Vertigem II

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Não, não é uma montagem. É uma foto do início dos anos 30, da construção do edifício Empire State. Claro que muitos operários morriam. Dizem que centenas. Mas os construtores admitiram apenas 5 mortes. Os trabalhadores, em sua maioria emigrantes da Europa e do Canadá, não tinham qualquer equipamento de proteção, cintos, cordas, etc. A foto é de Lewis Hine.

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10 comments / Add your comment below

  1. Não sei por que, mas em décadas passadas os homens pareciam mais machos, mais corajosos, mais fortes. Eu me baseio na maneira como tratavam as mulheres e como jogavam futebol. Esta foto é de dar vertigem, mas documenta bem o controle do medo. Talvez estivessem se borrando, mas aprendiam que homem que é homem morre e não grita.:-)

  2. Milton, voando em abobrinhas metafísicas…
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    POR QUE SER ARTISTA?
    by Ramiro Conceição
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    Por que ser artista, esse existir incerto?!
    Simplesmente, porque vivemos num mundo onde nos ensinaram desde pequeninos certas coisas ditas corretas mas que, na realidade, com o passar do tempo, revelaram-se incorretas.
    Assim, o mais sadio é desconfiar e desaprender esse status quo: para poder sadiamente compreender dentro do possível processo histórico aquilo que, efetivamente, é novo.
    Por exemplo, para provar que não existe o livre-arbítrio: durante certo período no Brasil, ensinaram às crianças uma ferramenta matemática denominada “a prova dos nove”; isto é, na adição, por exemplo de: 3876 + 6895 = 10771; extraindo-se os 9 da primeira parcela, obtemos 6; extraindo-se os 9 da segunda parcela, obtemos 1; somando-se os números inferiores a 9 obtidos e extraindo-se os 9, obtemos 7; extraindo-se os 9 do resultado, obtemos 7; como 7 = 7, então, a adição teria sido realizada corretamente /1/. Ou, na multiplicação, por exemplo: 78 X 45 X 33 = 115830; extraindo-se os 9 do primeiro fator, obtemos 6; extraindo-se os 9 do segundo fator, obtemos 0; extraindo-se os 9 do terceiro fator, obtemos 6; multiplicando-se os números inferiores a 9 obtidos e extraindo-se os 9, obtemos 0; extraindo-se os 9 do produto, obtemos 0; como 0 = 0, então, a multiplicação teria sido realizada corretamente /1/.

    Contudo, se no caso da adição realizada acima, em vez de se chegar ao resultado correto 10771, alguém tivesse chegado ao resultado incorreto 10861, a ‘prova’ dos nove não teria acusado o erro!! Ou: se na multiplicação acima, em vez de se chegar ao produto correto 115830, alguém tivesse chegado ao produto incorreto 115551, a ‘prova’ dos nove não teria acusado o erro!! /1/. Deixo aos sadios curiosos a consulta à complexa prova matemática, que a prova dos nove é totalmente falsa /1/.

    Por que estou a escrever isso? Ora…: o que é uma boa literatura? O que é um bom filme? O que vem a ser a boa música? E o amor, o que vem a ser isso? E a família, o Estado, a política, a ética e etc.?

    /1/: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/alunos/kleber/provadosnove.pdf

    1. errata: onde se lê:
      “para poder sadiamente compreender dentro do possível processo histórico aquilo que, efetivamente, é novo.”

      Leia-se, por favor:
      “para poder sadiamente compreender dentro do possível o processo histórico, aquilo que, efetivamente, é novo.”

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