Um dia glorioso de trabalho em Montevidéu

Elena Romanov, Roberto Markarian e eu na sala do reitor
Elena Romanov, Roberto Markarian e eu na sala “del Rectorado”

Fizemos uma bela entrevista com Roberto Markarian, Reitor da Udelar, Universidade da República do Uruguai. Na entrevista, fica claro o que é uma ‘pátria educadora” e a dimensão humana de um sistema gratuito e laico de ensino. Foram 63 minutos de perguntas e respostas, mas a Elena disse que o conteúdo equivale a um livro. Pedi ajuda a vários amigos acadêmicos para melhorar minhas perguntas e o resultado foi estupendo.

Acho que vou dividir a entrevista em duas partes para que não seja cansativo para o leitor e lhe dê certo tempo para refletir sobre modelos totalmente diferentes — e mais racionais — dos nossos. Tive a sorte de conhecer o genial Markarian durante os anos 80 quando ele fazia mestrado em Porto Alegre após sete anos de prisão durante a ditadura militar uruguaia. A mim, resta agora ser digno de Markarian, dos amigos e da Elena, que me ajudou com fotos, sugestões 100% aceitas e também com alguns questionamentos..

9 comments / Add your comment below

  1. Que maravilha, Milton: estás acompanhando as acusações feitas pela revista Veja sobre os milhões que Romário tem não declarado em um banco na Suíça? A Veja, parece, deu um gigantesco tiro no pé. Não se trata apenas de calúnia, mas de onde se retirou documentos e extratos falsos para validar a acusação.

  2. SINOS
    by Ramiro Conceição

    Que bem! Que bom! Que bem!
    Encontrá-los, meus amigos, sob
    o sol do sul da República do Uruguai.
    Que bom! Que bem! Que bom!
    Agora, meus queridos, vocês já tocaram em si
    os sinos que batucarão com a alegria sob o sol
    que brilhará, ao norte, com a inocência morena
    da República florescente sob o Cruzeiro do Sul.

Deixe uma resposta