Com todo Stanley Kubrick nos ouvidos

Compartilhe este texto:
Kubrick durante as filmagens de Barry Lyndon
Kubrick durante as filmagens de Barry Lyndon

Além de enorme cineasta, Stanley Kubrick tinha apurado gosto musical. Normalmente, as trilhas eram escolhidas por ele e não compostas especialmente para o filme. Fico imaginando Kubrick examinar as imagens e pensar que para Jack Nicholson nesta parte aqui de O Iluminado, a Música para Cordas, Percussão e Celesta de Bartók cairia muito bem. Aqui, para Barry Lyndon, Handel!

É claro que, para tanto, era necessário um alto conhecimento musical que não era problema para Kubrick. Acho que será divertido ouvir as músicas tentando lembrar das cenas, não?

O site Spotify compilou as obras da música erudita utilizadas em cinco filmes do cineasta: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980) e De Olhos Bem Fechados (1999). São quase quatro horas de duração organizadas por filme. Para ouvir a lista é necessário ter uma conta registrada no Spotify e realizar o login. O serviço possui uma opção de assinatura gratuita.

Clique no link para acessar: Quatro horas de músicas dos filmes de Stanley Kubrick

Gostou deste texto? Então ajude a divulgar!

1 comment / Add your comment below

  1. Gosto da ironia de usar as valsas de Strauss em 2001, e o conhecimento filosófico de usar Ligeti para expressar o limite da evolução em que o tédio tecnológico transforma o Verbo em atonia. Aliás, 2001 não é um filme, é uma manifestação da máxima sublimidade artística, assim como a Nona e Os irmãos Karamázov.

Deixe um comentário