O "reajuste" das passagens de ônibus em Porto Alegre

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Há mais aqui. Muito boa matéria.

Nós temos apenas um carro em casa, então é comum que eu use ônibus várias vezes por semana. O serviço em Porto Alegre não é grande coisa. Por exemplo, apesar de trabalhar no centro da cidade (no início da Rua Fernando Machado), tenho que caminhar sete ou oito quadras para chegar a uma parada que me leve para a Zona Sul, local bastante populoso. Ou seja, é um serviço insatisfatório. Como sou um fantasista-divagador-viajante profissional, apenas me incomodo nos dias de chuva, mas SEI que o serviço é aquela coisa mais ou menos.

Também sei que apenas 40% dos ônibus — consultei dados da prefeitura — têm ar condicionado. Então, quando a cidade está em modo Forno Alegre, como é comum em janeiro e fevereiro, a coisa ferve em 60% dos veículos.

Agora, o aumento sistemático do valor das passagens é algo que torna o negócio muito bom para a prefeitura. Ela aumenta um valor que é recebido por todas as empresas de ônibus e principalmente pela Carris, a maior empresa do ramo na cidade, de propriedade de própria prefeitura. Ou seja, ela aumenta o faturamento de uma de suas principais empresas. Penso que este seja um dado importantíssimo para a facilidade com que estes aumentos são concedidos. Aumentando o preço das passagens, aumenta o faturamento de prefeitura. Simples.

Mas até aí tudo bem, há casos assim por todo lado e é normal que os preços sejam reajustados uma vez por ano. O problema é o percentual destes aumentos, pois não são reajustes. Sempre há alguma tragédia associada a eles. Anos atrás, eram os aumentos dos combustíveis, depois foram os dissídios, agora é a renovação da frota e o preços das recapagens e pneus. Resultado: numa cidade média como a nossa e quase sem engarafamentos, R$ 2,70 para os ônibus e R$ 4,00 para as lotações. É muito.

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18 comments / Add your comment below

  1. O preço da passagem até não é tão absurdo. O que não pode é ter que pagar 2 ou 3 passagens caso se faça(m?) um ou mais transbordos. Eu não entendo como algo que sempre funcionou em todo o mundo não possa funcionar aí. Se bem que a tua justificativa sobre a Carris pode se aplicar aqui …

    1. É verdade, Marko. Lembro que na Europa eu QUERIA pagar os ônibus e eles me respondiam: “O Sr. pegou outro a menos de 1 hora”! Quando a máquina dizia, era mais tranquilo.

      1. Pois é, aqui é R$2,60 para 1h20 com conexões, ou R$1,80 para uma única viagem. Eu lembro de ter ficado bem impressionado com o transporte público em Curitiba, mas após tantos anos eu já não sei se ainda é está bom.

      1. Decepção. Sempre pensei que você fosse o lendário milionário mais culto do sul do Brasil, o único esclarecido o bastante para não punir brutalmente seus funcionários quando eles erram na mistura precisa do daikiri e da temperatura exata da água da piscina. Desilusão!

  2. Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 (vinte) vezes o preço da tarifa (Lei 6.075/88).

    Usem suas notas de 50.

  3. Fora o descaso com certas linhas. Quando volto da faculdade é sempre um SACO ver quatro T9 VAZIOS passando ate´chegar um T4 LOTADO que eu tenho de pegar. Mas é só ver por onde passam tais ônibus e vemos que a Carris, empresa “pública” (empresa pública, que piada), privilegia certas pessoas de certos bairros.

    Isso me irrita muito. Ah, e além de lotados, TODOS SEM AR-CONDICIONADO. Já os T9 todos tem essa mordomia.

  4. Milton, tens razão nas críticas, mas por incrível que pareça, POA é uma das 3 melhores (se não for a melhor) cidade com transporte público, os ônibus aqui são novos e boa parte tem ar condicionado. Mas o diferencial positivo de POA é o sistema de “lotações” (para quem não é daqui, microonibus com passagens mais caras, porém mais conforto, onde é proibido viajar de pé) algo que incrivelmente boa parte das capitais do Brasil não possui ou funciona muito mal em algumas cidades que possui. O Fortunatti prometeu que até o 2º semestre poderemos pegar dois ônibus pagando uma só passagem, como ocorre em outras cidades do país. Mas com a lentidão da nossa prefeitura, duvido muito.

  5. Adorei a idéia de usar as notas de 50 😛 Só que eu iria ficar com pena do cobrador que vai ficar tentando catar o troco, não faria isso.

    O mais absurdo do ônibus em porto alegre é a diferença de tratamento entre as linhas. Eu tenho a sorte de usar bastante T9, então para mim o transporte “público” de Porto Alegre funciona muito bem. Mas aí de vez em quando eu pego outro ônibus, e fico pensando em quem tem que pegar aquelas coisas todos os dias…
    É triste… E mesmo assim o transporte de POA é um dos melhores do Brasil…

    Ah, e a história da segunda passgem pagando só a primeira… Só tem uma coisa, só vale durante meia hora, pelo que eu ouvi. Nem todo ônibus passa durante esse tempo… E outra coisa… Se o sistema te controla quando tu entra no ônibus (ao passar o TRI na máquina), como é que vão contar meia hora a partir do momento em que descer? Ou vai contar a partir de quando passar o TRI?

  6. Eu, que já dei 43 voltas na terra andando de SOGIL, queria dar a minha opinião:

    Considerando que as empresas “compram” os ônibus com financiamento a fundo perdido ou taxas subsidiadas pelo governo, não vejo o motivo para a Câmara de Vereadores de POA, ao invés de ficar só fazendo projetos para homenagear ilustres figuras com títulos de cidadão, não criar uma lei obrigando as empresas a começarem a colocar ar-condicionado nos coletivos. Nem que seja para 2014…

    É o mínimo que se espera.

  7. Milton, sou de Porto Alegre mas estou morando em Brasília há pouco tempo. Se você reclama dos ônibus em POA com certeza iria se apavorar com o transporte público aqui. Não há ônibus com ar condicionado (para quê se o clima no cerrado é muito agradável), são velhos, sujos e andam de maneira assustadora. Só melhora um pouco para quem utiliza o metrô. Aliás o sistema de integração está sendo testado….

  8. Ainda sim pegando o aglomerado da conorte ( nortran, sopal, navegantes) fecham hj 10 anos ganhando a mesma licitação para transporte coletivo em POA.
    Olha que ão contei o aglomerado da zona sul Sts, vap então as empresas particulares em mais forta que a carris. e estão no “poder” a 10 ou 15 anos e parecem que renovaram suas licitações junto a prefeitura!

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