Uma ajudinha para quem quiser fazer isso. É perfeitamente válido. Conheço alguns que fizeram. O requerimento, datado, deve ser endereçado ao padre atual da paróquia.
~o~
CARTA DE DESBATIZADO
Senhor Padre.
Tendo sido batizado na Igreja ……………………………………………… será do meu agrado possuir no registro de batismos relacionado ao meu nome a seguinte menção: Renunciou a seu batismo por carta datada de ………………………..
De fato, minhas convicções filosóficas não correspondem àquelas das pessoas que, de boa fé, acharam que deviam me batizar.
Será assim a perfeita expressão da verdade, evitando a inverdade que poderia fazer crer, vendo meu nome nestes registros, que faço parte da comunidade católica.
Assim, meus escrúpulos e os seus serão preservados, e vossos registros livres de qualquer ambiguidade.
Note que, legalmente, a igreja não pode recusar um requerimento de desbatismo, porque seria possível recurso legal contra, não importa que seita.
Aguardando vossa confirmação escrita, vos peço que aceite a expressão de meus distintos sentimentos.
Data: … /…/…
________________________________
assinatura
Prazer que eu não terei, por não ter sido batizada.
Mais uma vez a graça deve ser a pura falta de tempo da coisa. É como se você se predispusesse a, um belo dia de quarta-feira em que a velha batalha pela sobrevivência está em seu fervor máximo, ir à casa de sua primeira namorada da adolescência, a qual dificilmente tem mais que lapsos de memória sobre aquele garoto de trinta anos atrás que era você, e exigir solenemente dela que recorte e devolva todas as assinaturas das cartas de amor que você lhe enviara naquele tempo.
Mas que é uma baita de uma provocação, é!
As famílias de todos os lados se resignaram mas ainda não aceitaram que eu não submetesse meus filhos ao batismo. Para mim não representa nada as indiretas e solicitações truncadas para que reconsidere. Já do princípio de tudo estabeleci calma e determinadamente que quem manda em meus filhos somos eu e minha esposa. Mas sou tão completamente indiferente e me nego a entrar em guerra familiar por tal picuínha, que a única vez que reagi foi quando disse que permitiria um batismo no candomblé.
Aparecer com essa ficha de descredenciamento de batismo, é sugerir que essa parte da família tem força. Sei lá, é como ir à missa só para mostrar ao padre que se está mastigando a hóstia.
Dúvidas:
1- Posso entregar em qualquer paróquia? Se onde fui batizado, por exemplo, tenha sido destruído por uma manada de elefantes? Será que dá para entregar para o Sr. Grings, chefe da região?
2- Caso recusem o recebimento, posso mandar por AR, exigindo a assinatura do mesmo Sr. Grings?
3 – Minha família tem um jazigo perpétuo no Cemitério da Santa Casa. Desbatizado, perco a boquinha no lugar?
4- Caso tenha uma crise emocional de caráter existencial, poderei frequentar a igreja como crente-ouvinte?
Estamos encaminhando suas dúvidas para a paróquia mais próxima e estaremos informando o resultado assim que estiverem nos explicando.
A vida só vale a pena quando fazemos dela uma grande brincadeira! Ridendo castigat mores.
Casualmente hoje, levei minha filha na catequese cumprindo o ritual tradicional católico. Será bonitinho e emocionante vê-la de branco receber a primeira comunhão.
Como ela não vive comigo, só de sacanagem disse pra ela perguntar lá sobre a tal da pomba do Espírito Santo e a que horas chega Jesus nos “Encontros de Casais Com Cristo”.
Mas tirando a fotinho da Ave Maria, a cartinha até que é simpática e conheço alguns sacerdotes que vão recebê-la e encaminhá-la amavelmente.
Uma das melhores músicas do mundo…
Juanito Valderrama
Su Primera Comunión
Como una blanca azucena,
Lo mismito que un jazmín
Mi niña va hacía la iglesia
A la iglesia de San Luis
Ha cumplido siete años,
Y va a recibir a Dios
Mi niña toma rezando
Su primera comunión
En el quicio de la puerta
Estamos su mare y yo
Con lágrimas en los ojos
Y risa en el corazón
Un coro de serafines
Hay en el altar mayor
Que está mi niña tomando
Su primera comunión
De rodillas es tan bonita
Y tiene tanto salero
Que le da el agua bendita
Un angelito del cielo
Mi niña ya está en mi casa
Llena de gracia de Dios
Como la mira su mare
Y como la miro yo
Cariño de mi cariño,
Alegría de su amor
La nieve y el blanco armiño
Copiaron de el tu candor
Para un padre y una madre
No hay alegría mayor
Que ver hacer a sus hijos
La primera comunión
De rodillas es tan bonita
Y tiene tanto salero
Que le da el agua bendita
Un angelito del cielo
Un angelito del cielo
e se o elemento já for crismado, poderá entrar com 3 pedidos ao mesmo tempo(descrimamento, descomunhão & desbatizamento)? Ou terão que ser protocoladas em dias úteis diferentes?
E se o sujeito resolver fazer isso no judaísmo também? Exigir uma descircuncisão com a devolução inclusive da parte do prepúcio cortada?
Importante questionamento!
E o clitóris da muçulmana??? Também??
O gesto faria parecer que dou ao meu batismo um valor que não o dou de verdade.
Subscrevo em concordância absoluta o comentário do Lucas. 😉
Um adendo: mas me deixaria batizar de novo, faria primeira comunhão, seria crismado, aprenderia o Credo o Salve Rainha e até receberia a extrema unção se isso me desse a chance de cair nos peitos da madona aí da foto.
fecho com o lucas
Uma dendo: eu me batizo de novo, faço primeira comunhão e crisma, recebo a extrema unção, aprendo o Credo e o Salve Rainha, se isso me der direito a cair nos peitão da madona aí da foto.
isso que vocês fizeram,ferem o imaculado coração de maria,e o sagrado coração de jesus…