Rapidamente, quase um bilhete.
O gaúcho é mesmo o povo mais politizado do Rio Grande do Sul. Só isso explica a pesquisa do Ibope realizada na semana passada e que coloca Ana Amélia Lemos na primeira colocação para o Governo do Estado. A pesquisa indica uma polarização entre os nomes de do atual governador Tarso Genro e de Ana Amélia. O que vemos é que, em plena semana de descomemoração dos 50 anos do Golpe, a ex-esposa de um senador biônico da ARENA é alçada como a mais provável governante de nosso estado para o quadriênio de 2015-2018. É pra matar.
O termo biônico. No seriado Cyborg — O Homem de Seis Milhões de Dólares, o Coronel Steve Austin (vivido por Lee Majors) recebeu implantes eletrônicos que lhe salvaram a vida após grave acidente. O tais implantes custaram seis milhões de dólares. Então, dotado capacidades ultra-ampliadas, ele passou a trabalhar como agente especial do governo americano. Tornou-se melhor e mais forte do que todo mundo. Era o “homem biônico”, que podia tudo. Transposta para nosso mundo político dos anos 60 e 70, tal designação serviu para apontar quem ascendeu ao poder sem o desgaste de uma campanha eleitoral. Ou seja, que foi indicado pelo governo militar. Os biônicos são aqueles que foram investidos de cargos normalmente obtidos por sufrágio.
Como surgiu esta excrescência? Ora, quando a ditadura viu que o MDB, partido único de oposição, estava ficando grandinho demais, resolveu indicar pessoas que a apoiavam para cargos chave. Sem eleição. Foi a forma de se manterem no poder sem dissolver o Congresso novamente. Tais indicações garantiram a continuidade do regime e impediu que os objetivos traçados pelos militares fossem atrapalhados pelo povo.
Um destes biônicos foi Octávio Omar Cardoso, falecido marido de Ana Amélia Lemos. Ele foi senador biônico pelo estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1983 e 1987. Era suplente de Tarso Dutra e assumiu após a morte do titular, quando, ex-arenista, já era do PDS. Dizer que ela não tem nada a ver com isso é quase análogo a dizer que o PP não tem nada a ver com a ARENA. Para que não sabe, a Arena tornou-se PDS, depois PPB e depois PP, o partido da senadora. Então Ana Amélia era casada com o senador que ninguém elegeu, escolhido a dedo pelos militares da ditadura.
É claro que a senadora não forma gêmeos siameses com seu ex-marido — talvez ela esteja grudada apenas à RBS –, porém o amor ao mesmo partido e ao latifúndio, agora agronegócio, permanecem. Ana Amélia é hoje uma bonita senhora de 69 anos que enfrenta um governador que teve bom desempenho econômico, com um PIB que teve crescimento maior que o dobro do nacional, mas que é malvisto pelos professores e pelo Bloco de Luta, que sistematicamente apanha da Brigada Militar estadual. Tarso também perdeu oportunidades de ouro na área da Cultura, deixando a inauguração da Sala Sinfônica da Ospa para o próximo governo e a Biblioteca Pública em obras eternas. Desta forma, decepcionou setores habitualmente amigos das esquerdas. Será uma disputa complicada, mas votar num filhote da ditadura como Ana Amélia? Pelamor.
E, se pensarmos que o líder das pesquisas para o senado deverá ser Lasier Martins, melhor mudar logo nossa sigla estadual de RS para RBS.
Ana Amélia é filhote da ditadura por causa do ex-marido? Nem que ainda fosse seu marido. Lula é filhote da ditadura porque recuperou Sarney e Delfim Netto? Lula é filhote da ditadura porque trouxe de volta os militares para presidirem órgãos civis do governo, como no DNIT, por exemplo? Lula é filhote da ditadura porque diz que quem deve cuidar da sociedade são os governantes (e não o próprios membros dessa sociedade)? E milhões de dólares quem movimento é o doleiro Yosseuf, muito querido dentro do PT.
Milton, tu teve um lapso memorial em não mencionar a muito homenageada daquele época, Jamie Sommers. E bonita senhora forçou na tarraqueta..
Olha, para 69 anos ela está inteiraça!
Volto a lembrar-los,
caros gaúchos…
Que haja papel higiênico
a limpar tal entretenimento
Errata:
.
“…lembraR-los…”
.
Vixe maria!…
Zifinho, zuncê
pegou mandinga!
Olha, discordo que o governo do Tarso teve um bom desempenho econômico. isto só ocorreu no ultimo ano.
Alias, o dele só não me deixa saudoso da Yeda porque não dá, né!
Este é o problema de ter Segundo turno, acho que vou passar o novembro na Bessarabia.
Estamos ferrados.
Tô contigo Branco, Tarso é tão patético quanto seus antecessores, aliás, temos sido pródigos em gerar políticos ineptos há bastante tempo. Não voto mais, abandonei essa palhaçada. Não vou pra Bessarabia como tu, mas com certeza não participarei desse circo.
Pelamor digo eu….as pessoas que falam contra o Tarso, nada dizem contra a dona Amélia…Pudera….o que ela fez até hoje que a fça merecedora do mais alto cargo do nosso estado??? Por que não olham quem está por trás della?? O PP é o partido dos que defendem ,como toda a direita, o estado mínimo, o que significa fim de politicas sociais, defender o interesse dos ricos empresários, diminuir os incentivos aos pequenos e médios empresários, aos agricultores,menor açlicação de dinheiro na saúde e educação..Tarso deu um belo resajuste e conseguiu renegociar a divida do estado ie junto com o governo federal que tornou o Brasil um país que está se livrando dos que o queriam subalterno do FMI, poderá nums segundo mandato certamente continuar o que já está em andamento. E eu pergtunto,oque estasenhora tem como trajetoria politica, com seus sessenta e nove anoa? Nada…somentre um mandato de senadora conseguido pra servir interesses de gente poderosa . Procurem saber do que ela fez em seu mandato para ferrar com o zé povo…Não quer votar no Tarso,,,,tem gente com vasta história politica como o Vieira da Cunha, vejam a biografia dele.. O que foi dito aqui contra o Tarso não tem nenhumac consistência. Mas a favor dessa messalina parece que vai ser difícil dizer algo de bom.
Ela não representa a ditadura apenas por ter sido casada com um biônico. Mas sim por estar num partido que apenas mudou de nome, porém, continua com os mesmos princípios e ideologia do século passado. Basta ver as manifestações do deputado ruralista há poucos dias. É disso que estamos falando: gente preconceituosa, elitista, racista e que levará o RS um retrocesso.
Apenas para lembrar: Em 2010 sra. Yoda governadora nesta mesma epoca tinha 5% na pesquisa. Tarso, com vento contra, lomba acima e com sol na cara até que nao esta tao ruim.
O que o filme “Um Conto Chinês” de Sebastian Borenzstein tem haver com as últimas pesquisas? Com todo respeito…