Porque hoje é sábado, a música erudita, essa assexuada

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(Os nomes das instrumentistas e cantoras estão nas tags, ao final do post).

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Algumas pessoas relacionam a música popular com a sensualidade

Janine Jansen, Violine

e a erudita com a secura e a aridez.

02 helene grimaud

(Sim — fazer o quê? –, é incontornável declarar

03 anna-netrebko

que alguns seres são mais limitados que outros).

04 Julia Fischer

E como há músicas eruditas plenas de sexo, amor e paixão!

05 Angela Gheorghiu

Alguns ouvem música apenas com o sentimento, outros com as pernas,

06 Sarah Chang

mas há aqueles que ouvem toda a estrutura, até a estrutura física de quem executa

07 danielle de niese

a obra e nosso coração. (Pura fantasia deste que vos escreve?).

08 Vanessa-Mae

O instrumento é como se fosse a extensão do corpo do músico..

09 natalie clein (2)

Porém, é evidente que a maioria dos bons músicos não são belos;

alina ibragimova

pois, assim que como nem todos os belos são lá muito sensuais,

11 anne-sophie-mutter

os feios podem ser sensualíssimos.

12 martha argerich

Com o instrumento de sua voz, até Jessye Norman

13 Magdalena Kožená

— conhecida na certa época como Jessye Enormous —

14 Lola Astonova

fez uma Carmen da mais entusiasmante sensualidade.

15 Tansy Davies

É que havia, escondido em seu peso de fáceis três dígitos,

16 viktoria_mullova

um verdadeiro furacão — aquele mesmo que acabou por emagrecê-la.

17 Sol Gabetta

Já eu, exagerado e algo radical,

18 Alondra de la Parra

penso que seja imprescindível expressar sensualidade para ser-se humano,

19 Janine jansen

e mesmo o religioso compassivo é ativo sob suas austeras vestes.

20 helene-grimaud

(Essas fotos são de várias estrelas da música erudita, todas elas de primeira linha,

anne-sophie-mutter

quase todas elas presentes no glorioso PQP Bach).

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3 comments / Add your comment below

  1. “O instrumento é como se fosse a extensão do corpo do músico”.
    .
    Na segunda metade dos anos 70, quando aconteceu seu retorno ao Brasil, após ser internacionalmente reconhecido, Egberto Gismonti passou aproximadamente um mês entre os índios Yawaiapiti do Alto Xingu. Na ocasião, conheceu o chefe Sapaim, exímio flautista. De acordo com o multi-instrumentista, foi a primeira vez que testemunhou algo indescritível: a certa altura da perfomance de Sapaim não era mais possível distinguir o instrumento do instrumentista… Tudo era música!

    1. PÁSCOA DAS CIGARRAS
      by Ramiro Conceição
      .
      .
      Acordei em meio a uma melopeia nativa
      de uma tribo do Xingu a dançar ao redor
      da cama onde eu, sem medo, dormia nu.
      Enquanto ocorria, levantei-me à alegria
      e com fé fiz um café e – às gargalhadas! –
      sambei no seio da casa do velho “eu” que se auto-olhava
      não acreditando em mim, ali, a cantarolar qual as cigarras.
      .
      .
      .
      PS: tudo era poesia…

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