Os melhores filmes de 2012

Bem, meus sete leitores me conhecem. Não posso oferecer-lhes a habitual lista de dez filmes porque não vi dez filmes realmente bons. E olha que vi uns oitenta.

A listinha ficou assim:

— A Separação, de Asghar Farhadi
— Drive, de Nicolas Winding Refn
— As praias de Agnès, de Agnès Varda
— Deus da Carnificina, de Roman Polanski
— Fausto, de Alexander Sokurov

Importante: como Porto Alegre é cada vez mais periférica, não viu filmes como Holy Motors, de Leos Carax, nem O Cavalo de Turim, de Béla Tarr. Periferia é foda, vou te contar…

Como filme do ano escolhemos por unanimidade:

5 comments / Add your comment below

  1. Desses vi Drive (meu favorito) e Carnage. O Fausto eu baixei, mas não vi por ter a imagem meio estranha às vezes, além de estar em alemão. Aliás, eu posso ser um tapado e não ter notado que a imagem é aquela mesma, num efeito visual hispter-pós-moderno do diretor, e o filme ser mesmo em alemão (apesar do movimento das bocas dos personagens não ter correspondência alguma com suas falas), mas acho que minha burrice não é tanta assim, não. Holy Motors pretendo ver hoje.

  2. A Separação e Fausto são, pra mim, os melhores filmes de 2012.

    Milton, Curitiba também é bastante periférica nesse sentido (mas não diga aos curitibanos). Fausto eu só assisti numa viagem a São Paulo.

    Matheus Lopes, o filme é falado em alemão mesmo. E os enquadramentos e a troca de filtros da fotografia não são defeitos do seu download.

  3. Cara, adorei esse blog, realmente…. Principalmente as postagens sobre ulisses… Eu queria saber duas coisas só: Um livro que comente bem ulisses e uma explicação do fausto (que assistí mas não entendi)…. Vlw

Deixe uma resposta