Fizemos uma bela entrevista com Roberto Markarian, Reitor da Udelar, Universidade da República do Uruguai. Na entrevista, fica claro o que é uma ‘pátria educadora” e a dimensão humana de um sistema gratuito e laico de ensino. Foram 63 minutos de perguntas e respostas, mas a Elena disse que o conteúdo equivale a um livro. Pedi ajuda a vários amigos acadêmicos para melhorar minhas perguntas e o resultado foi estupendo.
Acho que vou dividir a entrevista em duas partes para que não seja cansativo para o leitor e lhe dê certo tempo para refletir sobre modelos totalmente diferentes — e mais racionais — dos nossos. Tive a sorte de conhecer o genial Markarian durante os anos 80 quando ele fazia mestrado em Porto Alegre após sete anos de prisão durante a ditadura militar uruguaia. A mim, resta agora ser digno de Markarian, dos amigos e da Elena, que me ajudou com fotos, sugestões 100% aceitas e também com alguns questionamentos..
Que maravilha, Milton: estás acompanhando as acusações feitas pela revista Veja sobre os milhões que Romário tem não declarado em um banco na Suíça? A Veja, parece, deu um gigantesco tiro no pé. Não se trata apenas de calúnia, mas de onde se retirou documentos e extratos falsos para validar a acusação.
Estou acompanhando — e rindo — de longe. Esses caras são uns palhaços.
SINOS
by Ramiro Conceição
Que bem! Que bom! Que bem!
Encontrá-los, meus amigos, sob
o sol do sul da República do Uruguai.
Que bom! Que bem! Que bom!
Agora, meus queridos, vocês já tocaram em si
os sinos que batucarão com a alegria sob o sol
que brilhará, ao norte, com a inocência morena
da República florescente sob o Cruzeiro do Sul.
Eu me lembro de um texto aqui sobre ele. O irmão dele é um grande técnico de futebol, não é?
Sim.
Aguardando com ansiedade.
Para uma posterior reflexão…
Milton, certa vez você afirmou que o melhor texto de Machado é O Alienista. Pois bem. Lembrei-me de você, hoje, ao ler a matéria a seguir
http://jornalggn.com.br/blog/urariano-mota/o-que-machado-de-assis-falou-do-juiz-sergio-moro-por-urariano-mota
Qual é a sua opinião, Milton, há algum paralelo entre a obra mencionada e a Lava Jato? Eu fiquei em dúvida…
Quando será publicada…Aguardando impacientemente.