Porque hoje é sábado, o Festival de Cannes 2009

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Começou o Festival de Cannes de 2009. Achei belíssimo o cartaz.

As atrizes não deixaram barato.

Monica Bellucci e Sophie Marceau tomaram o mundo com suas fotos na Paris Match.

Bellucci tem 44 anos, Marceau, 42.

Escolher entre as duas seria como optar entre Bach e Beethoven …

… (pois, aqui, estamos no topo da evolução humana).

Mas, como se não bastasse, há mais em Cannes 2009.

Há a cinquentona Isabelle Huppert presidindo o júri.

Há a trintona Penélope Cruz, tornada loira por Almodóvar.

Há Charlotte Gainsboroug — a filha de Jane Birkin é uma feia na qual nosso olhar gruda –, …

… no Anticristo de von Trier.

Há Diane Kruger, …

… no último Tarantino.

Há o sorriso iluminado de Juliette, …

…. abaninhos de Giovanna, …

… glamour de Rachel, …

… carinhas de Audrey e, fundamentalmente, a presença da maior de todas as francesas: …

… Jeanne Moreau, linda aos 81 anos. Monica Bellucci, desculpe, mas és uma baranga perto de Jeanne.

Pffff…

Obs.: Eu sei que é demais pedir que haja três filmes efetivamente BONS abaixo, apesar da nominata impressionante dos concorrentes à Palma de Ouro. Confiram:

A L’ORIGINE, de Xavier Giannoli (FRANÇA) com Gérard Depardieu e Emmanuelle Devos
ANTICHRIST, de Lars Von Trier (DINAMARCA) com Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg
BAK-JWI (THIRST), de Chan-Wook Park (CORÉIA DO SUL) com Eriq Ebouaney
BRIGHT STAR, de Jane Campion (REINO UNIDO) com Abbie Cornish e Ben Whishaw
CHUN FENG CHEN ZUI DE YE WAN, de Lou Ye (CHINA)
DAS WEISSE BAND, de Michael Haneke (ÁUSTRIA) com Susanne Lothar e Ulrich Tukur
ENTER THE VOID, de Gaspar Noé (FRANÇA) com Nathaniel Brown e Paz de la Huerta
FISH TANK, de Andrea Arnold (REINO UNIDO) com Michael Fassbender
INGLOURIOUS BASTERDS, de Quentin Tarantino (ESTADOS UNIDOS) com Brad Pitt e Diane Kruger
KINATAY, de Brillante Mendoza (FILIPINAS)
LES HERBES FOLLES, de Alain Resnais (FRANÇA) com Sabine Azéma
LOOKING FOR ERIC, de Ken Loach (REINO UNIDO) com Steve Evets
LOS ABRAZOS ROTOS, de Pedro Almodóvar (ESPANHA) com Penélope Cruz
MAP OF THE SOUNDS OF TOKYO, de Isabel Coixet (ESPANHA) com Rinko Kikuchi
TAKING WOODSTOCK, de Ang Lee (ESTADOS UNIDOS) com Demetri Martin
THE TIME THAT REMAINS, de Elia Suleiman (PALESTINA) com Elia Suleiman
UN PROPHÈTE, de Jacques Audiard (FRANÇA) com Niels Arestrup
VENGEANCE, de Johnny To (HONG KONG) com Johnny Hallyday e Sylvie Testud
VINCERE, de Marco Bellocchio (ITÁLIA) com Giovanna Mezzogiorno e Filippo Timi
VISAGE, de Tsai Ming-Liang (FRANÇA) com Mathieu Amalric e Jeanne Moreau

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14 comments / Add your comment below

  1. And the winner is… Todas! De levar para casa, como um troféu. E aproveitar que estamos todos em casa e fazer uma festinha.
    E a tia Jeanne é quem vai cozinhar. 🙂

    1. Ramiro,

      poesia alimenta? Hum…, sou mais minha plantação, hein? De poemas? Não! De rúcula, tomate, alface, essas coisas…

  2. Vc viu – ou leu – o que a Monica disse da Marceau na Paris Match? “Não consegui parar de olhar para aquela boca!”
    Que beleza!

    1. Eu faço o PHES às vezes meio alcoolizado, sabe? Mas tua declaração me fará ir à Paris Match, claro. Essas duas me provocam aquilo que os só os meninos sentem…

  3. Sabe por quê, Rafael?
    Escute com o seu coração…

    NASCIMENTO
    by Ramiro Conceição

    Na paridela do Ser-Humano,
    o computador indicou imediatamente
    “verbete inexistente”.
    Mas a parturiente em dilatações gritava,
    pois o renovo mudara para uma difícil
    posição de nascimento.

    Nesta indefinição,
    o chefe da junta médica da gramática
    decidiu pela metrotomia: ser…humano.
    Mas a mãe se opôs:
    – Não, quero o meu Ser-Humano!
    (Ela compreendera, durante a gestação,
    o brilho da grama d’Ática ao amanhecer).

    Por fim, decidiram:
    parto natural induzido.

    Nasceu robusto rebento,
    substantivo composto complexo:
    o Ser-Humano!

    A Poesia passa bem.

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