A famosa série de fotos de Marilyn Monroe em Nova York em 1955

Fotos de Ed Feingersh (1955)

“1955 foi um ano de mudanças para Marilyn Monroe. Depois de trocar Hollywood por Nova York e abandonar seu contrato com a Twentieth Century Fox, Marilyn não era mais “apenas uma loira burra”, mas uma verdadeira renegada. Em janeiro, Marilyn formou uma empresa de produção com o fotógrafo Milton Greene e se mudou para uma suíte no Ambassador Hotel.

Apesar das frenéticas especulações, Marilyn evitou a publicidade. Vestida com roupas casuais e sem maquiagem, ela vagou pela cidade despercebida e aprendeu sobre o “Método”, uma abordagem mais profunda e desafiadora do drama. Ela estudava com Lee Strasberg no Actor’s Studio. E Marilyn também começou uma jornada de psicanálise.

Em março de 1955, no entanto, Greene e Marilyn concordaram que sua imagem precisava de um impulso. Seu desejo de se provar uma ‘atriz séria’ foi ridicularizado pela imprensa, muitos dos quais previram que a deusa estava destruindo a própria carreira.

Em sua introdução ao livro de 1990, Marilyn 55, Bob LaBrasca afirmou que foi Milton Greene quem organizou tudo. O nome da reportagem ficou sendo “The Marilyn Monroe You’ve Never Seen”.

No entanto, Greene não trabalhou diretamente no projeto. Durante uma semana agitada, o fotojornalista Ed Feingersh seguiu Marilyn, junto com o pequeno círculo de parceiros que criariam a nova e verdadeira imagem da atriz. Seja para fazer compras, jantar ou se arrumar, a vida cotidiana de Marilyn foi capturada no filme.

Em um artigo de 2005 da American Heritage chamado “Do You Want to See Her?”, foi lembrado que havia “duas Marilyns aparecendo, duas mulheres entrando e saindo de cena”. Ou, em outras palavras, dava para ver o carisma da estrela e a mulher sensível que estava atrás daquela máscara.

O fotógrafo Feingersh também era um personagem bastante imprevisível. Ele deve ter tido um apartamento ou quarto em algum lugar, mas ninguém nunca o visitou. Ele parecia estar sempre trabalhando. Sua energia era infindável.

Ao contrário dos fotógrafos de glamour para quem Marilyn havia posado em Hollywood, Feingersh não estava interessado em criar ilusões. Inspirado por Henri Cartier-Bresson, Feingersh se recusou a permitir que suas fotos fossem cortadas. Suas fotos granuladas e monocromáticas de Marilyn estavam entre as mais realistas já feitas.

Algumas das fotos eram mais posadas do que outras: por exemplo, a famosa série retratando Marilyn no metrô de Nova York. Ela nunca usou o transporte público por medo de ser assediada. No entanto, como observou Bob LaBrasca, Marilyn tinha “um ar desaristocrático e parecia à vontade.

Deixe uma resposta