por isso mesmo. Coincidentemente, só no caso do PT elas foram julgadas. Você pode interpretar isso como uma perseguição ao PT ou pode interpretar isso como uma mudança (positiva) da mentalidade do país.

  23. Ladrão é ladrão, com ou sem boa intenção. A moçoila grávida ali acima que “desce sem pagar passagem” é ladra, e já está parindo novas crias, que, provavelmente, serão…

  24. Toda a sociedade tem o direito d eprotestar mas o que fizeram não é protesto é banerna. Crime contra o patrimônio público e que a justiça cobre os danos dos que causaram.

  25. alguém avisa pro Maia que, faz muito tempo, o PT não é mais esquerda. e sim, foi culpa deles – também – em não ter enfrentado as máfias de ônibus em Porto Alegre. o que não tira a culpa da atual administração em fazer o que faz… afinal de contas eles se elegeram 3x dizendo que mudariam o que fosse necessário. mas necessário pra quem?

  26. Gustavo Vianna, estás de parabéns, fizeste uma crítica ótima, bem fundamentada. Eu ando de ônibus e tenho carro sim,(esse ciclista de são paulo, só acusa as pessoas de ter carro???) não me envergonho de trabalhar duro para conquistar algum conforto, assim como muitos manifestantes, é só procurar nas redes sociais, são burgueses entediados e vão brincar de esquerda, enquanto papai paga a conta!!! sou contra o aumento das passagens, sou a favor de manifestações, partidárias ou não, desde que sejam pacíficas e organizadas, e se a mídia altera os fatos vimos que alguns manifestantes também, tudo que vocês quebram, nós trabalhadores assalariados, pagamos de uma maneira ou de outra!!!Tenho orgulho de ser gaúcha, mas as vezes….

    1. pois é carina, eu evitei falar minha historia, pq acho que historia pessoal nao pode ser justificadora de opiniao, e nao queria me passar de coitado. mas na real eu moro sozinho em poa desde meus 18. nao passei na ufrgs por nao ter bom segundo grau no interior. entao tive que trabalhar e pagar pra estudar…nao tenho pai nem mae e cheguei a trabalhar em varios estagios durante toda a facul, sendo explorado e ganhando pouco. certa epoca que apertou mais ainda fiz dois estagios JUNTOS, na ceee de manha e na justiça trabalhista de tarde, e ainda estudava na unisinos a noite, Meu roteiro era: pegar um onibus ate a justiça trabalhista, depois dois para ir pra ceee, depois mais um pro centro. ai eu pegava o metro, e na unisinos pegava o circular ate a faculdade. na volta, outro circular, mais um metro e mais um onibus ate em casa. NAO HA NENHUM AQUI QUE PEGOU MAIS ONIBUS QUE EU ( e na epoca nem arzinho tinha uhahuahua). optei por baixar a cabeça e trabalhar ao inves de segurar cartaz. se tivesse deixado a barba crescer e esperado governo, estaria sem onde morar hj…j. e nunca reclamei sabe pq? saia as 7 da manha e voltava a meia noite, nao tinha nem tempo pra isso. entao é isso. quer protestar proteste, quer andar de carro ande. tem q ter consciencia social sim, mas querer definir a vida dos outros ou julgar nao dá. e o direito de protesto termina onde começa meu direito (locomoçao etc) e a permissao de violencia termina onde a lei regula. e isso nao sou eu que digo e sim os codigos, se alguem é contra infelizemte nao adianta me atacar, terá que falar com o legislador ou se tornar magistrado e mudar as leis.
      se quiser me add sou Hibrid Metall no face

  27. Não adianta criticar a tarifa quando o sistema é todo cagado. Qualquer pessoa que já tenha andado de ônibus em um país desenvolvido sabe como é diferente daqui. A começar pela roleta e pelo cobrador, absolutamente imbecis e inúteis: só servem para tirar espaço e não seriam necessários em um sistema organizado.

    Em Londres, por exemplo, o cartão de passagem é validado logo na entrada, ao lado do motorista (que, sim, acumula o papel de fiscal). São muito poucos os que não têm o cartão, mas eles podem comprar o ticket em qualquer ponto de ônibus, onde há estações automáticas de venda. Sem muvuca, sem acavalamento de gente antes da roleta, sem cobrador ou passageiro catando moeda…

    E o mais importante para reduzir o preço da passagem: lá, o órgão público responsável pelo transporte metropolitano coordena tudo e só arrenda os ônibus para percorrerem um determinado número de quilômetros. Isso permite um leilão muito simples (quem oferecer o km mais barato, seguindo as exigências de padronização etc., vence) e dá a empresas menores a oportunidade de participarem, tirando o monopólio dos grandes consórcios.

    Acho que Porto Alegre podia seguir um esquema parecido… Me parece que o nosso modelo absolutamente ELIMINA a concorrência e anula a lei da oferta e da demanda, jogando os preços lá pro alto.

    1. Li todos os comentários até esse e foi esse o que mais me chamou atenção..

      Até onde eu estou entendendo, o protesto que está acontecendo é contra o aumento da passagem. Isso é muito pouco e não vai na raiz do problema. Baixar de 3,05 para 2,60, 2,00 ou qualquer outro valor não vai solucionar o problema e sim apenas maquiá-lo.

      Ficaria mais feliz se o protesto contra o aumento da passagem fosse o INÍCIO de um outro protesto mais interessante.

      Não precisamos ir tão longe (Londres) para ver sistemas diferentes que podem (?) vir a funcionar melhor do que esse gigante monopólio como “rdt” comentou. Me parece, (e digo “me parece” pois não quero verificar se a minha impressão é a correta – apenas estou levantando pontos para serem discutidos!) que nos nossos vizinhos Argentina e Uruguai o transporte público é mais “interessante”: os motoristas são donos dos ônibus. Me pareceu uma forma mais interessante de distribuir o dinheiro. Mas ai tem o “problema” – não sei se posso ou quero chamar assim – de um grande empresário comprar todos os ônibus de porto alegre e ter empregados trabalhando para ele, como já ocorre com os ônibus e lotações.

      E se fosse assim? Motoristas e cobradores sendo donos de seus ônibus? Isso seria bom? Ruim? Por que? Resolveria o problema? Como fazer para gerar concorrência? Isso é possível?

      Acho essa uma questão muito complicada e não possuo conhecimento de causa suficiente para ter uma opinião formada. No captalismo que vivemos, uma empresa pode cobrar o que quiser por seus serviços, se os clientes não o quiserem é só não comprá-lo. MAS nessa situação não há muita escolha… TEMOS que andar de ônibus, e ai, o que fazer?

      Acho que nesses casos especiais as empresas público/pripavadas que prestam esse tipo de serviço público indispensável deveriam ter uma PRESTAÇÃO DE CONTAS 100% transparente (se é que já não tem). Acho, de novo. Deveríamos saber (se é que não sabemos) que dos X milhões arrecadados, Y está indo para os funcionários, Z para impostos e X-Y-Z para os donos da empresa.

      Nossa, como escrevi…

  28. Pra esse monte de gente bundona qq protestinho eh um absurdo. Ficam nessa posição comoda de pequeno burgues, sem se coçar p nada que envolva o coletivo, criticando os q fazem algo pra mudar. Povos politizados, gregos, ingleses, espanhois…quebram td sim, e tocam fogo ser preciso for pra sua voz ser ouvida. É o governo que tem q ter medo do povo e nunca o contrario. Agora os porto alegrenses nao descem de seus pedestais , acham que ZH e Lasier Martins são sua melhor fonte de notícias, e adoram botar qq tipo de culpa no PT. A maioria dos manifestantes era apartidária, dizer q foi um protesto petista é a velha falacia que os imbecis, principalmente os de direita, usam pra tentar diminuir uma expressão legitima da opiniao e vontade do povo. Mas o que esperar de uma cidade onde a maioria acha que uma vida boa eh ser funcionario publico, comprar um carro em 36x p ficar parado no engarrafamento, ter uma vida estável no meio do caos, dormir cedo e não sonhar. Porto Alegre tah virando uma cidade careta, cheia de gente moralista e rançosa.

  29. O secretário Buzatto, disse q os manifestantes desrespeitaram o estado demócratico de direito. Quer dizer q quando a coisa inverte, e a população se enfurece eles lembram de estado democrático? Quer saber de uma coisa sr. secretário. Tu teve foi muita sorte de não ter sido escalpelado, pelos manifestantes furiosos. O Estado Democrático de Direito ta é criando cobra para morde-los.
    Aguardem os proximos capítulos dessa novela chamada Brasil. O monstro adormecido ta acordando…

  30. Olha, se PELO MENOS essa merda aumentasse mas tivesse qualidade, se tu soubesse que a porcaria do ônibus caindo aos pedaços vai passar na hora certa, chegar na hora certa e com lugar pra sentar, ATÉ VÁ LÁ esse aumento ultrajante. Agora, pagar pra andar do jeito humilhante e nojento que a gente anda, tenho muita, mas muita gana!! Estes dias peguei um T8 para ir ao campus do Vale; lá pelas tantas, na Protásio Alves, algo começou a bater, bater, bater… ninguém deu muita atenção, afinal de contas, o ônibus era de 1924. Com a continuidade da batelança, o motorista parou, desceu e foi olhar. Constatação: o ônibus estava literalmente se desmanchando, caiu um parafuso lá e soltou todo um pedaço da lateral. Uma beleza. Pena meu celular também ser de 1924 e eu não ter podido fotografar a beleza do transporte público. Fora a coisa ridícula e estúpida que é aquela adesivagem dos ônibus da Carris. Pra que aquilo? Pra que??? Além de terem gasto uma grana obscena, atrapalha demaissssssss a vista da rua, algo essencial pra quem precisa descer, caso eles não saiba. Ah, já sei!!! A adesivagem temática da Copa é pra impedir que os turistas enxerguem pelas janelas os problemas da cidade. Parabéns, prefeito!

  31. É um texto comigo, esse do Sr. Ribeiro. Começa com uma farsa que nem ao autor deve enganar, termina com um brado juvenil que, se soa belo em pré-adolescentes, soa ridículo de um homem feito.
    “Tinham que ter quebrado tudo”, afirma o Sr. Ribeiro ter ouvido dos “populares” na pesquisa que fez na parada de ônibus, como se com isso pretendesse legitimar os crimes. Mas Sr. Ribeiro é esperto, termina sua pesquisa por aí, pois sabe que, se continuasse a perguntar, as outras respostas não lhe iriam agradar. Se continuasse a perguntar, provavelmente ouviria das mesmas pessoas coisas como brados a favor da pena de morte, condenação do casamento gay, prisão para os usuários casuais de maconha. “Tinha que ter quebrado tudo”, “Criminoso bom é criminoso morto”, “Viado é um anormal, tinha que levar laço para aprende a ser homem”, “Aborto é um pecado contra Deus”, “Não tinha que dar comida para marginal na prisão, tinha que matar”. São as mesmas pessoas que antigamente acreditavam que comunista era comedor de criancinha, o mesmo raciocínio que sempre esteve contrário aos pensamentos de pessoas da esquerda, e que agora alguém pretensamente da esquerda usa, malandramente, para justificar o injustificável.
    Que adolescentes sintam prazer em destruir motos da brigada, é compreensível, um ataque contra o símbolo do poder, o falo do pai. Estão só reproduzindo um comportamento primitivo dos macacos jovens que ameaçam os macacos dominantes, é coisa que logo passa, findo o fogo da juventude. Que um homem adulto se empolgue com isso e use expressões bobas como “Hasta la victoria”, aí já há algo de errado, algo de estranho, no mínimo de inconsequente.

    1. exato! ele parece um adolescente do DCE que não cersceu, enquanto seus antigos colegas se tornaram adultos, ele deve ainda brincar de soldadinho de chumbo e tenta mover as tropas adolescentes, já que os adultos com quem andava na juventude não o houvem mais…

  32. Grato carina, e vou além. Pra analisarmos se uma luta “micro” , que é válidíssima, deve ter a permissão do uso de violência, perante o “macro” do Pais e as grandes causas que estao ocorrendo, vejamos o contexto atual de outros problemas para ver se os centavos justificam a baderna e o CRIME. nao adianta dizer que há justificativa para a violencia, que é parte de “la lucha”( coisa ridicula ninguem aqui é cubano, protestem com suas cabeças, grito de guerra é pra correr indio) pois pichação e quebra de patrimonio é CRIME; e isto nao é minha opiniao é a LEI. acho q a discução sobre manifestaçao é valida, agora com bandido vândalo eu nem discuto, tá aí a força da lei REGRANDO e nao discutindo. pra mim é simples, a definição não é de correntes ou de opiniões, é uma questão LEGAL:. quebrou, vandalizou, é criminoso e ponto! fora o direito de ir e vir tolhido. dizem que não tolhem pois param carros e nao pessoas. mas no momento que PAGO ipva, não podem estar bloqueando a rua, pois nao podem me tolher o direito de passagem pessoal nem de meu carro, já que paguei o devido imposto e a rua TÊM que estar livre (nem vou discutir ambulancia e etc etc)

    pois bem vamos a analise do contexto atual pra ver se justifica a violencia centavial ai, correlacionado com os grandes problemas do momento que estao em pauta:

    Sobre a C.D.H: FeliciASNO diz: Era uma comissão secundária, quase inexpressiva, ninguém nunca tinha ouvido falar. Porém, depois da minha chegada, ela está em destaque nacional. Apesar de asno, esta é a verdade que há, é uma comissão que nunca ninguém ouviu falar, nunca fez nada e não serve pra nada, já que as garantias dos direitos humanos estão expressas em lei, e não é esta comissão (cabide de empregos inútil e honerosa ao povo) que regula alguma coisa, aprova ou redige leis.

    Aí fica em destaque porque a minoria se rebela. Até aí ok, eu concordo e é válido, e ele devia mesmo sair….
    Porém acordem, gazelada e estudantes:

    Enquanto todos dirigem os holofotes para este imbecil que acredita que tem o poder de manipular a todos os eleitores evangélicos deste país, José Genuíno e João Paulo Cunha, quadrilheiros condenados no processo do mensalão são eleitos para uma das importantes comissões que é a de constituição e justiça ESTA SIM É IMPORTANTE, E MUITO MAIS IMPORTANTE ATÉ PRA GAZELA. Isso pra mim é apenas manobra política do PT, que desvia a atenção do povo para ‘ coisas menores’ ocultando novamente outra falcatrua da bandidagem.

    Fora isso, a máxima é que o SENADO, este cancer porém mais importante casa do brasil, continua presidido pelo condenado e ficha suja Renan
    Têm gazela que é cegaaaa.. estudantes manipulado pelo DCE mais ainda

    ha; falando em cegos, nao esqueçam de demolir também a cidade por causa dos centavos lá da passagem…

  33. Parabéns pelo texto, Milton. Conseguiste descrever em poucas palavras o significado desse movimento: a revolta da população com o poder dos empresários do transporte, historicamente favorecidos pelo Estado, cujos representantes recebem gordíssimas doações de campanha dos tais barões. São protestos como esse que dão esperança de que a sociedade está acordando e começando a lutar contra as injustiças do mundo. Realmente acredito que o movimento vá crescer cada vez mais e, sim, de forma pacífica. Fico ansiosa para que chegue a segunda-feira, dia 1º, quando certamente ainda mais pessoas irão para as ruas contra o aumento das passagens. Adelante!

  34. Finalmente! Nada de marcha da maconha ou protestos Globais pela paz da classe alta. Parabéns aos manifestantes de Porto Alegre! É assim que se faz; nada de conversinha mole mais, mas sair para a briga. Quando vi a carinha de coitadinho do secretário dizer que quase foi linchado, senti uma imensa alegria e orgulho. Porque pode-se imaginar a cara do secretário se lambuzando nos benefícios do poder quando recebe a propina para beneficiar as concessionárias do transporte público, em detrimento da desgraça do cidadão contribuinte. Colocarem o preço da passagem em $3, 05 é um sarcasmo, é uma afronta_ esses cinco centavos é a evidência de que eles pensam que podem fazer o usuário de bobo o quanto quiserem. Que tenhamos mais manifestações como essa! Que o brasileiro deixe de ser conformado! Que o Brasil se INDIGNE!

    1. E mais: que bradem frases em espanhol da montanha, que desfilem uniformizados de Mao e Stalin, que usem boinas do Che. Qualquer fetiche que ajude a canalizar a violência da massa revoltada é válido. Pela primeira vez senti a legitimidade desses gritos de guerra, ao ver os manifestantes os entoando em praça pública. Um grau a mais de violência e revolta e entraríamos no redentor nível da astúcia da história, essa astúcia que os franceses conhecem e os médio-europeus conhecem bem, que derruba governos e faz com que o povo seja temido. Esse país já está podre além da medida. Em todos os países existe corrupção, mas no Brasil impera a Ultra-corrupção. Aqui não se satisfaz apenas com os dez porcento de praxe do caixa dois para os estrumados no poder: aqui se exige é a totalidade do butim. Aqui se exige os 100% integrais para os bolsos dos corruptos. Como querem que alguma coisa mude, tendo em vista esse quadro, se não for através da violência?

  35. E o que penso a respeito especificamente dos DCES, do qual ja fiz parte de um e caí fora horrorizado, eu integrei o do direito, por pouco tempo, graças a deus (ops nao, é estado “laico”):
    Minha linguagem e pensamentos não são geralmente expressos assim, mas por um exercício, vou analisá-los usando a linguagem deles, inflamada, ironica e generalista.. se eu fosse fazer uma paródia assim seria:

    -sim amo ser de um diretorio comunista decadente da decada de 30 que nao pensa e entoa cânticos comunistas em espanhol
    -vamoo
    -vamos cara podemos gritar frases de 1940 em espanhol enqto torramos pneu em cima da cabeça do prefeito e jogamos tinta em secretarios, eles nao tem direito de falar, afinal só nós podemos alegar que quando não nos deixam falar que é ditadura. pra eles nao vale esta alegação.
    – isso cara vamos demolir onibus, a gente nem trabalha, nossos pais e os otarios que vao pagar em imposto os concertos, e os babacas que trabalham na carris que ganham salario minimo que limpem estas merdas de onibus, assim como os faxineiros da preferitura q devem ser reacionarios que limpem os vidros de lá
    -isso cara a segurança ta demais, tem muito guarda e veiculos para eles e dinheiro pra segurança, vamos arrebentar as viaturas deles e as motos, foda-se se tem gente que pode morrer de noite por falta de viatura e policiamento
    -isso, nao esqueçamos, nossa luta por centavos é maior que tudo
    !!
    -nao precisamos pensar, os caras disseram q tudo vale, ate parar o transito. foda-se ambulancia e os caras querendo ir pra casa, e pagam IPVA dos carros e querem passar… NOSSA luta vale tudo
    -qquer centavo vale apanhar da brigada vamos
    -depois estouramos tudo e mentimos q somos coitadinhos e fomos atacados e nao merecemos; qualquer coisa que a imprensa postar contra, é reacionária e manipuladora, estamos garantidos e a população vai nos amar e apoiar incondicionalmente
    -issoooo, temos 20 anos sabemos tudo do mundo e vamos salva-lo. quem é velho é burro. eles nunca tiveram nossa idade!
    -é mesmo cara, quem nao vê nossa luta é acomodado e burro, gado da imprensa que nunca leu obras inteligentes, nao sabem como funciona a politica e a midia, nao vêem coisas alternativas e têm a visao manipulada. nao buscam o conhecimento..eles são sem voz e egoistas acomodados, estamos lutando por eles , então podemos chinga-los e usar qquer linguagem
    -é isso…vamos a la lucha
    vamoooo, quebrar el tuto vammoooo

    AGORA SÉRIO: os politiquinhos jr. esquerdistas lá do DCE se juntam com os partidecos bandeiristas e os estudantes normais nem veem isso. acham que quem nao protesta é gado, dormem com a bandeira de sistemas e gente que nem existe mais como chaves e che guevara, como se estes paises fossem maravilhasss….mas …eles que sao manipulados…é a vida. és la luchaaa
    o dce da unisinos me dava nojo ate. gente podre q finjem ser revolucionarios quando estao treinando para serem vereadores e politicos

    pessoal de peseudo esquerda, que não estao nem ai para as pessoas, pensam só em si mesmo
    mentirosos, egoístas, manipuladores.. .darao com certeza… ótimos políticos! VEJAM DE ONDE VEM OS POLITICOS, SE NAO ERAM MEMBROS DO DCE NO PASSADO, SE ACHAM QUE MINTO, VEJAM O HISTORICO DOS PIORES POLITICOS, A GRANDE MAIORIA TREINOU EM DCE, ..entao, CONTINUEM SEGUINDO DCE ACHANDO SER LUTA POPULAR. os caras lutam é por eles mesmos e usam os estudantes, quando entram na politica “paga”, já era atender estudante, nao passam nem na porta do gabinete. ai o antigo companheiro esquerdista do DCE, agora vereador ou sei lá o que , é o reacionario que temos que ir lá quebrar os vidros. aprendam a votar. se duvidam pesquisem esta informação sobre dce e futuros politicos…
    o interesse nao é pelas melhorias na facul, mas treinar, manipular o gado, para um dia egoistamente virarem politiquinhos e continuarem fingindo serem representantes esquerdistas do povo. igual ao pt que se aliou ao pmdb, por exemplo. esta é nossa esquerda, infelizmente.
    Engraçado que os estudantes nao enchargam isso e acham que nós que somos cegos manipulados pela midia malvada e mentirosa, e nao vemos claramente

    somos muito burros ne? vamos deixar a barba crescer e largar todos os objetivos de trabalho e estudo q seremos bem mais sociais e humanos, nao posso ser egoista, o que move o mundo nao é meu trabalho e pagamento de imposto…

  36. por fim , relacione meus dois ultimos textos, sobre o contexto historico de senado, de luta pela CDH, e comparem como a luta violenta e a inflamaçao dos centavos, por isso que não há legitimidade pela violencia e sim uma cegueira.
    Apoio ate certo uso de violencia sim, mas para grandes causas, como foi o impechment ou seria para derrubar o presidente do senado ou os fichas sujas que assumiram agora a comissão de constituição e justiça. E antes que nao saibam interpretar texto, reafirmo que sou CONTRA O AUMENTO mas tb CONTRA a forma que tomou o protesto.. me calo agora pois responder criticas é chover no molhado, ninguem vai mudar a opiniao de ninguem aqui, nem eu a de vcs, nem vccs a minha, mas o que deve pautar é o respeito e o dialogo. enquanto a linguagem for adequada., respeito a todos vcs e fico feliz de terem o direito de serem contra minha opiniao…

    1. Gustavo, só uma observação: grande parte das reviravoltas históricas vieram de primeiras ações banais. As revoltas que tomaram conta de boa parte do mundo em 1968, por exemplo, foram desencadeadas, simplesmente, por protestos internos de universitários franceses descontentes com alguns inconvenientes de acomodação em seus dormitórios. Você está usando argumentações demais para algo que prescinde absolutamente de palavras, e sempre prescindiu: o profundo descontentamento das massas. E lembre-se: nenhum intelectual jamais provocou uma revolução, seja na Índia, na Rússia, na França ou na Guatemala: eles apenas tentaram canalizar a força do povo indignado.

      1. pode ser. é um ponto valido de vista, mas acho que nada nunca prescinde de palavras , embasamento ou fundamentação, tudo tem que ter razao, mesmo que seja para ILEGITIMIZAR um governo. Quem só age é massa de manobra, tanto de um lado contra de outro, e vc sabe que estas revoluções sempre tiveram um interesse por tras, e muita gente lutou de graça pelo bem popular acreditando ser so isso. e ainda muitas revoluções ainda pioraram as coisas. a russia quebrou, por exemplo ( mas esta eu era a favor, os caras tem mais liberdade, ao menos)… E sim, muitas lutas sao validas e citei algumas, mas nao sou obrigado a concordar com todas a qualquer custo, sao coisas banais perto de outras mais importantes q estao acontecendo AGORA. e uso de violencia por banalidade nunca, podemos canalisar a violencia para as outras que citei, que sao mais importantes, aí eu poderia compactuar com excessos.

        1. alem do que, nao há uma massa descontente, é um grupo da sociedade bem especifico, encaixado em certa idade e classe, nao ha representatividade de massa nisso, se fizeres um ibope acho ate que a maioria dos porto alegrenses seria contra até mesmo a simples manifestaçao pacifica (coisa esta q eu defendo). entao acho que vc generalizou mais que eu até, para tentar justificar. ademais, nao sou reacionario, muito menos intelectual ou revolucionario. eu sou eu. Pensando nisso, tenho um grande amigo ex punk e ex rockeiro, e ele, quando perguntado hoje em dia dia sobre o que ele é, diz: eu sou eu, nao sou uma cerveja para ter rotulo. Foi uma boa definição.

        2. Não vivemos no mundo ideal, e fazemos parte de uma espécie moralmente falida. Pensar fora dessa realidade é brincar com utopias. Sugiro que pesquise sobre o conceito de “astúcia da História”, que, trocando em miúdos e sendo o mais superficial possível, eu definiria como a boa sorte das mudanças boas acontecendo na distração das grandes forças sempre presentes das coisas ruins. Um país que tem um homofóbico e racista na direção dos direitos humanos, que tem Renan Calheiros, Sarney, Marconi Perillo na ativa. Como é que você quer que as coisas mudem? Com conversinhas de luvas de pelica? Por detrás de cada nome desses, existe um número assustador de violência muito mais perene e escabrosa que essa singela cena de ambulâncias atrasadas que vimos em Porto Alegre.

          1. como quero que mude??vc mesmo ja respondeu, a resposta esta em seu proprio texto, vc disse: ” Não vivemos no mundo ideal, e fazemos parte de uma espécie moralmente falida”
            sendo assim, vc mesmo deveria notar que se respondeu, OU SEJA, nesta sociedade nao vai mudar nada segurar cartaz, quebrar onibus e quebrar vidros, so vai angariar antipatia da grande massa. nao sei como mudar, nao sou presidente nem tenho talento para todas as respostas. mas sei o que nao muda e vc concordou comigo escrevendo aquele trecho.
            entao, assim sendo, tambem sei o que muda…trabalhar, ter dinheiro pra nao achar caro a passagem, ou pelo menos puder suporta-la…a passagem ta cara pra porra sim, mas nao adianta reclamar. eu dei um jeito quando precisava pagar 5 onibus por dia mais 2 metros, sendo pobre; entao creio que todos podem. e tambem sei que coitadimos e papo de opressao e ditadura nao comovem nem cola mais. …talvez na venezuela…
            por fim observo que tens um perfil adulto, poder argumentativo e leituras que o embasam, portanto sei que nao é um estudante.
            obvio que ja estudou os sistemas politicos, os grandes governantes, evoluçao historica dos direitos e constituições, revoltas e derrubadas de poder. da pra ver nos seus bons argumentos
            porem o que fica é que nunca concordaremos, tens uma visao bonita das coisas que eu gostaria de ainda ter ( ja tive) eu gostaria que acontecessem. mas na pratica, eu acho-as utópicas. parecem um grande ideal punk porem com estudo embasantes e apresentadas com seriedade…mas respeito-as todas. e sonho um dia ate estar errado, e vc certo… vejamos o que aguarda o futuro, meu amigo (sem ironias, de verdade, espero que seja bom). ademais, continuo a favor da manifestaçao, qualquer uma, a nao ser que eu ache que extrapolou o ponto

  37. Para os desinformados e cheios de opinião, o “vandalismo” soh iniciou após as “gentilezas” da BM. Como sempre, os culpados se escondem atrás de seus cachorros raivosos, e qnd recebem uma reação proporcional a violencia empregada contra os manifestantes, tentam inverter a logica e apontar quem se defende como culpado. O video apresenta claramente de que lado vem a covardia.
    http://www.youtube.com/watch?v=gh05ht-6qK4

    E pra quem não se lembra mais, ou não está nem aih pq não anda de onibus,
    lembrem disso qnd forem renovar a CNH de vcs: http://www3.detran.rs.gov.br/clipping/20080610/31.htm

  38. por fim, vc disse que o poder argumentativo e o embasamento as vezes nao sao necessarios, eles perdem em importancia para o agir. e muitos lendo nossa discussao podem mesmo ter esta falta percepção. devem estar pensando: bahh olha la! enquanto eles se contra argumentam os onibus continuam caros, vamos quebrar tudo por que se ficar so neste papinho nao vai resolver…..
    eu discordo.
    os que sao pró passeata (como ate entao eu era), se se organizassem e nao incitassem a violencia e sim a arrecadaçao de participantes, se ao invez de gritar canticos de guerra e palavras em espanhol de sistemas falidos, gritassem coisas realmente de ordem para nossa realidade, garanto que milhares a mais tinham ido. Mas, lendo tanta incitação a violencia que foi feita antes do evento, a preparação para a guerra, muitos pais de alunos vizinhos meus aqui proibiram os filhos de ir. Li que varias meninas nao foram por medo. e a cada manifestaçao que confrontam e tomam pau da policia, podes ter certeza que angariam menos gente para a proxima que a anterior…, se duvida, vamos ver quantos vao segunda, na proxima marcada
    sempreha gente que tem medo. a propria populaçao e idiosos, nos dias marcados de protexto, começam a evitar o centro. ao passo que, se fosse usado discurso agregador, a passeata teria milhoes de rostos a mais, provavel que ate transeunbtes se juntassem… atrapalharia mais por exemplo fazer uma vigila de 24 horas todos sentados nos degraus, sem violencia mas com milhares…milhares que ja perderam agora pelo discurso e violencia… a pressao seria maior ainda, enganasse que nao ha pressao pacifica. imagina um cartazaço sem quebra quebra com 10x o numero q foi, gritando? nao achq q intimida mais do que quebrar vidros? e outra, teria o apoio popular massivo e deixaria a imprensa sem ter oque falar. foram burros e acabaram com o ideal do protesto. perderam o aopio popular ( nao se engane, no face so comenta gente nova, a populaçao adulta nao comenta aqui, tens falsa impressao de apoio popula)
    ou seja, acabaram dando tiro no pe, deixaram prefeitura com a imprensa e populaçao adulta ao lado deles e semana q vem ninguem mais lembra de preço de passagem…
    tudo por agir sem um bom pensar antes… se borraram e perderam meu apoio que ate entao tinham

    1. Meus textos ficam cheios de palavras erradas porque digito de um tiro só e nem tenho tempo de pensar ou revisar pois estou no trabalho. Sorry, pode as vezes dificultar a leitura, eu sei….. porém creio que o mais importante que as letras fora de ordem são as idéias

  39. Editei trechos com carinho para o pessoal que está a defender o Busatto dos criminosos baderneiros. E, pior, falam em defesa do “povo” que ficou coalhado no trânsito (normalmente, é uma beleza).

    Busatto – Não, não! Que possibilidade existiria de nós construirmos uma alternativa de entendimento? […] Sei que essa pergunta… tem tanta coisa pendente porque tem um passivo que não se resolve nunca mais, né? Mas eu pergunto: para evitar uma ruptura mais definitiva? Se houvesse essa possibilidade, que condições tu exigiria para isso?

    Feijó – Eu já disse desde o início, não tenho condição nenhuma. Eu só quero, como vice-governador, poder participar das decisões de governo. Eu não quero cargo, não quero secretaria, então “Ah, eu demonstro que não tenho interesse”. Eu não tenho interesse por cargo nem por nomeação nem por secretaria nem por nada. […]. Agora, eu quero entender o seguinte: por que encobrir o Detran? Se sabia, antes de eu entrar na política nós já sabíamos que existia esse esquema no Detran. Todo mundo sabia, era público. Por que não querer mudar? Desde 2003 eu sei que existe uma quadrilha no Banrisul. Por que não querer mudar?

    […]

    Busatto – É. Acaba tendo que fazer concessões importantes. Os partidos aliados são os grandes partidos do Estado.
    Feijó – E eu não tenho dúvida disso.
    Busatto – Tu pegas tanto o Banrisul quanto o Detran, são alguns…
    Feijó – Claro, são os dois maiores. Fora o PT.
    Busatto – Tu concorda que o PMDB e o PP.
    Feijó – Claro.
    Busatto – Então, entre nós, podemos deixar isso claro. Eu não tenho dúvida de que o Detran é uma grande fonte de financiamento.
    Feijó – Do PP?
    Busatto – Não é verdade? E o Banrisul, com certeza, né, nesses quatro anos.

    […]

    Busatto – Se tivesse sentado naquela cadeira e, se não tiver 30 votos, mas 27 votos, 28 votos na Assembléia, eu não governo. Entende? É uma opção difícil.
    Feijó – OK, politicamente eu concordo, agora, eu não posso ser conivente com isso. Não na questão política, mas com a questão de roubo, desvio. Não pode. E ela está sendo. Por questões políticas? Não sei. Ou por interesse financeiro? Não sei. Ou pelos dois?

  40. No último 30/Janeiro a Dilma autorizou a PeTrobra$ a aumentar o diesel em 5,4% e agora em 05/Março mais 5%, ou seja, no acumulado mais de 10% no AUMENTO do diesel em MENOS de DOIS MESES!!! Qual o combustível que vai no tanque do buzão mesmo? Alguém vai me dizer que o protesto não foi organizado pelo ParTidão só pra desviar o foco da INgerência da amiguinha Graça Foster sobre a PeTrobra$ ?

  41. E vamos pra rua protestar, só utilizo moto e não ônibus, mas acho uma vergonha pagar 3,05 em um transporte precário desses
    Não se importem em nos trancar no trânsito, protestem mesmo, tranque ruas e avenidas e gritem alto, pra que todos possam ouvir o quanto o povo ta insatisfeito…

  42. Eu queria saber do autor do texto se ele, já que se diz contra a violência, não vai repudiar quem quebrou tudo e não vai cobrar quem arquem com o que quebraram? Claro que não vai. Esse papo de “repúdio a violência” é balela. Tu adorou a violência e concorda SIM, caso contrário culparia os manifestantes também.

Deixe uma resposta