A direita olha em quem vota?

Flagrante dos votos de Sartori chegando a Caxias
Flagrante da revoada de votos chegando a Caxias

Acho engraçado quando me chamam de petista. Sou filiado a um partido, mas ele tem mais letras. Então, sinto-me muito tranquilo para comentar que o súbito aparecimento de José Ivo Sartori na primeira colocação das eleições estaduais revela uma curiosa característica do anti-petismo do RS e no Brasil. O direitoso parece pensar mais ou menos assim: “Não interessa em quem eu voto, interessa apenas contra quem voto”. E atualmente o diabo é o PT. Não é surpresa que alguns candidatos apregoassem “Eu posso derrotar o PT”. Afinal, este é seu real objetivo, não o de nos governar ou legislar de forma a tornar melhores nossas vidas. Após as denúncias sobre as terras e o CC de Ana Amélia, os votos da direita voaram para a serra, onde estava o candidato mais próximo e não “de esquerda” nas pesquisas. Se as pesquisas dizem alguma coisa da realidade, a migração de votos deve ter tapado o sol em Caxias do Sul neste fim-de-semana.

Algo semelhante ocorreu após a derrocada de Marina. Seus votos sumiram e foram parar em Aécio.

Sartori, seu sorriso e sua polenta não parecem muito com Ana Amélia. Sartori parece mais com Germano Rigotto. Com ar de tiozão paz e amor, tem a pretensão de agradar a gregos e troianos, ou aos petistas e progressistas que amanheceram deprimidos hoje, após serem torpedeados por bem-endereçados peitos e coxas vindos das galeterias da serra. Leiam o que ele disse: “Não quero ser visto como inimigo dos eleitores de Tarso, mas também quero ser reconhecido pelos eleitores da Ana Amélia. Fizemos uma campanha limpa e propositiva. E não vamos entrar nessa de agredir esse ou aquele, agradar um ou outro. Vamos fazer uma campanha limpa. Os eleitores de Tarso não serão nossos inimigos”, repetiu.

O discurso de Sartori é esperto e demonstra bem o que é seu partido, o PMDB. O PMDB é um partido alongado e eclético, tolerante e atlético, que adere e corre ao lado de qualquer um, sempre com um sorriso nos lábios. É sem dúvida um terrível adversário para Tarso Genro, pois se metade dos eleitores de Ana Amélia aderirem a ele, o Sartori leva o estado. Na boa, tenho medo. Sempre espero o pior desses caras desconhecidos da direita e raramente me decepciono.

5 comments / Add your comment below

  1. As colocações do Sartorial foram bem políticas, em busca de votos. Tipo as da Dilma que pediu votos a “todos os partidos, jovens, homens e mulheres, negros e negras…” Não entendi direito a distinção entre “homens e mulheres” e “negros e negras” mas talvez foi por esta falta de entendimento que muitos não votaram nela e em outros petistas e progressistas.
    Como lembrou uma amiga lá no face, “só faltou o velhas e velhos”.

  2. O modelo político que temos é montado para esse tipo de comportamento. Os eleitores estão descontentes com um candidato A que está no governo? Quem então têm condições de derrotar esse incômodo candidato? Ah, olha as pesquisas, tem um candidato B que pode desbancar o A. Então o descontentamento com A resulta em uma revoada de votos para o candidato B. Foi assim em 2010, está sendo assim em 2014.

    Isso ocorre em vários países pelo mundo, com ou sem voto facultativo. O modelo político que temos existe para reproduzir o modelo sócioeconômico e logo, devem despontar os partidos comprometidos com a ordem em um revezamento onde os eleitores votam em B para castigar A, depois em A para castigar B, mas os maiores penalizados são os próprios eleitores (ao menos a grande maioria).

    Essa farsa vem sendo percebida por amplos setores do povo e não é por acaso que a crise de representação aumente em escala mundial.

  3. Rigotto 2 – a missão.
    Este poderia ser o subtítulo
    É s´procurar no Youtube a propaganda do Sr. Coraçãozinho de 2002 e ver, são as mesmas frases usadas hoje pelo Sr.Polenta:

    “Precisamos unir o Rio Grande”
    “Enquanto eles brigam, nós queremos a paz”

  4. Nós gauchos somos tão anti-petistas que na eleição passada escolhemos Tarso no primeiro turno. Acreditavamos no ‘Salvador’, bem como Lula e Dilma. E o quê ganhamos? Estradas sucateadas e uma empresa de pedagios para amigos. Projetos atrasados por burocracia!!!Falência da educação, segurança e saude. Acho que a esquerda já mostrou a ineficiencia em gerir o Governo e Estado, e assim como futebol, as vezes se faz necessário trocar o técnico. Pensei que este site (Sul21) fosse um espaço democratico, mas só vejo ataques a outros partidos e louros ao PT. Estou no lugar errado e como se diz: Os incomodados que se retirem. Fui…

Deixe uma resposta