Este texto foi “causado” por dois fatos: o recebimento do mapa abaixo, que julgo chocante e também deste link, que descreve o único trem de passageiros diário do Brasil, ligando Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas. A linha atende 42 municípios e a um milhão de passageiros por ano. Por que jogaram fora a malha ferroviária gaúcha?
Washington Luís foi o primeiro presidente a dizer tolamente que “Governar é abrir estradas”. Foi um de seus bordões de campanha, isso lá em 1928. Ele inaugurou, por exemplo, a Rio-Petrópolis, primeira rodovia asfaltada do país. Mas a estratégia só veio a acentuar-se de forma contundente no final dos anos 50, durante a presidência de Juscelino Kubitschek. A intenção era integrar o Brasil, principalmente com a transferência da capital para Brasília, além de industrializar o país por meio de montadoras de carros. Logo após a inauguração de Brasília foram construídas as rodovias Belém-Brasília, Brasília-Rio Branco e Cuiabá-Porto Velho, no intuito de estabelecer relações comerciais e proporcionar o povoamento em áreas mais afastadas do Centro-Oeste e da região Norte.
Foi naquela época que o sistema ferroviário e hidroviário começaram a ser jogados no lixo em favor de transportadoras e montadoras. Hoje, no Brasil, só temos uma opção para a distribuição de produtos — nossas rodovias em mau estado — e nenhum governo posterior pensou em alterar a situação. As ferrovias têm uma ínfima participação na logística de transportes nacional, sem falar no irrisório número de passageiros transportados sobre trilhos. É bom esse pessoal da gasolina, do asfalto e dos caminhões!
Foi um erro clamoroso abandonar por completo as ferrovias. Erro que chegou ao máximo durante a ditadura militar, que fez enormes investimentos incompreensíveis, como a rodovia Transamazônica. É interessante dizer que o Brasil é o único país de grande área geográfica que promoveu tal processo de desmantelamento. Há inúmeras vantagens no transporte ferroviário — trens de carga, de passageiros, maior segurança, facilidade de manutenção, etc. — sobre o rodoviário.
Em 1992, durante o Governo Collor, a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S. A.) foi incluída no Programa Nacional de Desestatização e, em 1999, durante o governo FHC, foi extinta, sendo criada a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que ainda hoje é o órgão que fiscaliza e controla o pouco que sobrou do transporte ferroviário no país.
Revejam acima o que tínhamos no Rio Grande do Sul em 1939. Era uma respeitável malha ferroviária.
PAÍS QUE SUCATEIA SUAS FERROVIAS NÃO AS PRIORIZA. CONTINUA NO ATRASO DE SEMPRE. HAJA VISTO OS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO ONDE O TRASPORTE FERROVIÁRIO TEM PRIORIDADE. E VALORIZA SEUS FUNCIONÁRIOS.
Existe um curta/documentário chamado Dormentes do tempo.
Fala sobre o assunto com relatos de antigos funcionários de uma ramal da extinta malha férrea gaucha.