Esqueçamos por ora do Carnaval, do governo Temer, do Jucá, dos Renans, Maias e Sartoris. Façamos uma pausa na discussão destas Reformas obscenas.
O fato é que este primeiro semestre traz ainda quatro datas que permitem feriadão. E que vão ocorrer logo! O mês de abril terá três finais de semana seguidos com feriados prolongados, levando-se me conta o primeiro de maio.
As folgas consecutivas começam no dia 14 de abril, sexta-feira, quando se celebra a Paixão de Cristo. Exatamente uma semana depois, no dia 21 de abril, obviamente também numa sexta-feira, o calendário traz o feriado de Tiradentes. Mas há mais: o sábado e o domingo seguintes — 29 e 30 de abril — se unem miraculosamente à segunda-feira em que se comemora o Dia do Trabalhador. Um feriado religioso; outro histórico-político e um terceiro cheio de justiça e razão.
Fechando o semestre, haverá mais um feriado chega para animar a festa. Seja lá o que for, teremos a celebração católica de Corpus Christi (sempre uma quinta-feira) em 15 de junho. É um feriado opcional, mas não queremos nem saber.
No segundo semestre, há várias quintas-feiras que serão feriados. Ou seja, haverá todo um leque de possibilidades de folga.
Feriados em 2017
Confira abaixo feriados e pontos facultativos de 2017 a partir de abril:
- 14 de abril (SEX):
Paixão de Cristo (feriado nacional) - 21 de abril (SEX):
Tiradentes (feriado nacional) - 1º de maio (SEG):
Dia Mundial do Trabalhador (feriado nacional) - 15 de junho (QUI):
Corpus Christi (ponto facultativo) - 7 de setembro* (QUI):
Independência do Brasil (feriado nacional) - 12 de outubro (QUI):
Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional) - 2 de novembro (QUI):
Finados (feriado nacional) - 15 de novembro (QUA):
Proclamação da República (feriado nacional) - 25 de dezembro (SEG):
Natal (feriado nacional)