Li hoje uma discussão sobre se Falcão teria sido o maior jogador do Inter em todos os tempos. Gostaria de dar meu pitaco. Entre 1973 — tinha 16 anos naquele ano — e a Libertadores de 1980, devo ter visto Falcão jogar umas 300 vezes. Acho que ele fez parte do mais importante time do Inter (o de Minelli, entre 74 e 76), o time que nos tirou da rotina provinciana de campeonatos gaúchos, dando-nos protagonismo nacional.
Pois bem, conhecendo as várias formações daqueles anos, reafirmo a enorme importância de Falcão, mas o coloco ao lado de Carpeggiani, Figueroa e Lula. Este último, tão pouco lembrado, ouviu risadas de seus companheiros quando disse que ia ao Maracanã arrebentar com o Botafogo. E fomos lá e ganhamos por 3 x 2, com três gols de Lula. Ele veio do Fluminense acostumado a ser campeão e mudou a cabeça de um grupo que via os paulistas e cariocas como inatingíveis. Já Carpeggiani era o dono e responsável pelo ritmo acelerado do time de Minelli e Figueroa secundava Lula na indignação contra o provincianismo. Ou seja, Falcão sempre esteve bem acompanhado.
Ele foi o principal jogador do time de 79-80. Antes, era um monstro como outros. Aqueles eram times espetaculares, cheios de craques. Caras como, por exemplo, Batista, Jair e Valdomiro seriam deuses se jogassem atualmente. É minha opinião. Digo isso sem ser passadista. Acho que são fatos mesmo.
Falcão é o meu volante predileto.pai de Redondo,Pirlo,Scheweinsteiger e outros que tais.Era o máximo.
Dizem que ele é muito bom no tênis.
Milton: Falcão foi gênio dá bola, craque.Alguém teria dito”que dá entrada de um área até a entrada da outra área ele foi o melhor “.Naquele jogo Inter 3X2 Palmeiras no Morumbi, foi completo, naquele brasileiro, só não fui na final.E naquele Brasil 4 X 2 Argentina, aqui em Porto Alegre há alguns anos, a Argentina de Veron, Ortega, Zanetti, fui para ver o Falcão, um pouco mais moderado, mas a cabeça erguida…Era Redondo, como o futebol dele.
Tá bom, Milton, tá bom! Depois desse desabafo, não precisa chorar mais! Dá um abraço aqui, vai!
…carpeggiani, pirilo, chinesinho, bráulio, o inter teve (& vem tendo) gdes craques…meu flamengo se beneficiou dos dois 1ºs aí citados (pelo menos)…mas falcão talvez esteja um degrau acima…o + elegante jogador brasileiro – em campo, jogando – q já vi dps de didi…mais clássico ainda q ademir da guia…um monstro…