Citações de sábado

Compartilhe este texto:

Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos. Foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice. Foi a época da fé, foi a época da incredulidade. Foi a estação da luz, foi a estação das trevas. Foi a primavera da esperança, foi o inverno da desesperança. Tínhamos tudo diante de nós, não havia nada antes de nós. Todos íamos direto para o céu, todos íamos direto para o outro lado.

Charles Dickens

A arte não existe para impedir o mundo de passar, mas para transfigurar o mundo que passa, para dar ao mundo que passa a face da nossa esperança que não passa.

Eduardo Lourenço

Crescer, amadurecer, envelhecer, morrer, o tempo passa, é predestinado, inevitável. Só existe uma solução para a velhice não ser uma paródia absurda das nossas vidas anteriores, é continuar buscando propósitos que dão sentido à nossa existência: dedicação a indivíduos, grupos ou causas, trabalho social, política, intelectual ou criativo. Na velhice, devemos desejar ainda ter paixões fortes o suficiente para nos impedir de nos dobrarmos sobre nós mesmos. A vida tem valor desde que a atribuamos à vida dos outros, através do amor, amizade, indignação, compaixão.

Simone de Beauvoir

Ainda me recordo do delírio adolescente que causou em mim a descoberta sublime do romance e do conto como ‘espaços completamente livres’, onde tudo pode ser pensado e qualquer coisa pode ser dita. No romance é possível encontrar ateus, snobes, libertinos, adúlteros, assassinos, ladrões, loucos que atravessam planícies de Castela ou deambulam por Oslo ou São Petersburgo, rapazes em busca do sucesso em Paris, raparigas em busca do sucesso em Londres, cidades sem nome, países sem lugares, terras de alegoria e surrealismo, um homem transformado em barata, um romance japonês narrado por um gato, cidadãos de muitos países em simultâneo, homossexuais, místicos, proprietários e mordomos, conservadores e radicais, radicais que também são conservadores, intelectuais e simplórios, intelectuais que são também simplórios, bêbados e padres, padres que também são bêbados, os vivos e os mortos.
James Woods

Gostou deste texto? Então ajude a divulgar!

Deixe um comentário