2014. 18 de junho. Dia do quarto jogo a ser realizado no Beira-Rio, cujas obras foram entregues à Fifa e ao mundo faz um mês. Era um dia estranhamente quente para aquele finalzinho de outono. A partida reúne — reúne… — Argentina e Inglaterra. A cidade está tomada pelos hermanos, mas também, em menor número, pelos polidos e simpáticos invasores das Malvinas. Após duas greves, a Brigada Militar está de prontidão e as rádios “de sucesso” anunciam que o Rio Grande do Sul será palco do confronto do século e que um gaúcho-úcho-úcho, Leandro Vuaden, será o quarto árbitro. Todas as preocupações se voltam para a situação nas ruas, ignorando o que ocorre nos céus. Só a Defesa Civil do governador olham para lá. É que lá formam-se nuvens e mais nuvens e, no final da manhã do grande jogo, começa um toró de varrer Malvinas, Margarets e Cristinas do mapa.
Logo falta luz na Zona Sul, claro. Todos os ingleses que tomavam banho nas águas do Guaíba são direcionados para o BarraShoppingSul, onde há energia elétrica e argentinos que, à princípio, apenas os observam silenciosamente. Nas ruas, instala-se o caos com 35 pontos de alagamentos. Para piorar, ocorre um acidente entre dois ônibus dentro da Túnel da Conceição, formando um engarrafamento verdadeiramente inesquecível, pois os argentinos saem dos seus carros para beberem cerveja e quebrarem qualquer coisa coisa que encontram, no que são imediatamente imitados por ingleses e gaúchos. Uma árvore cai sobre um inglês e a Embaixada do país cobra explicações do governo brasileiro.
Tudo se torna muito mais divertido quando os torcedores notam que será impossível chegar ao estádio no horário, digamos, aprazado. Na Zona Sul, a muito custo, a Brigada consegue criar dois corredores que levam separadamente ingleses e argentinos a pé, sob forte chuva, para o estádio, aproveitando a proximidade. Os que estão no resto da cidade… Bem, estes não vão chegar a lugar algum. Então, brigam. Como um jogo de futebol que se torna mais violento conforme a chuva, a coisa fica cada vez mais descontrolada. Três ingleses são afogados hasta la muerte por grupos argentinos na Av. Osvaldo Aranha, enquanto comandos ingleses perseguem hemanitos com paus e pedras. Gremistas trajados com seus típicos pijamas são confundidos pelos ingleses — as camisetas são quase iguais, lembram? — e entram no bolo para apanhar. Os colorados aproveitam para tirar uma casquinha.
(Putz, 7h, dia cheio, tenho que cobrir a abertura da Semana de Porto Alegre. Desculpem, vou para o trabalho agora. Nem revisei, só achei a ideia divertida, tá? Talvez dê continuidade mais tarde a este verdadeiro drama gaúcho).
Filme de 2009 no Arroio Dilúvio:
Esse diz que é de ontem, mas é o mesmo surfista de 2009. Acho que é outra filmagem do mesmo fato, pois encontrei esta filme ainda ontem, durante o toró:
http://youtu.be/mU-MskcwjDY
E ontem…
Enquanto isso acontecia em Porto Alegre, no Distrito Federal a URA estava em 4%…
Muito bom o divertimento. Que tal lançar uma criação coletiva sobre a Copa de 2014?
A Copa vai ser um caos, mas pelo menos vair dar onda no Dilúvio !!!
Exercício de futorologia? Se precisar duma ajuda na construção coletiva, com este ironismo e percepção da realidade aguçadíssimos, pode contar comigo. Abraço!
Pelo menos a gente vai se divertir a danar com as crônicas do Milton Ribeiro! E bater nos pijamistas, boa ideia.
Todos sabemos quem foi que provocou o dilúvio de ontem:
http://obairrista.com/esportes/2012/03/inter-vence-jo-marca-e-diluvio-cai-em-porto-alegre/
Genialmente ironico e , o que é pior, pode até acontecer.
Tu realmente acreditas que virão times como Argentina e Inglaterra para PoA? Ainda acredito em Togo e Coréia do Norte.
Certo que sim. E tomara!
Muito, mas muito bom mesmo. Sugiro desenvolver, com o mesmo tom, criar continuações. Será de matar de rir. Crítico, muito bem escrito e mortalmente engraçado.
Polidos e simpáticos invasores das Malvinas? Acho que desconheces a má fama dos torcedores ingleses, principalmente quando viajam ao exterior para acompanhar sua seleção. Bebem e promovem arruaças. Não é à toa que ninguém quer sediar jogos de ingleses. Tudo por causa dos hooligans. Cuidado, portanto, com estereótipos defasados. Polidos e simpáticos é tudo o que eles NÃO SÃO.
Bem, posso dizer que, como anfitriões, são o povo mais polido que conheci. E conheço bem.