Minha participação no imbroglio

Publicado em 26 de janeiro de 2007

No dia 14 deste mês, fui informado que a Meg do Sub Rosa morrera na noite anterior. A notícia dava conta de que ela estava internada no Hospital Monte Sinai em Nova Iorque desde meados do segundo semestre. Pedia que eu avisasse seus amigos. Achei natural ser o portador da comunicação; afinal, era amigo tanto do informante quanto da Meg. Fiz dois posts a respeito, ambos lamentando o fato – um dia 14 e outro dia 16.

Dias depois, alguns contestaram a notícia e lotaram minha caixa de e-mails com protestos. Ela estaria viva. Fiz a averiguação pessoal possível: comprovei que os comentários feitos pela Meg em meu blog, durante o período de hospitalização, haviam sido escritos (ou ao menos gravados) no Brasil. Os endereços IPs associados a eles eram todos brasileiros, mesmo aqueles dos dias 26 e 30/12. Depois, recebi outras informações, mas só posso garantir as que estão sob meu controle, é óbvio.

Mesmo assim, ainda acreditando no ocorrido, entrei na blogagem coletiva do dia 23 em homenagem à sua memória; porém retirei o post uma hora depois, tal foi a ênfase do questionamento: ao mesmo tempo que recebia comentários emocionados, o telefone não parava de tocar e minha caixa de e-mails se enchia. Eram alertas de amigos pedindo para eu não publicar algo que seria falso.

Naturalmente, escrevi um e-mail a quem tinha me avisado de sua morte. Pedi esclarecimentos, é claro, pois a notícia que veiculei comovera toda a comunidade blogueira – imaginem que houve pessoas que me ligaram chorando -, mas a resposta foram apenas protestos pelas perguntas.

Espero que os boatos sejam verdadeiros e que a Meg esteja viva.

Os motivos que me levam a escrever este post são os seguintes:

1. Fui eu, provavelmente, o primeiro a noticiar a morte da Meg.
2. A notícia está finalmente circulando pela rede a partir deste post.

Comentários:

Milton, meu amigo, junto-me aos que te pedem para retirar referências a este PJM. Àurea, sinto muito informá-la, mas tudo isso é cascata. Droga. Eu já tinha dado esse assunto por encerrado.
Sergio Fonseca Minha participação no … Jan 27 2007

Tá bom, vamos continuar perdendo nosso tempo, então. Milton, eu te envio um e-mail e te digo: Sergio morreu. Pronto. Sou tua amiga e pessoa confiável até debaixo d’água. Aí vc me pergunta coisas básicas e obviamente a minha resposta a vc será extremamente ofendida do tipo “respeite a minha dor”. Tudo bem. Por quem vc estaria me tomando, meu amigo??? Olha, me desculpem, mas tudo o que eu mais quero neste momento é que ver isto acabado, preservando o que for bom sobre Meg e o Sub Rosa, sim. E esquecendo certos tipos que não precisam de tanta divulgação, muito menos amizade. E estou falando demais, sim. Porque estou cheia. De verdade. Beijo, Milton. Se quiser, me liga. Eu não sei mais como tentar te convencer a limpar este lixo, do qual vc não é culpado.
Ane Aguirre Minha participação no … Jan 27 2007

Áurea, vou pensar na tua sugestão. De um lado, há a Meg e os anos de excelente relacionamento que tivemos. Há a saudade dela. De outro, há o fato de eu ter divulgado, a pedido do Paulo, um fato que foi contestado e que, na pobre averiguação que fiz (conforme explico neste post) demonstrou não ser inteiramente correto. Minha mulher e vários amigos estão também pedindo que eu delete todos os posts a respeito deste caso. Mas há uma voz interna rebatendo e perguntando: você divulga e depois corre da repercussão?
Milton Ribeiro Minha participação no … Jan 27 2007

Meu amigo, Eu te escrevi por e-mail. Sei que vc não é ariano feito o Sergio. Mas leoninos também são osso duro de roer (risos). É desagradável todo este assunto. E ele já está acabado. Não concordo com Áurea (desculpe, moça, não é nada pessoal), mas PJM já ganhou seu espaço. E vamos deixar esse papo de certidão e cartório pra lá! Quem precisa disto? Ah! Por favor, saia da pia!!! (risos) Beijo pra vcs.
Ane Aguirre Minha participação no … Jan 27 2007

Paulo, não vou deletar teu comentário como tens feito com tantos. Apesar das ofensas e “sugestões” sobre meu mau caráter – vou dormir na pia hoje de tanta preocupação… -, é um comentário dentro do assunto do post e vem ao meu encontro quando diz que parte da solução para o imbroglio seria a apresentação da certidão de óbito. Façamos o seguinte: deves saber em que cartório está. Diga-me que eu peço uma segunda via. De acordo? Quanto à questão “Onde estava Meg”, parece-me que já há certa admissão de que estava em Belém mesmo. Abraços a todos e bom findi. P.S.- Seja objetivo. Não responda com palavrões como tens feito em meu e-mail. Encaminhe soluções. Ninguém suporta mais esta história. Obrigado.
Milton Ribeiro Minha participação no … Jan 27 2007

Milton, É, para mim uma incoerência da tua parte esse post. Em primeiro lugar por que ele não faz jus à sua inteligência que é, ou deveria ser, capaz de discernir com muito mais lucidez os fatos acerca da partida da Meg.Em segundo lugar deveria bastar a você a informação que o Paulo te deu acerca da verdade. Você conhece a integridade dele e isto deveria ser suficiente para que você não tratasse com tanta leviandade a morte da Meg. Ou você acha que o Paulo, ou qualquer pessoa que não seja insana, colocaria no seu blog um post com o título mais pesaroso que alguém pode escrever: “minha mulher morreu” se não fosse verdade? E, se já não bastasse a decepção desse teu post para todos os que conhecem a verdade dos fatos, ainda você oferece um link que para um outro post que transforma a morte num circo, fazendo chacota de tudo e juízos de valor acerca das pessoas envolvidas. PELO AMOR DE DEUS, CARA, RESPEITE A DOR DO PAULO!!!. Retire esse post. A forma como tudo isto está sendo tratado é uma vergonha pra blogosfera e pra nós brasileiros. A Meg deixou tantas marcas boas em todos nós…não precisava ser tão desonrada depois de sua partida. Recupere a lucidez “querídolo”.
Áurea Cruz Minha participação no … Jan 27 2007

Eu vou deletar os posts… que nojo!
Alena Minha participação no … Jan 27 2007

O que menos me importa na vida é o blog! Se fiz ali minha última homenagem à Meg, foi por ela, que amava seu blog e quis que eu fizesse o meu. Mais do que um blog, o subrosa foi a vida da Meg nos seus últimos anos. E fi-lo para seus amigos e continuo certo de ter feito bem, pois seus amigos me agradeceram. Quanto a ser ou não verdade, que ela morreu, é muito fácil de averiguar, caso estejam interessados, pois há uma coisa que se chama certidão de óbito. Quem tenha dúvidas, em vez de dizer disparates e mostrar a falta de educação que tem, deveria telefonar para sua irmã, confirmando a verdade ou a mentira do fato. Mas o mais lamentável é um amigo não defender sua amiga. Isso é o mais lamentável de tudo. Pensem bem nisto, pois um dia podem estar na situação de precisar desse “amigo”.
Paulo José Miranda Minha participação no … Jan 27 2007

meu amigo, sinto muito mesmo tudo o que vc está passado por essa história. eu também torço para que ela esteja viva, mesmo sem compreeender os motivos que a levaram a criar toda essa história. um grande abraço
nora borges Minha participação no … Jan 27 2007

Lamento ter contribuido com essa história toda, lamento ter acreditado no que li aqui, no Milton, no Francisco Cals, e ter dado essa “triste” notícia, e assustado o Dudi. De resto continuo sem entender o por que? E acho também que o melhor a se fazer é ESQUECER o assunto definitivamente.
Eduardo Minha participação no … Jan 27 2007

O Sérgio tem razão ninguém (nem morto, nem vivo, nem do além) merece ler o blog do tal portuga PJM. Aquilo é a coisa mais chata que já li na minha vida. Lendo aquilo até entendo que a Meg tenha querido desaparecer do mapa, só de ler tanta chatice já me dá enjôo, o cara é um porreeeeeeee ha ha ha.
Ana Lucia Minha participação no … Jan 26 2007

Quer saber?? manda esse povinho mequetrefe e querendo uma promoçãozinha “sifu” e vai curtir tua esposa linda!!! Beijos
Sandra Minha participação no … Jan 26 2007

Querido Milton, sugiro a retirada dos links para o PJM da tua lista. Tanto da lista de links quanto dos posts. A maior parte das visitas do cara está saindo do teu blog. A propósito, a falecida deletou o blog. Um abraço!
Sergio Fonseca Minha participação no … Jan 26 2007

Sei lá, cara. Por algum motivo só consigo pensar em Nâzguls alados. Enfim, Solidarnosc.
hermenauta Minha participação no … Jan 26 2007

Milton, estou pasma com essa história, como abusaram da tua boa fé. Esse mundo virtual é bastante perigoso às vezes. Mas que isso não te desanime a continuar blogando e a fazer amigos de carne e osso.
Leila Minha participação no … Jan 26 2007

Claudia está coberta de razão, Milton. Eu, de minha parte, fiz todos os meus esforços para que o Sergio mantivesse limpo o espaço dele no PDP. Claudia está certa, certíssima. Este assunto pode ser considerado encerrado. E deletado, inclusive. Sem mais. Beijo pra ti. Outro grandão para a Claudia.
Ane Aguirre Minha participação no … Jan 26 2007

Milton, “pelamordedeus” pára de perder tempo com este absurdo. Não responda mais nada sobre este assunto. Elimine-o e a tudo que há sobre isto no teu blog. É de um tamanho mau gosto o fizeram que não há desculpas. Te usaram como veículo de uma falácia despropositada. Perturbaram tantas pessoas queridas. Não tem cabimento! Só de pensar que a Magaly, com 80 anos e recém viúva, ficou tocada e escreveu longamente sobre o tema me enoja. Ela merece e vocês também mais respeito. É vergonhoso!
Claudia Antonini begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting Minha participação no … Jan 26 2007

mais uma prova que idiotice e imbecilidade dos blogueiros e agregados nao tem limite mesmo.
Ana Lucia Minha participação no … Jan 26 2007

Nesse teu post, faltou falar sobre a argumentação do Paulo José Miranda quando você resolveu questioná-lo. Achei-a sensacional. “Faleceu, como tu bem sabes, pois anunciaste no teu blog.”
Sergio Fonseca Minha participação no … Jan 26 2007

Vou meter minha colher… Se isso foi uma brincadeira ou forma de sair da net, foi de um mau gosto sem tamanho!! No dia em que foi divulgada a morte naveguei por outros blogs e o que li foi indignação, tristeza, sentimentos bons misturados com perda. Mais uma coisa: se ela está viva deve saber desse furdíncio todo. Então, por que não se manifesta??? Por que não desmente? Tá! Eu sei. Não a conheço, não a lia mas, depois de sentir a perda do meu pai há tão pouco tempo, só digo uma coisa: notícia de morte de alguém que gostamos dói demais!!! E, notícia falsa na net, só a morte do Biajoni no dia do niver dele e com muito humor. E se não quiser publicar esse comentário, meu anjo, fique à vontade! Beijos
Sandra Minha participação no … Jan 26 2007

Mas isso é uma ÓTIMA notícia! Eu realmente espero que tenha sido tudo uma brincadeira de péssimo gosto, não me incomodo de nem um pouco de ter caído nela – pena que ninguém me avisou nada sobre as dúvidas que seria boato e eu entrei na blogagem coletiva que entendi tinha sido convocada por você, Milton – mas meu post pra Meg não perde a validade, muito pelo contrário. Só posso torcer muito para que seja mesmo tudo uma grande mentira, isso é o que mais interessa. ps.: mas e o Paulo não é casado com ela? e a Tereza?
Denise Arcoverde Minha participação no … Jan 26 2007

Milton, brincadeira têm hora!
Ramiro Conceição Minha participação no … Jan 26 2007

http://www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100003394&secao=cine
Nelson Moraes Minha participação no … Jan 26 2007

1 comment / Add your comment below

  1. Milton,

    estou espantado com a total falta de comentários nestes dois posts sobre o ” imbroglio “.
    Como dele também participei, ainda que recém chegado à blogosfera, e ainda mais novo “amigo” da Meg, que conheci cometendo uma “gafe” ( mais uma?), ao perguntar se ela eeera tia do Dudi ( Maia Rosa ), por conta do nome do blog Sub-Rosa, e dos elogios e declarações ao artista e sua arte!
    Confesso que me emocionei ao ler a notícia da morte! Depois ficamos intrigados com os desmentidos! E finalmente fui um dos poucos que a recebeu de volta, perdoando o mau gosto da brincadeira! Ela é que se afastou do meu Varal. E sinto, pela falta de comentários nestes seus dois posts, que muita gente ainda não perdoou, até hoje!

Deixe uma resposta