Pequeno comentário sobre as eleições e a desigualdade na Argentina e no Brasil

(Imaginem que levei 3 dias de gancho no Face em razão de uma foto de um grupo de índios onde aparecia 1 (um) pênis de longe? Era uma postagem de 2017 e foi publicada por mim NO PERFIL DO SUL21, onde trabalhava… Ou seja, algum troll do Sul21 acabou me achando dois anos depois. Mas… adiante!).

A Frente de Todos, do candidato Alberto Fernández e que tem a ex-presidente Cristina Kirchner como companheira de chapa, venceu ontem as eleições primárias da Argentina impondo-se com ampla vantagem sobre o atual presidente Mauricio Macri: 48% contra 32%. Uma vitória acachapante. O resultado coloca o candidato da oposição de, OK, esquerda, como favorito para vencer as eleições presidenciais de outubro.

Quando digo “OK, esquerda”, é porque acho que o combate à desigualdade — mesmo quando as esquerdas estavam no poder — foi muito tímido em nosso país e no vizinho. As pessoas se focam nos PIBs e esquecem das boas condições de saúde, da necessária melhoria da qualidade da escola fundamental, etc. É necessário dar igual atenção à redução das desigualdades e aos índices de crescimento. E, é óbvio, detonar com a ideia de que reduzir a desigualdade é coisa de comunista.

Cristina Kirchner passou ao lado de uma possível rejeição a seu nome. Usou o nome de Alberto Fernández, um político centrista, colocando-se como vice. Foi inteligente, pois talvez não vencesse sozinha a rejeição, assim como o PT não conseguiu vencer sozinho o antipetismo no Brasil. Aprendam!

No Brasil ainda estamos defendendo uma frágil democracia da desumanidade de um presidente ridículo, fascista e perigoso. Neste cenário, a estratégia da esquerda parece ser meramente a de chegar viva nas próximas eleições. Não há um projeto de país, o que é lastimável.

Na Argentina, tudo indica que Macri poderá ser um episódio de curta duração no longo domínio peronista da política na Argentina. E apesar de o peronismo ser uma particularidade que mistura elementos de esquerda e direita, os mercados financeiros já estão mostrando desagrado com o seu regresso provável ao poder. Excelente.

Lembro de um amigo — de direita — que me disse que, quando estava na Dinamarca, o diretor-geral da empresa onde trabalhava ganhava somente 5 vezes mais do que ele, um estagiário. E a empresa tinha 300 pessoas e era altamente lucrativa. Nossa, como os dinamarqueses são comunas… Se se fizesse isso no Brasil, seria um deus nos acuda.

Mas, provavelmente, vamos de novo com a esquerda na Argentina. Boa sorte!

Montagem do Brasil 247

1 comment / Add your comment below

  1. A esquerda no Brasil é bem intencionada, mas faz tudo errado, ou pelo menos não faz tudo como deveria. Já a direita, basicamente luta para manter ou ter privilégios. É lamentável em ambos os lados.

Deixe uma resposta