O que querem os protestos?

Por Ramiro Furquim/Sul21
Clique para ampliar | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Tudo. Os protestos querem tudo e… Como fazer para direcionar esse pessoal que se organiza nas redes e organiza protestos imensos como incrível rapidez? Quando eu era jovem, a gente marcava um comício ou um ato público. Estes eram temáticos e, para que pudesse ter gente, nós precisávamos criar panfletos, acertar o desenho e o texto da chamada, reescrever as palavras de ordem (ai, que saco), anunciar em salas de aula, distribuir nas ruas, etc. Não estou falando em tempos de ditadura, estou falando nos tempos das Diretas Já e depois. De tempos efêmeros em minha vida, pois hoje os protestos organizam-se abertamente nas redes sociais, e vai quem quer, não se sabendo o grau de comprometimento de cada um com a pauta inicial.

Pois não são só as passagens. É a frustração de não se ver representado na política, é a péssima qualidade de vida e do transporte em nossas periferias, é um Congresso cheio de personagens de opereta discutindo a cura gay e tantas outras bobagens, são leis novíssimas que são votadas e que já nascem anacrônicas, é a judicialização do estado, é a péssima imprensa — por que os protestos via de regra buscam a Rede Globo e a RBS? — que pensa que pode mudar o protesto para algo “contra a corrupção e a impunidade”, é a editora Abril e sua Veja fascista, são os bancos, são os índios assassinados, é a classe média e seus inarredáveis e incontornáveis probleminhas, é a classe C mais informada, é o mensalão na forma como foi vendido, são as polícias militares sem comando — pois os políticos ainda se cagam quando veem uma farda –, é inclusive a corrupção e a impunidade, mas é muito mais o Planalto desconectado, que vê os manifestantes como incompreensíveis mímicos e financia a mídia que sonha em matá-lo.

Ontem, a Globo trabalhava nas ruas sem os cubinhos nos microfones. Ontem, até o excelente Caco Barcellos foi ameaçado e impedido de trabalhar. Hoje, a grande imprensa providencia a divisão entre o “protesto sadio”, os “marginais” e a responsabilidade dos “formadores de opinião”, como se algum destes fosse confiável em tempos de ceticismo aberto e irrestrito. Enquanto isso, o PT está há mais de uma década no poder e ainda não compreendeu a importância da comunicação. Gente, são tempos maravilhosos. O país caminha bem, mas a economia só não basta. Desejam-se mudanças mais profundas. Talvez o sentido delas atenda pelos nomes de pluralidade, cidadania e Justiça Social.

.oOo.

Rápida fotografia dos manifestantes:

Minha filha Bárbara Jardim Ribeiro, com uma coragem que tira sei lá de onde, entrou na loja da Honda que estava sendo destruída na Azenha para dar mijada nos encapuzados:

— Vocês só fazem merda!
— Tu diz isso porque teve uma vida boa.
— O que tem a ver, cara?

41 comments / Add your comment below

    1. Mas está escrito:

      “é a péssima imprensa — por que os protestos via de regra buscam a Rede Globo e a RBS? — que pensa que pode mudar o protesto para algo “contra a corrupção e a impunidade”, é a editora Abril e sua Veja fascista, são os bancos”

      e depois

      “Ontem, a Globo trabalhava nas ruas sem os cubinhos nos microfones. Ontem, até o excelente Caco Barcellos foi ameaçado e impedido de trabalhar. Hoje, a grande imprensa providencia a divisão entre o “protesto sadio”, os “marginais” e a responsabilidade dos “formadores de opinião”, como se algum destes fosse confiável em tempos de ceticismo aberto e irrestrito”.

  1. Além de todas essas cositas apontadas aqui e acolá, e até por euzinho mesmo em…

    http://rachelsnunes.blogspot.com.br/2013/06/uma-causa-e-muitas-consequencias.html

    …sobretudo varreu-se a pasmaceira da economia vai bem, o país supera a crise européia, o nível de emprego é o mais alto de todos os tempos, essas coisas escritas por ti, para revelar que, além de tudo isso, há mais, e essa insatisfação difusa (que a mídia quer aproveitar para transformar em luta contra o governo federal) ninguém sabe exatamente no que vai dar, mas só a expectativa que cria já remove o pó de nossas prateleiras, e nos obriga a ler livros novos e, enfim, sair de frente do computador (teve gente carregando cartaz SAÍ DO FACEBOOK) e, em meio àquelas palavras d eordem esdrúxulas, conversar, se informar, e ver que transformar é preciso, viver é impreciso.

      1. Só espero que, agora, os petistas e a militância contratada para encher o saco na Internet reconheça como fato a queda de prestígio de Dilma, do governo, e a explosão das manifestações como expressão difusa de várias insatisfações, ainda que o foco se mantenha na questão do preço das passagens. Essa turma fica pensando que está em uma zona de conforto porque a economia vai razoavelmente bem, há emprego, há salários, o tomate caiu de preço… mas isso não basta. As grandes transformações sentidas nos 2 governos Lula se reduziram a uma leve seguida de rota com muitos passos para trás, e é preciso avançar, é preciso que o avanço seja sentido, se realize em prazos mais curtos, apesar de que alguns só podem ser atingidos a longo prazo, mas a pasmaceira, as indas e vibdas, tem cansado a população, então vamos admitir, ó gente: temos que melhorar, e não é para manter o poder, mas para fazer o país avançar e deixar para trás o ranço que as velhas classes dominantes deixaram, de um país sem futuro, sem eira nem beira, condenado à insignificância e a ser porto temporário de quem vem aqui enriquecer e depois sumir, ao menos com o dinheiro ganho aqui, para os paraísos reais e fiscais da vida. Vamos lá, militância: coragem!

  2. Pois é, estou lendo vários blogs políticos “de esquerda” para ver como estão tratando o movimento e (quase) me alegrei ao chegar aqui, afinal, uns 98% é de gente formada pela “militância contratada para encher o saco na Internet”, como muitíssimo bem lembrou o leitor acima. Há cada tolice escrita, inclusive que o movimento é “burguês”, “de direita” e uma das piores, “não é legítimo pois não tem uma liderança conhecida dos movimentos sociais e sindicais” (quase vomitei com essa). Já estava até pensando em escrever um comentário elogioso sobre o texto quando tive a infelicidade de ler “o Mensalão como foi vendido”. Putz. Inacreditável. É contra a Globo, contra o transporte coletivo porco que temos que estamos protestando. Mas tb é por tolices que querem que acreditemos como esta que foi escrita. Tem outras coisas tb. Não me surpreendo: vício típico de quem acha que o Brasil da “presidenta” está às mil maravilhas.

    Sabe o que tem mais enraivecido o pessoal? Se por um lado temos a imprensa porca e conservadora tentando enquadrar o movimento (e isso não se aplica s[o à Rede Glóbulo, não; serve tb para um dos braços midiáticos do famigerado movimento neo-pentecostal e apoiadores de primeira hora dos governos petistas, da “presidenta”…, a Rede Record e seus intragáveis pastores). Por outro lado, temos que aguentar tb coisas como a que li há pouco num blog petista de que “as reivindicações dos protestos são as mesmas bandeiras do PT”. Incrível, ninguém se acorda? Não estão percebendo o ódio da população que é achincalhada INCLUSIVE por um governo podre de tão corrupto quanto o da Dilma (e como o foram os de Lula) isso, sem contar os estaduais (nem vou falar do cavalo morto chamado Tarso, mas que é bem vivo na hora que manda os brigadianos descerem o pau. ACORDEM! Acordem!

    Tem gente que nunca parou para pensar que os evangélicos neo-pentecostais saltaram de 5% da população, quando Lula assumiu seu primeiro mandato, para quase 25% atualmente. Obra divina? Ora, façam-me o favor. É obra do mais puro Toma lá dá cá (ou tenho que desenhar?) O pior, os petistas só conseguem ver a podridão do PSDB, não percebem que estão TAMBÉM num meio viciado, corrupto, clientelista, arrogante, “dono da verdade” que é tão podre quanto? Ora, como assim, “o Mensalão como foi vendido”? O Mensalão foi o que foi. Uma coisa repugnante!!!!PONTO. A direita ainda não sabe como reagir ante os protestos, mas o que esperar do PT? que se faz de avestruz e enterra a cabeça no chão para assumir todos os seus pecados – que são incontáveis.

    O Brasil chegou no limite e o barril de pólvora vai explodir, porque ninguém quer ver o que está acontecendo. Ninguém quer assumir seus esqueletos no armário. NINGUÉM! Não tem PSDB, nem PT, nem Globo, nem Record, nem a violência extrema das polícias, sejam as do Alckmin seja a podre e imunda do Tarso, que vai parar o que se iniciou no Brasil.

    E se algum partido , seja ele qual for – (ou “liderança conhecida dos movimentos sociais e sindicais”) tentar capitalizar em cima deste movimento espontâneo da população, vai se dar muito mal. A revolta é genuína, nada tem de burguesa (é terrível ter que ler/ouvir isso dos petistas da militância paga), muitíssimo ao contrário, e, acima de tudo, é JUSTA. Quanto mais a imprensa conservadora tentar maquiar o movimento e quanto mais os insuportáveis “militantes” pagos do PT tentarem ridicularizar aqueles que protestam por um país mais justo, mais digno, menos maquiado pelo governo nos milhares de blogues chapa-branca, internet afora, mais traumática será a passagem para uma sociedade mais igualitária, não esta mentirada cor-de-rosa que aí está.

    Por que os governos não conseguem entender que é a podridão deles, as tentativas de maquiar a verdade, o beneficiamento econômico de grupos poderosos que temos visto nestes últimos anos e que parecem atingir seu ápice nas “obras da Copa”, que nada trarão de benéfico para os cidadãos. Já esqueceram que o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (aquele mesmo) prometeu metrô e obras que ficariam como legado de bem-estar para a população de Porto Alegre? Já esqueceram que era este o mesmo discurso de Fortunati (que abandonou o PAC-Copa, ou em outras palavras, a prefeitura não tem mais obrigação de entregar MAIS NENHUMA OBRA até junho de 2014. MAIS NENHUMA! O prefeito disse que era impossível baixar o valor da passagem de ônibus e o que estamos vendo? E alguém tem a coragem de dizer que a juventude está revoltada, entre outras coisas, por “comprou uma ideia forjada de Mensalão”? Isto beira um acinte.

    É por essas e por centenas de outras coisas que o ki-suco começou a ferver no Brasil. E não vai parar!

    E na quinta pode fazer chuva e frio em POA, que a cidade não ficará quieta,

  3. Pois é, certa esquerda está a dizer que a velha e carquética direita está se apropriando das manifestações.

    É que apenas a esquerda tem capacidade de organização, apenas a esquerda tem o poder da boa administração, é proprietária da melhor ética e somente ela pode realizar manifestações e protestos.

    O que está ocorrendo no Brasil hoje vem acontecendo faz um ano na Argentina de Cristina K.

    O governo brasileiro arrecadou mais de 1 trilhão de reais em 2012, para onde foi esse dinheiro?

    Este é o ponto. Se paga muito imposto neste país e para onde vai? Para os mensalões da vida? para o estadio de Brasilia? para alimentar os companheiros?

    Certa esquerda está perdida exatamente porque acha que a história só pode ser construída por ela.

    E o povo está fazendo história de forma horizontal, sem a participação de politicagem e das chatices ideológicas

    1. “É que apenas a esquerda tem capacidade de organização, apenas a esquerda tem o poder da boa administração, é proprietária da melhor ética e somente ela pode realizar manifestações e protestos.”

      “Certa esquerda está perdida exatamente porque acha que a história só pode ser construída por ela.”

      Concordo 100%.

    2. Não tenho essa simpatia toda ao movimento. Como o Carlito Maia se põe favorável, agpora stou certo que é furada.

      Ah, e prova aí a capacidade de organização da direita; aliás, você quer dizer que essa multidão está abraçando as teses de direita, é isso? Quá quá quá! É a mídia que abraça a plebe ignara para dirigi-la aos seus intentos golpístas, nada além disso.

      De resto, é a sua escandolometria de sempre, que só mede d eum lado, não do outro. Partidário, ideológico a não mais poder – e se diz que não… Quá quá quá.

      1. Exatamente, esquerda, direita, quaquaquq. Estou me lixando para a direita e para a esquerda.´Aliás, os radicais dos dois lados estão vendo com desconfiança os protestos. O fato é que o estado brasileiro é ineficiente, cobra um monte de imposto e oferece um serviço público de m….

        1. Nem esquerda, nem direita, nem democracia.

          Você é muito engraçadinho: o povo para você nunca foi nada, agora, é tudo. Tudo para derrubar o governo federal. Que não é de esquerda, não é de direita, mas tampouco agrada ao Carlito. Então, que venha o povo! Depois, é só colocar um bosta no poder e substituir as balas de borracha por balas reais. Aí você ficará feliz.

  4. O que está sendo contestado não são governos, partidos ou políticos. É o sistema de poder e dominação existente. O mesmo sistema que privilegia o grande capital e seus desdobramentos financeiros, que tributa regressivamente sobre a renda doo trabalho e do consumo da sociedade. O sistema que através do Estado e da mídia controlam todos as instituições e os mecanismos de funcionamento de uma plutocracia travestida de democracia.

  5. OUÇO VOZES: ESPERO ESTAR MALUCO
    by Ramiro Conceição
    .
    .
    Hoje, 20.06.13, aqui em Vitória, será a prova dos nove (que matematicamente não existe…) para o tal MPL (embora por essas bandas estudantes, que consigam comprovar renda familiar igual ou inferior ao salário mínimo, têm a passagem subsidiada). O palco está armado. O espetáculo terá início às 18h: a passeata, no primeiro ato, percorrerá um trajeto oeste-leste, assim, cortando a ligação entre norte-sul. Parte da Ufes (Universidade Federal do ES) com destino ao Palácio da Justiça (o maior antro de corruptos por metro quadrado em terras capixabas). Número estimado de atores: 60.000 (a cidade tem 350.000 potenciais coadjuvantes). (Capa dos dois principais jornais: ESCOLAS E COMÉRCIO FECHADOS À TARDE). Nome da peça: “Mesmo sem comida, o pau vai comer”.
    .
    À boca pequena corre um boato que, o autor e o diretor da peça, é o Povo. Em movimentos mentais contínuos até aonde se sabe, a montagem não terá apenas um ato. Parece que o final será surpreendente e imprevisível.
    .
    Avós, pais e mães estão orgulhosos de seus pupilos… De acordo com alguns analistas, na rede, está a se viver no Brasil a verdadeira política, isto é, não importa saber aonde potencialmente se vai: o importante é, mesmo não sabendo do potencial destino, participar…
    .
    Eu? Continuo a escutar vozes do XIX (denominadas “velhas” por esse neo-construtivismo do XXI) que, preocupadas, gritam de seus túmulos: “Sem método, sem teoria, sem foco, não há uma dialética à construção de uma prática política, e vice-versa”.

    1. MINHA TURMA
      by Ramiro Conceição
      .
      .
      Estou a pisar em ovos, pois, para mim, o que está a ocorrer no Brasil é o extravazar duma insatisfação colossal que tem como substrato décadas, décadas e décadas, oriundas de lá, daquele podre populismo de Getúlio…
      .
      Ver âncoras políticos nas principais redes de TV e/ou nesses colossais impérios mediáticos, tal quais cordeirinhos, agora!!!, dando total apoio aos presentes acontecimentos, mas concomitantemente, por exemplo, a ressaltar sempre, contundentemente, a última pesquisa desfavorável à Dilma, justamente, agora, no olho do furação… Ora, nessa matemática só há um número: 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      .
      Ainda bem que jamais serei um ateu a crer, não em Deus, mas nessa nebulosa coisa mágica, popular, populista, sem pé e nem cabeça, capaz, milagrosamente do nada, gerar uma consciência dita política, em três semanas, numa recém-acordada cultura escravocrata adormecida por séculos….
      .
      Ah, valha-me Deus!
      .
      Ser ateu, mas acreditar em um novo deus, O VOLUNTARISMO… Ah, por favor, me poupem… Passem bem, minhas senhoras e meus senhores, meus irmãos de espécie… Mas… (sempre existe um MAS… que vira tudo…) sou da turma que amou, viveu, escreveu e morreu: “EU, PASSARINHO!!!!!!!!!!!!!!!”

  6. NOSSOS CUS SÃO LAICOS
    by Ramiro Conceição
    .
    .
    São 22h13min. É sexta-feira. Começou o inverno. E tudo vai bem…
    .
    No Rio, manifestantes fecharam a linha amarela para protestar enquanto, ao lado, uma concessionária de veículos foi competentemente depredada…
    .
    Em São Paulo: 1) fecharam o Rodoanel, a Dutra, a Anhanguera, a Imigrantes. Pra quê? Ora, pra…; 2) uma passeata acaba de sair da Praça Roosevelt em direção à Paulista com objetivo de paralisá-la. A manifestação é contra a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara que aprovou projeto a favor da cura gay. Um dos manifestantes levanta uma placa que resume o evento: “Meu cu é laico”; 3) em rede nacional, um repórter pergunta para um jovem manifestante: “Agora que a tarifa diminuiu, como tornar as outras revindicações reais?” Resposta do jovem: “Deixo isso para os “espertinhos”, estou aqui só pra protestar”.
    .
    (Entram os comerciais…).
    .
    Começo a acreditar que estamos a fazer história: sem dúvida, nessa complexa época da globalização, acabamos de descobrir um novo nicho de mercado que resolverá os problemas econômicos do Brasil: O ENTRETENIMENTO POLÍTICO.

  7. APRENDER PELOS FRACASSOS
    by Ramiro Conceição
    .
    .
    Para evitar qualquer mal-entendido, vou logo explicando. Em nenhum momento estou a dizer que a juventude é burra ou que a “cura” de gays é efetiva. Estou a dizer que esse tal movimento, sem pé e nem cabeça, é fruto de uma total inconsequência política.
    .
    Li, na rede, reflexões a dizer que tais eventos políticos brasileiros podem ser comparados àquele de Maio de 68. Quer dizer, coisas do tipo: a efetiva política é não saber onde se chega… Ora, isso é semelhante a dizer que a ciência é também não saber onde se chega… (desculpem-me a falta de estilo: ela advém dessa realidade que estou/estamos a viver). Ora, isso me parece alienante, pois ao se fazer ciência, de fato, não se sabe onde se chega, contudo, tanto a política quanto a ciência se utilizam de um método duramente APRENDIDO PELOS FRACASSOS. Desprezar isso é desaprender, é acreditar numa força mágica a determinar o mundo, é um apriorismo e um empirismo separados.
    .
    Ora, depois de Hegel e Marx, e de toda a crítica histórica a ambos, a dialética, até aonde compreendo, é a contradição do par apriorismo-empirismo a gerar uma síntese, que poderia ser denominada construtivista, ao novo.
    .
    O que está a acontecer no Brasil é uma separação, uma alienação, entre o apriorismo e o empirismo, por isso a resposta do jovem ou o deboche da placa laica, mencionados, são literamente o retrato desse movimento. Não enxergar isso, a meu ver, é acreditar naquela velha história da carochinha.

  8. Zizek sobre Occupy Wall Street quase se coloca como uma copia de papel carbono da “Revolta do Vinagre”

    “Yes, the protests did create a vacuum – a vacuum in the field of hegemonic ideology, and time is needed to fill this vacuum in in a proper way, since it is a pregnant vacuum, an opening for the truly New.”

    “In a San Francisco echo of the OWS movement on 16 October 2011, a guy addressed the crowd with an invitation to participate in it as if it were a happening in the hippy style of the 1960s:

    They are asking us what is our program. We have no program. We are here to have a good time.

    Such statements display one of the great dangers the protesters are facing: the danger that they will fall in love with themselves, with the nice time they are having in the “occupied” places. Carnivals come cheap – the true test of their worth is what remains the day after, how our normal daily life will be changed. The protesters should fall in love with hard and patient work – they are the beginning, not the end. Their basic message is: the taboo is broken, we do not live in the best possible world; we are allowed, obliged even, to think about alternatives.”

    “The emergence of an international protest movement without a coherent program is therefore not an accident: it reflects a deeper crisis, one without an obvious solution. The situation is like that of psychoanalysis, where the patient knows the answer (his symptoms are such answers) but doesn’t know to what they are answers, and the analyst has to formulate a question.”

    “In an old joke from the defunct German Democratic Republic, a German worker gets a job in Siberia. Aaware of how all mail will be read by censors, he tells his friends:

    “Let’s establish a code: if a letter you will get from me is written in ordinary blue ink, it is true; if it is written in red ink, it is false.”

    After a month, his friends get the first letter written in blue ink:

    “Everything is wonderful here: stores are full, food is abundant, apartments are large and properly heated, movie theatres show films from the west, there are many beautiful girls ready for an affair – the only thing unavailable is red ink.”

    And is this not our situation till now? We have all the freedoms one wants – the only thing missing is the “red ink”: we feel free because we lack the very language to articulate our unfreedom. What this lack of red ink means is that, today, all the main terms we use to designate the present conflict – “war on terror”, “democracy and freedom”, “human rights”, etc – are false terms, mystifying our perception of the situation instead of allowing us to think it.

    The task today is to give the protesters red ink.”

    Mais aqui,

    http://www.guardian.co.uk/commentisfree/cifamerica/2012/apr/24/occupy-wall-street-what-is-to-be-done-next

  9. Uma excelente reflexão sobre o OWS – e sobre o que denomino “voluntarismo político” – pode ser encontrado aqui: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1330
    (VALE A LEITURA).
    .
    .
    O PERIGO DE UM MOVIMENTO SOCIAL SOB A TUTELA DO “VOLUNTARISMO POLÍTICO”
    by Ramiro Conceição
    .
    .
    Vorazmente, à procura de presas, anda sorrateiramente pela rede isso:
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=z-naoGBSX9Y
    .
    .
    Não tenho qualquer dúvida, o cara do vídeo é um pit bull, um farejador-vencedor, que poderia ser com sucesso qualquer pastorzinho televisivo.
    .
    Como de costume,
    o fascistinha, disfarçado, tem a petulância de dar uma listinha de coisas que devem ser ditas (caso o expectador não tenha uma posição claramente definida sobre o “movimento” que está a ocorrer no Brasil). O disparate chega a um nível tal que o canalhinha tenta justificar a “tal listinha de coisas a serem pautadas” pela necessidade de evitar o insucesso que ocorreu com o OWS. O vídeo é cuidadosamente editado, para dar aparência de espontaneidade à indignação do escrotinho. Todo o conteúdo do discurso é EMOCIONAL, isto é, pautado naquilo que a “massa”, principalmente a classe média, quer ouvir. Tudo se passa como se estivesse ocorrendo somente agora no Brasil, não há história!!! O descarado, camaradinha, afirma ainda, em alto e bom tom, mais ou menos isso: “O QUE IMPORTA É FAZER BARULHO. FAÇAM BARULHO. QUALQUER BARULHO…”.
    .
    ESSA É A PROVA CABAL DO PERIGO QUE CORRE UM MOVIMENTO SOCIAL EM QUE O SUBSTRATO É O QUE DENOMINO “VOLUNTARISMO POLÍTICO”.

  10. Engraçado, achava que cura gay era projeto de um dos partidos da base de sustentação do governo. Será que li errado? O mesmo governo que demitiu aquele camarada que montou uma campanha informativa sobre camisinha incluindo depoimentos de prostitutas, devido a pressão do Marcos Felicianovsky e asseclas. Este PT não e’ partido de esquerda de jeito nenhum. Trata-se de uma certeza matemática: ao votar no PT se está apoiando a cura gay. O Ignácio disse tudo no seu comentário. Desta vez não foi possível concordar com o texto do blog.

        1. Troll babaca. Por mais diferentes que as idéias do sujeito aí em cima sejam em relação às do dono do blog, são menos impertinentes que seus péssimos versinhos e sua fidelidade de cachorrinho mijão.

  11. O espaço do Milton não merece que eu estenda o bate-boca que você tanto deseja. Os comentaristas frequentes sabem quem é que costumeiramente poluí o espaço com spam (que você chama de poesia) e que se outorga de um moralismo revolucionário que te faz pensar ter direito de fazer baixaria como na resposta ao leitor de cima.
    Resta a esperança que o poeta deixe de vampirizar o espaço dos outros e abra o seu próprio – no lugar dessa falsa fidelidade mendicante que, desperada, suplica qualquer migalha de atenção que cai da mesa em troca por uns afagos de cachorrinho e lambidinhas nos pés.

Deixe uma resposta