Porque hoje é sábado, algumas grandes damas inglesas

O PHES chega diferente em razão desta foto, enviada ontem a mim por uma amiga.


Tinha pronto o conjunto habitual de imagens de uma beldade quando a vi. Mudei de idéia. Quatro grandes atrizes inglesas e ao menos três Dames de passado insurgente.




Vanessa Redgrave foi a presença mais espetacular de Blow-up, de Antonioni, um dos filmes que nunca sairão da minha lista de dez mais.


Aos 73 anos e menos comuna do que na juventude, é uma tremenda atriz.


Judi Dench é outra imensa intérprete. Como nunca foi bela, só viu seu talento reconhecido na idade madura.


Hoje, tem 76 anos e é requisitadíssima. Trabalha muito, seu jeito de durona esperta agrada os americanos.


Aos 74 anos, a duplamente oscarizada Glenda Jackson hoje faz política, vá entender por quê.


Com jeito de vovozinha legal, está no Parlamento inglês. Brigou muito com o famigerado Blair e sua guerra imbecil, apesar de ser de pertencer ao mesmo partido.


Helen Mirren, acima com Glenda Jackson, é o bebê da foto. Tem 65 anos.



Talvez vocês não lembrem: ela participou de O Lucky Man, grande e irreverente filme de Lindsay Anderson e de Calígula, escandalosa — na época — película de Tinto Brass.


Por tudo isto, esta grande dama de passado contestador, merece inteiramente a montagem acima. A propósito, sua participação em O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e seu Amante é inadjetizável (?).


Sua imagem agora mudou: ela tornou-se Dame Helen Mirren, a quase-rainha do Reino Unido. Quem diria… God save the Queen, Helen, mas por favor, volte logo aos bons filmes.


Ah, uma fotinho extra de Mirren que achei divertida.

1 comment / Add your comment below

  1. Comentários a este post em meu blog anterior:

    Judi Dench participava de uma série da TV inglesa (eu me esqueci do nome) muito boa, com aquele sutil humor inglês. Na série ela estava muito bem.
    Manoel Carlos Porque hoje é sábado – Vo… Aug 2 2007

    Excelente seleção!
    Arnaldo Porque hoje é sábado – Vo… Jul 30 2007

    Um enorme ato falho, Branco. Já corrigi.
    Milton Ribeiro Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    Milton, são fotos para olhar sem concuspicência, mas apreciar o belo. E o que é o belo em um a pessoa? Vanessa e Glenda sempre mostraram o belo em toda a plenitude. E, quanto a mim, não sabia que eu era admirador da Helen Mirren! Pura Ignorância. Branco P.S. Dizer que Blow up é do Antonini foi um ato falho?
    [Anonymous] Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    Milton, Essas mulheres são para assistirmos de joelhos. Ícones, damas, divas, verdadeiras lendas vivas da arte de representar. Todas elas lindas! Grande abraço
    lord broken pottery Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    “Porque hoje é sábado” eis as “Amoreiras em Flor”. AMOREIRAS EM FLOR by Ramiro Conceição Não restou mágoa ou rancor daquele amor que passou… O que é caro à alma são os beijos deixados debaixo das amoreiras… em flor! PLATÃO NO BRASIL by Ramiro Conceição No carpir da caverna de Platão no Brasil, foi preciso às sombras pensar-sentir os bichos cegos, sem sol! Às vezes foi preciso ficar louco de medo!, cavando sendas a luz num escuro crisol! Porém agora, sou amanhã: um xamã feiticeiro da História de mulatos, cafuzos e curibocas! TERRA DE JOSUÉ by Ramiro Conceição Natal, onde o tempo é o vento: o Espírito Potiguar nas pedras pretas de mar a mar e nos coqueiros de tetas verdes na preamar… Natal dos Alves, dos Maias, dos poucos!, de Ponta Negra dos muitos enluarados, ao relento! Natal da Barreira do Inferno dum foguete inexistente… Por que existe tanta coisa brasileira inexistentemente?! Natal, terra de Josué, negro e índio, que me contou do mal que lhe fizeram América do Sul: pedaços desta Terra onde plantei poemas ao vento — e flori!
    Ramiro Conceição Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    Grande sábado! É claro que eu já fui apaixonado por cinema por causa do talento-barra-charme de atrizes como estas. Obrigado por esta edição: lembrei de Glenda em “The fox” e “Sunday, bloody sunday”; lembrei da morte de Isadora Duncan, a echarpe no pescoço de Vanessa, mas é claro que o diretor elegantemente congelou a imagem da echarpe ao vento( hoje em dia a cena seria diferente, em camera lenta a echarpe se enrroscaria na roda do carro e veriamos os olhos da atriz esbugalhando lentamente, até a volta à velocidade normal do filme com a visão rápida da cabeça se espatifando sob o pneu); foi bom também ser lembrado de O Lucky man, grande filme que assisti aqui em sampa em cinema que já fechou, na augusta, esqueci o nome. Não sei se a coluna aquii aceita pedidos ou sugestões, no caso, um pedido: eu acho que Natalie Porter merece uma galeria só pra ela, só por causa de Closer, apesar da camera lenta sempre estragar um pouco as coisas.
    sizenando Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    De fato, meu caro, Vanessa e “Blow-up” são o máximo: o máximo em beleza, em interpretação e em cinema. Um abraço.
    Moacy Porque hoje é sábado – Vo… Jul 29 2007

    tive um choque quando assisti Blow-Up. Não imaginava que Vanessa, grande atriz, tinha sido tão bela e sexy.
    Serbão Porque hoje é sábado – Vo… Jul 28 2007

    Faço minhas as palavras de Claudio Costa (com a devida vénia). FMP
    fermarpin Porque hoje é sábado – Vo… Jul 28 2007

    Miltão, já vi que você não só gosta de mulher como também respeita o sexo feminino. O ‘porque hoje é sábado’ de hoje está super classudo! E classe é para poucos e poucas.
    Cláudio Costa Porque hoje é sábado – Vo… Jul 28 2007

Deixe uma resposta