Desbatizamento com a finalidade de ter o nome retirado dos anais (ui!) do Vaticano

Uma ajudinha para quem quiser fazer isso. É perfeitamente válido. Conheço alguns que fizeram. O requerimento, datado, deve ser endereçado ao padre atual da paróquia.

~o~

CARTA DE DESBATIZADO

Senhor Padre.

Tendo sido batizado na Igreja ……………………………………………… será do meu agrado possuir no registro de batismos relacionado ao meu nome a seguinte menção: Renunciou a seu batismo por carta datada de ………………………..

De fato, minhas convicções filosóficas não correspondem àquelas das pessoas que, de boa fé, acharam que deviam me batizar.

Será assim a perfeita expressão da verdade, evitando a inverdade que poderia fazer crer, vendo meu nome nestes registros, que faço parte da comunidade católica.

Assim, meus escrúpulos e os seus serão preservados, e vossos registros livres de qualquer ambiguidade.

Note que, legalmente, a igreja não pode recusar um requerimento de desbatismo, porque seria possível recurso legal contra, não importa que seita.

Aguardando vossa confirmação escrita, vos peço que aceite a expressão de meus distintos sentimentos.

Data: … /…/…

________________________________
assinatura

Ops... Escapou.
Nossa Senhora!

18 comments / Add your comment below

  1. Mais uma vez a graça deve ser a pura falta de tempo da coisa. É como se você se predispusesse a, um belo dia de quarta-feira em que a velha batalha pela sobrevivência está em seu fervor máximo, ir à casa de sua primeira namorada da adolescência, a qual dificilmente tem mais que lapsos de memória sobre aquele garoto de trinta anos atrás que era você, e exigir solenemente dela que recorte e devolva todas as assinaturas das cartas de amor que você lhe enviara naquele tempo.

  2. Mas que é uma baita de uma provocação, é!

    As famílias de todos os lados se resignaram mas ainda não aceitaram que eu não submetesse meus filhos ao batismo. Para mim não representa nada as indiretas e solicitações truncadas para que reconsidere. Já do princípio de tudo estabeleci calma e determinadamente que quem manda em meus filhos somos eu e minha esposa. Mas sou tão completamente indiferente e me nego a entrar em guerra familiar por tal picuínha, que a única vez que reagi foi quando disse que permitiria um batismo no candomblé.

    Aparecer com essa ficha de descredenciamento de batismo, é sugerir que essa parte da família tem força. Sei lá, é como ir à missa só para mostrar ao padre que se está mastigando a hóstia.

  3. Dúvidas:
    1- Posso entregar em qualquer paróquia? Se onde fui batizado, por exemplo, tenha sido destruído por uma manada de elefantes? Será que dá para entregar para o Sr. Grings, chefe da região?
    2- Caso recusem o recebimento, posso mandar por AR, exigindo a assinatura do mesmo Sr. Grings?
    3 – Minha família tem um jazigo perpétuo no Cemitério da Santa Casa. Desbatizado, perco a boquinha no lugar?
    4- Caso tenha uma crise emocional de caráter existencial, poderei frequentar a igreja como crente-ouvinte?

  4. Casualmente hoje, levei minha filha na catequese cumprindo o ritual tradicional católico. Será bonitinho e emocionante vê-la de branco receber a primeira comunhão.
    Como ela não vive comigo, só de sacanagem disse pra ela perguntar lá sobre a tal da pomba do Espírito Santo e a que horas chega Jesus nos “Encontros de Casais Com Cristo”.
    Mas tirando a fotinho da Ave Maria, a cartinha até que é simpática e conheço alguns sacerdotes que vão recebê-la e encaminhá-la amavelmente.

  5. Uma das melhores músicas do mundo…

    http://www.youtube.com/watch?v=8QHF9tiqNCQ

    Juanito Valderrama
    Su Primera Comunión
    Como una blanca azucena,
    Lo mismito que un jazmín
    Mi niña va hacía la iglesia
    A la iglesia de San Luis

    Ha cumplido siete años,
    Y va a recibir a Dios
    Mi niña toma rezando
    Su primera comunión

    En el quicio de la puerta
    Estamos su mare y yo
    Con lágrimas en los ojos
    Y risa en el corazón

    Un coro de serafines
    Hay en el altar mayor
    Que está mi niña tomando
    Su primera comunión

    De rodillas es tan bonita
    Y tiene tanto salero
    Que le da el agua bendita
    Un angelito del cielo

    Mi niña ya está en mi casa
    Llena de gracia de Dios
    Como la mira su mare
    Y como la miro yo

    Cariño de mi cariño,
    Alegría de su amor
    La nieve y el blanco armiño
    Copiaron de el tu candor

    Para un padre y una madre
    No hay alegría mayor
    Que ver hacer a sus hijos
    La primera comunión

    De rodillas es tan bonita
    Y tiene tanto salero
    Que le da el agua bendita
    Un angelito del cielo
    Un angelito del cielo

  6. e se o elemento já for crismado, poderá entrar com 3 pedidos ao mesmo tempo(descrimamento, descomunhão & desbatizamento)? Ou terão que ser protocoladas em dias úteis diferentes?

    1. Um adendo: mas me deixaria batizar de novo, faria primeira comunhão, seria crismado, aprenderia o Credo o Salve Rainha e até receberia a extrema unção se isso me desse a chance de cair nos peitos da madona aí da foto.

  7. Uma dendo: eu me batizo de novo, faço primeira comunhão e crisma, recebo a extrema unção, aprendo o Credo e o Salve Rainha, se isso me der direito a cair nos peitão da madona aí da foto.

Deixe uma resposta