Conforme eu já tinha escrito neste post, a TV Brasil comprou o prédio da TVE / FM Cultura do Rio Grande do Sul. Pois agora o governo federal oferece gratuitamente à TVE que lá fique, mesmo sem pagar aluguel e sem passar a programação gratuita da TV Brasil, onde ensina a como comer criancinhas. Pô, uma baita economia. Há como recusar?
A notícia foi dada pela presidente da EBC (TV Brasil), Tereza Cruvinel, e pelo diretor jurídico da instituição, Luiz Henrique dos Anjos, durante o Fórum Social Mundial, na semana passada.
“Desejamos que a TVE continue lá, sem qualquer compromisso de fazer rede conosco”, disse a presidente da EBC. A governadora do estado, Yeda Crusius, afirmou que analisará a proposta, mas não estipulou prazo para dar resposta. Pessoalmente, acho que ela não está fazendo ânus glicosado, é que antes tem de consultar a RBS.
Aqui, a notícia completa.
Sábado passado, entre 8 e 9 da noite, deu na TVE pelo menos umas 3 vezes pequenos programetes sobre o governo Yeda, com imagens parecendo serem feitas de celular, falando sobre “os feitos do governo”, “o momento histórico que o estado está vivendo”, etc. Estão utilizando uma tv pública, “educativa” para fazer propaganda.
É, Milton, o secretário da Administração do RS, Elói Emcimadomuro Guimarães, que sempre se esquiva de responder objetivamente sobre a mudança da Fundação Piratini (TVE e FM Cultura), afirmou a Zero Hora que a proposta da EBC (gestora da TV Brasil) é irrecusável.
Mas o presidente da Fundação, Ricardo Azeredo, no dia seguinte, concedeu entrevista dizendo que o cronograma da mudança segue inalterado.
Só para recordar: a governadora Yeda Crusius havia anunciado (em dezembro de 2009) que a TVE estaria instalada no Centro Administrativo até 31 de março de 2010. E que as obras começariam no início de janeiro.
Porém, o porão onde a governadora pretende instalar as emissoras segue, ainda, com restos de móveis da Secretaria da Educação e sem nenhuma obra.
De minha parte, ainda torço por um momento de sanidade desta senhora.
Abç,
Alexandre Leboutte
Jornalista – TVE/RS