Como diz o colega P.Q.P. Bach, é a música perfeita, irresistível. O 1º, 3º e 5º movimentos são curtos e rápidos, o 2º e 4º são longos e lentos. O prelúdio inicial estabelece três estilos distintos que voltarão a ser explorados adiante: um dramático, outro neo-clássico e o terceiro lírico. Todos os temas que serão ouvidos nos movimentos seguintes apresentam-se no prelúdio em forma embrionária. Segue-se uma rigorosa fuga puxada pelo primeiro violino e demais cordas até chegar ao piano. Sua melodia belíssima e lírica que é seguida por um scherzo frenético. É um choque a chegada de um intermezzo que traz de volta a seriedade à música. Apesar do título, este intermezzo é o momento mais sombrio do quinteto. O Finale, cujo início parece uma improvisação pura do pianista, fará uma recapitulação condensada do prelúdio inicial. O Quinteto para piano recebeu vários prêmios que não vale a pena referir aqui, mas o mais importante para Shostakovich foi a admiração que Béla Bartók dedicou a ele.
Os vídeos a seguir tiveram que ser montados… Encontrei os dois primeiros movimentos e o último com Glenn Gould. Ficaram faltando o terceiro e o quarto. O terceiro (Scherzo) que encontrei é certamente um bis de um concerto de super-estrelas. O time é formado por nada menos do que Martha Argerich, Misha Maisky, Joshua Bell, Henning Kraggerud e Yuri Bashmet. E o quarto movimento foi encontrado no registro de um concerto realizado na Universidade de Vermont, se não me engano. É uma colcha de retalhos, mas é perfeitamente possível ouvir a grandiosidade do Quinteto para Piano de Shosta.
Ou aqui.
Symphonia Quartet; Glenn Gould, piano.
Ou aqui.
Symphonia Quartet; Glenn Gould, piano.
Ou aqui.
Joshua Bell (violin), Henning Kraggerud (violin), Yuri Bashmet (viola), Mischa Maisky (cello), Martha Argerich (piano).
Ou aqui.
David Lamse and Rebecca Dorcy, Violins; Paul Roby, Viola; Kvork Parsamian, Cello; Barbara Podgurski, Piano.
Ou aqui.
Symphonia Quartet; Glenn Gould, piano.
Depois de ver a postagem no pqp bach me interessei em ver no youtube o quinteto de Xota, e, de repente, abro seu blog, e está postado exatamente o que eu estava vendo.
Acabo de enviar, inclusive, a nosso amigo Fernando Monteiro o link do quinteto, ele que anda tão eslavo em seus poemas.
O post é uma montagem. Estava até propenso a deletar tudo, mas depois achei interessante o “efeito”.
Abraço.
Já leste “A loja de pianos da Rive Gauche”?
Na minha modesta opinião, é uma das coisas mais lindas que tive a oportunidade de ler nestes tempos. E me permitiu descobrir as “Variações Diabelli”.
Muito obrigado pela indicação. Fui atrás e deve ser quentíssima (a indicação).
Beijo.
pues ora, veja — comprei uma biografia de Gould (Otto Friedrich) hoje na Feira do Livro, a dez pilas. lembrei de ti instantaneamente, claro. 🙂
(se um dia eu me encontrar com a música clássica, tu serás o culpado.)
Shosta Gould
Gould Shosta
Boa música
e
boas informações
Um abraço
Interesting and informative. But will you write about this one more?