Há mais aqui. Muito boa matéria.
Nós temos apenas um carro em casa, então é comum que eu use ônibus várias vezes por semana. O serviço em Porto Alegre não é grande coisa. Por exemplo, apesar de trabalhar no centro da cidade (no início da Rua Fernando Machado), tenho que caminhar sete ou oito quadras para chegar a uma parada que me leve para a Zona Sul, local bastante populoso. Ou seja, é um serviço insatisfatório. Como sou um fantasista-divagador-viajante profissional, apenas me incomodo nos dias de chuva, mas SEI que o serviço é aquela coisa mais ou menos.
Também sei que apenas 40% dos ônibus — consultei dados da prefeitura — têm ar condicionado. Então, quando a cidade está em modo Forno Alegre, como é comum em janeiro e fevereiro, a coisa ferve em 60% dos veículos.
Agora, o aumento sistemático do valor das passagens é algo que torna o negócio muito bom para a prefeitura. Ela aumenta um valor que é recebido por todas as empresas de ônibus e principalmente pela Carris, a maior empresa do ramo na cidade, de propriedade de própria prefeitura. Ou seja, ela aumenta o faturamento de uma de suas principais empresas. Penso que este seja um dado importantíssimo para a facilidade com que estes aumentos são concedidos. Aumentando o preço das passagens, aumenta o faturamento de prefeitura. Simples.
Mas até aí tudo bem, há casos assim por todo lado e é normal que os preços sejam reajustados uma vez por ano. O problema é o percentual destes aumentos, pois não são reajustes. Sempre há alguma tragédia associada a eles. Anos atrás, eram os aumentos dos combustíveis, depois foram os dissídios, agora é a renovação da frota e o preços das recapagens e pneus. Resultado: numa cidade média como a nossa e quase sem engarafamentos, R$ 2,70 para os ônibus e R$ 4,00 para as lotações. É muito.
O preço da passagem até não é tão absurdo. O que não pode é ter que pagar 2 ou 3 passagens caso se faça(m?) um ou mais transbordos. Eu não entendo como algo que sempre funcionou em todo o mundo não possa funcionar aí. Se bem que a tua justificativa sobre a Carris pode se aplicar aqui …
É verdade, Marko. Lembro que na Europa eu QUERIA pagar os ônibus e eles me respondiam: “O Sr. pegou outro a menos de 1 hora”! Quando a máquina dizia, era mais tranquilo.
Pois é, aqui é R$2,60 para 1h20 com conexões, ou R$1,80 para uma única viagem. Eu lembro de ter ficado bem impressionado com o transporte público em Curitiba, mas após tantos anos eu já não sei se ainda é está bom.
Gilberto Agostinho é nosso enviado especial a Praga.
O mais impactante de todo o texto: O quê!? Você TRABALHA?!?!?!
Claro. Saio de casa todo dia às 7h30. Tá pensando que vivo de rendas? Que rendas?
Decepção. Sempre pensei que você fosse o lendário milionário mais culto do sul do Brasil, o único esclarecido o bastante para não punir brutalmente seus funcionários quando eles erram na mistura precisa do daikiri e da temperatura exata da água da piscina. Desilusão!
Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 (vinte) vezes o preço da tarifa (Lei 6.075/88).
Usem suas notas de 50.
Fora o descaso com certas linhas. Quando volto da faculdade é sempre um SACO ver quatro T9 VAZIOS passando ate´chegar um T4 LOTADO que eu tenho de pegar. Mas é só ver por onde passam tais ônibus e vemos que a Carris, empresa “pública” (empresa pública, que piada), privilegia certas pessoas de certos bairros.
Isso me irrita muito. Ah, e além de lotados, TODOS SEM AR-CONDICIONADO. Já os T9 todos tem essa mordomia.
Adianta se eu reclamar que em Curitiba nenhum ônibus tem ar condicionado? E há anos nossos ônibus não são mais aquela belezura que tornou a cidade um exemplo.
Milton, tens razão nas críticas, mas por incrível que pareça, POA é uma das 3 melhores (se não for a melhor) cidade com transporte público, os ônibus aqui são novos e boa parte tem ar condicionado. Mas o diferencial positivo de POA é o sistema de “lotações” (para quem não é daqui, microonibus com passagens mais caras, porém mais conforto, onde é proibido viajar de pé) algo que incrivelmente boa parte das capitais do Brasil não possui ou funciona muito mal em algumas cidades que possui. O Fortunatti prometeu que até o 2º semestre poderemos pegar dois ônibus pagando uma só passagem, como ocorre em outras cidades do país. Mas com a lentidão da nossa prefeitura, duvido muito.
Mas o fato de ser uma das três melhores não ameniza, só assusta ainda mais, por pensarmos que o resto do Brasil é pior. E não deve servir de justificativa para os aumentos e/ou ausência de melhorias.
Adorei a idéia de usar as notas de 50 😛 Só que eu iria ficar com pena do cobrador que vai ficar tentando catar o troco, não faria isso.
O mais absurdo do ônibus em porto alegre é a diferença de tratamento entre as linhas. Eu tenho a sorte de usar bastante T9, então para mim o transporte “público” de Porto Alegre funciona muito bem. Mas aí de vez em quando eu pego outro ônibus, e fico pensando em quem tem que pegar aquelas coisas todos os dias…
É triste… E mesmo assim o transporte de POA é um dos melhores do Brasil…
Ah, e a história da segunda passgem pagando só a primeira… Só tem uma coisa, só vale durante meia hora, pelo que eu ouvi. Nem todo ônibus passa durante esse tempo… E outra coisa… Se o sistema te controla quando tu entra no ônibus (ao passar o TRI na máquina), como é que vão contar meia hora a partir do momento em que descer? Ou vai contar a partir de quando passar o TRI?
Imagina o pessoal se espremendo na frente da roleta pra passar pra trás só na hora de descer, pra não perder o benefício…
Eu, que já dei 43 voltas na terra andando de SOGIL, queria dar a minha opinião:
Considerando que as empresas “compram” os ônibus com financiamento a fundo perdido ou taxas subsidiadas pelo governo, não vejo o motivo para a Câmara de Vereadores de POA, ao invés de ficar só fazendo projetos para homenagear ilustres figuras com títulos de cidadão, não criar uma lei obrigando as empresas a começarem a colocar ar-condicionado nos coletivos. Nem que seja para 2014…
É o mínimo que se espera.
Milton, sou de Porto Alegre mas estou morando em Brasília há pouco tempo. Se você reclama dos ônibus em POA com certeza iria se apavorar com o transporte público aqui. Não há ônibus com ar condicionado (para quê se o clima no cerrado é muito agradável), são velhos, sujos e andam de maneira assustadora. Só melhora um pouco para quem utiliza o metrô. Aliás o sistema de integração está sendo testado….
Ainda sim pegando o aglomerado da conorte ( nortran, sopal, navegantes) fecham hj 10 anos ganhando a mesma licitação para transporte coletivo em POA.
Olha que ão contei o aglomerado da zona sul Sts, vap então as empresas particulares em mais forta que a carris. e estão no “poder” a 10 ou 15 anos e parecem que renovaram suas licitações junto a prefeitura!