Chega de religião na vida do país

Texto que eu assinaria embaixo e por todos os lados
mas que é de Marcelo Carneiro da Cunha
e foi publicado no Sul21

Caríssimos Sul21enses, alvíssaras! Eis que o nosso estimado STF foi lá e pimba, desentortou o pepino um pouco mais, e cá estamos nós, basicamente, melhores, se não como pessoas, então como cidadãos de uma república laica.

E felizmente laica, embora não laica o bastante, na prática. Ter que conviver com a CNBB e os Malafaia metendo o bedelho em assuntos que não lhes dizem respeito é um desrespeito, para quem sabe que o país tem uma Constituição e que nela não está dito que alguma igreja manda na gente.

A igreja católica já tem os seus católicos para infernizar — não tem nada que estender seus ódios até quem não fez nenhuma escolha por escutar os seus mandamentos. As seitas evangélicas não tem nem ao menos a arquitetura e o tempo de residência que dão um certo verniz de respeitabilidade para a igreja católica. Mas, ficam assim mesmo indo muito além das suas auto-definidas atribuições e se intrometendo na vida real, como se dela entendessem. Basta.

A Constituição dá às igrejas o direito de existirem, e isso me parece assegurado. Elas podem existir, elas têm esse direito, embora eu não entenda por que elas não deveriam pagar impostos como todas as empresas, já que cobram, embora nem ao menos entreguem. Mas o que a Constituição assegura é o direito que as igrejas e seitas têm de pregar para os seus convertidos e tentar arregimentar outros incréus pelos meios dos seus templos e, infelizmente, de suas concessões de rádio e tevê. Nesse universo, e desde que elas não descumpram as leis, elas têm liberdade para falar e pregar e fazer o que bem entenderem, seus fiéis idem. Agora, o que elas não podem é vir aqui fora interferir no funcionamento do mundo onde vivem os demais cidadãos que não compartilham das suas crenças, isso não. Se um bispo católico quer dizer aos seus seguidores que o homossexualismo é errado, ok, embora eu não entenda por que as pessoas devam ouvir opiniões de eunucos quando o assuntos é sexo. Quando quero uma opinião sobre meus rins eu não costumo consultar paraquedistas ou motoristas de ônibus. Se o tema é sexo, quero ouvir quem pratica e muito, e se o tema são doenças, quero ouvir a área da saúde. Não quero ouvir bispos e pastores, e ninguém diz que eu tenho que fazer isso.

Mas eles insistem em berrar nos nossos ouvidos, como se direito tivessem. Não tem. Essa é uma república laica e laico quer dizer que as religiões não definem as leis ou a vida cidadã. Eles esquecem desse detalhe, não esquecem? No primeiro turno da eleição 2010 foi aquele enrosco. Nossas vidas sendo definidas por um ser primitivo como Silas Malafaia, da seita da Marina Silva? Os cardeais assustando com o fogo eterno a quem não votasse no Serra? Agora, a CNBB se mostrando em toda a sua feiúra diante do STF?  Isso serve para a gente lembrar que as igrejas e seitas podem posar de boazinhas em reclame de Campanha da Fraternidade, mas na hora do pega, olhem o que eles são e o que eles dizem. Padres dizendo que os gays são promíscuos? Isso não é coisa do Bolsonaro? Bolsonaro é católico? O casamento para os gays é o fim da sociedade civilizada? Quem organizou e conduziu uma Inquisição tem condições de apitar sobre o que quer que seja? Para algo guiado pelo divino, eles erraram e erram demais, não lhes parece?

Igrejas contavam quando além de nos excomungar elas podiam cancelar o nosso CPF. Numa república laica, quem pode é a Receita Federal, e é importante que nos lembremos disso. A intolerância deve ficar no seu canto, já que existe, mas não tem o direito de contaminar a vida.

Nós, cidadãos de uma república laica, temos o direito a uma vida laica e não precisamos ouvir o que temos ouvido, da parte de quem não tem nada, mas nada mesmo a dizer, ao menos para quem não acredita no que eles pregam. Não quero ter que dar bola para o que pensam católicos, protestantes, evangélicos, islâmicos, ou budistas, enquanto eu queira e deva dar bola para o que realmente pensam os cidadãos por trás desses rótulos. Cidadania é uma condição humana, exercitada por humanos, e com humanos se pode dialogar, mesmo discordando. Com quem se segura no que entende como uma verdade divina, mesmo que nada a comprove a não ser o desejo absoluto de acreditar em algo,  não há como dialogar, e não há por que dialogar.

O STF ontem lembrou a todo mundo, especialmente ao Congresso, o que somos. Lembrou também `às igrejas o que elas são. Elas foram, esbravejaram e tomaram uma sova. Melhor assim, e é para esse mundo que despertamos hoje. Mais conscientes do nosso poder, mais conscientes da nossa responsabilidade. Ela é nossa, de ninguém mais e, portanto, a ela.

34 comments / Add your comment below

  1. Milton,
    certa feita numa de nossas movidas, comentaste sobre a visita do papa e eu não sabia que ele viria ao Brasil. Espantante-te e perguntaste: Em que mundo vives?
    Respondio que no real, portanto não tinha nenhum interesse nos assuntos do papa.

    Mais ou menos sinto-me assim neste caso,. Por isso discordo quando se reclama da “intromissão” das igrejas neste assunto. O papel delas é este mesmo, é um grupo de pressão como outro qualquer. Ecologistas nos dizem o que fazer com o xixi, outros como atravessar rua, alguns sobre como tratar cotas e assim vai, certos ou errados. Os religiosos também o fazem assim e têm este direito e impedi-los seria censura.

    O problema da intromissão não está propriamente nestes grupos mas na importância que se dá a estas opiniões. O STF fez o certo. Ouviu, ouviu e … se lixou.

    Branco

  2. Enquanto isso na Sala de Justiça… O Hospital de Clínicas de Porto Alegre segue tentando “retomar” uma área que é de propriedade da instituição e que a Igreja Católica simplesmente fez usucapião: a dita capela do hospital.

    A pendenga tramita no Ministério Público Federal do RS, onde o sensato procurador Alexandre Amaral Gavronski tenta intermediar uma saída não-traumática dos conquistadores católicos que se recusam a largar o osso.

    Embora eu seja ateu convicto e confesso, até tento compreender o papel da religião na vida das pessoas que acreditam num deus (e que alegadamente necessitam de um deus), porém todas as evidências levam a crer que a religião é um atraso, além de deveras inócua em sentido prático.

    Não adianta ninguém dizer que foi salvo de uma doença ou da morte “porque acreditava em deus”, uma vez que MILHARES de outros crentes adoecem e morrem mesmo orando todos os dias. Tem crente voltando de romaria que morre atropelado!

    A religião atrasou a Medicina uns 500 anos. Se não fosse isso, talvez já tivessemos a cura para os males que ainda não temos, posto que para várias outras doenças ditas incuráveis pelos religiosos a Medicina chegou lá.

    É aquele negócio: a Ciência (ainda) não explica tudo; a religião não explica nada.

    A decisão do STF, redimindo outras bobagens que eles fizeram nos últimos tempos, é um enorme passo para compreendermos melhor o significado de cidadania e de respeito aos seres humanos. Mas também é outro importante empurrãozinho para colocar a religião no seu devido lugar, ou seja, restrita aos limites dos templos e das casas de quem acredita.

    Cada um que mexa com os seus santos e patuás do jeito que achar relevante e não encha o saco da vida civil nacional, tentando impor falsos moralismos e éticas de almanaque do tempo das cavernas.

    A Igreja Católica, sobretudo, tem é que cuidar dos seus padres pedófilos – que estão sendo desmascarados um a um – e ficar bem quietinha do seu canto.

  3. Como evangélico, concordo com esse artigo.

    A religião realmente não deve se intrometer na vida do país.

    Lendo os evangelhos é fácil ver que Jesus nunca interferiu nos assuntos de Roma. Muito pelo contrário, ele até disse: “dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”

    Ou seja: as coisas do governo são do governo e as de Deus são de Deus.

    Seguindo o que Jesus disse. se o governo quer dar aos casais gays os mesmos direitos dos casais héteros, isso é problema do governo. É ele que vai pagar por isso.

    O verdadeiro problema dos cristãos com o movimento gay está na tentativa desse movimento de proibir os cristãos de expressarem suas opiniões relativas a pratica homossexual

    Como bem diz o artigo, as coisas da igreja são coisas da igreja e o movimento gay não tem direito de dizer o que os cristãos devem ou não devem fazer.

    Assim também como nenhum cristão tem o direito de acusar, ou condenar alguém pelo seu modo de vida fora da igreja. (infelizmente muitos cristãos parecem não ter entendido isso).

    A igreja pode e deve interferir na vida daqueles que dizem ser cristãos e que um dia assumiram um compromisso perante a suas comunidades e de Deus de andar em conformidade com a palavra.

    Jesus também ensinou isso. Ele falava e ensinava. Quem queria aprender e seguir o que ele ensinou, seguia, quem não queria, era só ir embora.

    A Bíblia tem várias passagens que mostram isso.

  4. Partidos políticos religiosos tem como integrantes, religiosos. Esses partidos estão compondo uma boa fatia do corpo político atuante na câmara e senado da República, graças a democracia vigente no Brasil. Partidos políticos religiosos tem como meta proceder conforme os preceitos religiosos. Esses partidos tentam vetar – às vezes conseguem – projetos que não estão de acordo com crenças religiosas. Imaginemos não se dar importância alguma para essas manifestações de “crenças” na política brasileira. O que aconteceria se brasileiros não religiosos aceitassem “intromissões” de partidos políticos religiosos em causas como aborto e blablabla? Teríamos a honra de Sir. silas malafaia (o primitivo) mandando, tipo freelancer, no STF?
    Brasil não tem anticorpos pra reduzir religião-na-política. Tem que dar importância para esse tema, sim… se não se já viu. E deus pode até vir em forma de língua, recrutar crentes, fazer um êxodo com os pobres – agora sem voz – ateus.
    “Já me imagino na lotérica a retirar meu Bolsa-naro Fé, com meu cartão cidadão da fé.”

  5. Bacana o texto! Muito lúcido e claro.

    A decisão do STF impõe limites às religiões no Brasil no tocante a assuntos que não lhes dizem respeito e abre caminho para que mecanismos de sustentação da auto-determinação das pessoas sejam criados pelo (ARGH!) Congresso Nacional. O voto do ministro Celso de Melo foi lindo de se ouvir e jogou grande responsabilidade aos legisladores nacionais. Creio e tenho fé de que haverá melhorias.

    Mas penso que, hoje em dia, os católicos (eu entre estes) estão mais preocupados com as questões do espírito e da boa convivência entre as pessoas e não, com a opinião dos padres e seus chefes. O “povo” sabe que são homens e, como homens, muitas vezes falhos, em suas arengas e nas atitudes. E sabe mais ainda, que Deus não é uma velha fofoqueira, interessada com quem dividimos os lençóis.

  6. Mas aposto que deus deve ficar boquiaberto quando vê no noticiário que seus padres, pedro czarnina, estão dividindo seus lençóis com crianças, né.

    1. Claro! Eu creio que sim.
      E mais com o omissão e o silêncio da dita (minha) Igreja, tentando acobertar estes doentes em seu seio.
      Só acho sacanagem generalizar.

      1. A maldade humana.
        Os seres humanos se diferenciam muito dos animais irracionais, mas esta diferença não é só porque são inteligentes e seus irmãos menores têm apenas instintos, a diferença principal é catastrófica está na maldade, nós nunca vimos ou ouvimos falar de um animal torturar o outro para arrancar dele informações. O seres humanos sim, estamos cansados de saber como eles agem quando são feridos em seus interesses, já pensaram nos aparelhos maquiavélicos de tortura usados na idade média nas prisões do santo oficio, já viram falar das torturas que foram e continuam sendo aplicadas por ditadores sanguinários por todo o planeta terra, já viram noticias sobre as torturas de islâmicos com acusações de blasfêmias, já viram falar sobre perseguições políticas, perseguições religiosas, perseguições por racismo. Todos sabem dos massacres de índios americanos executados por tementes a Deus portadores de Bíblia em baixo do braço, estes mesmos que se enveredaram seu ódio contra os pobres negros indefesos, já viram falar na ku klux klan e suas barbaridades praticadas. Todas estas atrocidades cometidas pelos humanos, dão aos nossos irmãos menores uma graduação de qualidade muitas vezes superior,. Os humanos ainda dizem com toda cara de pau, nós somos a imagem e a semelhança do criador, hora onde está a coerência desta afirmação, porque nós temos o privilegio de estarmos no patamar mais alto, será porque somos inteligentes, mas inteligência não dá aos seres humanos nenhuma qualificação automática de bondade, de amor, de solidariedade, e de justiça. Inteligência só faz aumentar seu poder de fogo para explorar, atacar, torturar, massacrar e até matar seus semelhantes.
        Tenho um pensamento funesto, o qual gostaria que não fosse verdade, mas me parece que a maldade humana, não foi criada pela Bíblia Sagrada, mas certamente foi por ela estimulada, porque neste livro existem muitos relatos de matanças, de extermínio de populações inteiras, segue alguns exemplos, leiam em deuteronômio, 7-1-6,13-15-16 ordem de Deus para matança e extermínio total, até animais foram sacrificados. Em Samuel 1-15:3, outro extermínio, segundo livro de Samuel, 24:15 (quanta bondade) e assim segue em muitos exemplos pelo livro todo, quem tiver dúvidas é só ler a Bíblia, mas ler com vontade, sem nenhuma interferência de pastores ou padres assim poderá encontrar as incoerências de um Deus que se diz bondoso e justo. Se não quiserem perder tempo procurando entre capítulos e versículos, vá direto a Google digite (Robert Green ingersoll ), é um pensador americano do século 18, lá pode ser lido todo trabalho de pesquisa deste pensador sobre a Bíblia.
        Paulo Luiz Mendonça.

  7. O catolicismo sempre foi torpe e nada espiritual. A corrupção é um de seus três alicerces fundamentais, sendo os outros a ganância dos dirigentes da igreja e a deturpação das palavras do cristo. Li num livro de Hanna Arendt que o papa Angelo Giuseppe Roncalli, o único papa cristão, no parecer da autora, ficou indignado ao saber como eram baixíssimos e aviltantes os salários dos funcionários manuais do Vaticano, os pedreiros, copeiras, cozinheiras, motoristas. Num estado independente onde se ostenta tanta usura, isso o revoltou a ponto de instituir numa briga quase solitária que is salários triplicassem, coisa que conseguiu. Admiro muito o papa João XXIII por isso e várias outras demonstrações de cristianismo de sua biografia.

    Mas, seguindo a linha niilista do comentário do Nunes no post passado, fico pensando o que a humanidade teria merecido em substituição ao controle da igreja, numa história alternativa. Como diz Maquiavel, é infinita a necessidade de adoração do homem.

    1. Sempre disse para os alunos que é mais fácil se declarar ateu do que ter fé em algo que não se enxerga e toca. É para poucos, reconheço. E penso ser torpe quem desdenha da fé dos outros…

      Já que falas em cifras e história, poderias citar Albino Luciane. Este pagou com a vida.

      1. Tenho um volume das cartas dele, Pedro. Belíssimas! Você deve conhecer; ele escrevia para autores mortos, com um senso moral, humor e sensibilidade realmente ímpar. Dessa forma, escreveu para Dickens, Twain…

        1. Sou cristão e admiti isso aqui várias vezes. Mas me esforço a sê-lo de uma forma mais comprometida e completamente desapegada a igrejas. Foi lançado, após anos em que estava esgotado, o O Reino de Deus Está em Vós, do Tolstoi, em volume de bolso. Um livro profundo, que penso que os ditos ateus como o Milton etc teriam problemas para sustentarem suas conjecturas se o lêssem. Nada a ver a passar crer pela força verbal do grande russo. O livro é muitíssimo mais profundo que isso (afinal, de quem é, né?), e não se propõe a pregação. Antes, o oposto. É uma crítica violenta contra o militarismo, o sistema jurídico, a alienação e as igrejas. Tolstoi foi excomungado, e esse livro proibido até 1989, para se ter uma ideia.

          Que me perdoe, novamente, o MIlton, mas não passaria batido a Tolstoi porque alguém que ama tanto uma apaziguador das massas como o futebol, se acha abalizado a criticar quem, da mesmíssima forma e com a mesma incoerência, se dedica a quietar-se através da religião. Esses dois súditos são tão inconsequêntes e incapazes de fazerem uma auto-referência, que a resposta autômata é: mas isso não tem nada a ver uma coisa com a outra.

      1. Charles, na frase, a essência:

        Sou cristão… Mas me esforço a sê-lo de uma forma mais comprometida e completamente desapegada a igrejas.

        Acho que isto, um ateu ainda não entende. Mesmo aqueles que nunca souberam de Roncalli (O Papa Bom) e Luciani (O Papa Sorriso).

        Meu dileto respeito, e vou procurar o livro do Tolstói que indicastes. abraço

    1. E o Milton!?? Em silêncio?? Pelo menos há dois crentes (cristãos) entre os seus (ditos) cinco leitores!!!
      Adoro este espaço! Me sinto vivo e, com esperança!
      Paz e Bem!

  8. Interessante frase roubada no Facebook: “Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma cruzada e matamos um mouro. Bem-vindos ä Idade Média!”

  9. Talvez como último suspiro de existência, o conservadorismo religioso tem estado insuportável, burro de doer. É chato ter que travar uma batalha que já estava ganha há tanto tempo – ou ao menos parecia -, mas, fazer o que. Ao menos serve para tirar a poeira dos livros de Voltaire na prateleira.

    Aqui no Rio de Janeiro, meu querido estado, o nosso honorável governador violou a laicidade do Estado ao pôr o ensino de religião obrigatório e exigir que o professor comprove sua fé (i.e., eu, um ateu interessado no estudo de religiões, se fizer teologia, não poderia me candidatar a um cargo público… por não ter uma religião!).

    Sem contar que estudo numa universidade federal e eu vi esses dias alunos evangélicos cercarem o professor para reclamarem de sua postura em sala de aula em relação à religião. A universidade é estatal, laica, puxa vida.

    Cruz credo.

  10. Ah, e para não parecer mal educado, parabéns pelo blog e coisa e tal, é um prazer lê-lo. No duro. Tirei muitas dicas boas aqui, uma delas um filme que se tornou um dos meus prediletos, A Vida É Um Milagre.

    (E se for para balancear o fato de você ter me recomendado tanta coisa boa e ainda com bons comentários, recomendo algo: vá já ver Yi Yi se não viu ainda, para adicionar a lista de excelentes filmes contemporâneos e ficar menos rabugento com o cinema atual!)

  11. Pois é, também eu assino embaixo e queria ter escritor estas palavras. O que mais me enerva é que tais ideias deveriam ser óbvias, não deveria ser preciso levantarem-se vozes para lembrar que cada um tem o direito de seguir com a própria vida como bem entender. Mas enfim, que bom que tais vozes existem e não são mais queimadas na fogueira. Parabéns ao Marcelo Carneiro da Cunha e ao STF.

  12. JUSTIÇA A TODOS.
    Esta crônica não está de maneira nenhuma se relacionando pejorativamente a nenhuma entidade religiosa
    Ela somente terá a incumbência de abrir nossos olhos para as injustiças cometidas por nós seres humanos, principalmente nós cristãos.
    Em primeiro lugar, falamos de Jesus Cristo, um homem sábio, muito evoluído e audacioso para sua época. Seus feitos foram extraordinários, seus ensinamentos foram sem duvida muito significativo. Suas parábolas trouxeram mudanças profundas na nossa maneira de viver. Segundo relatos, foram feitos por ele centenas de milagres, isso ninguém discute são fatos reais os quais são relatados no novo testamento. Agora vamos fazer um paralelo, uma comparação entre Jesus e outros homens de grande talento que surgiram na terra. Por exemplo, enquanto Jesus fez centenas de milagres salvando pessoas as beiras da morte ou com grandes dificuldades. Alexandre Fleming salvou milhares, e milhares de seres humanos da morte certa com a descoberta da penicilina. Pessoas com infecções sem esperança de cura passaram a serem salvas, e a penicilina abriu caminho para outros antibióticos os quais continuam salvando seres por todo planeta terra. Podemos falar também de Luiz Pasteur, que através de suas pesquisas descobriu a vacina anti-rábica. Através desta descoberta, milhares e milhares de seres foram salvos da morte certa e muito dolorosa. Enquanto Jesus salvou centenas de paralíticos, Sabin descobriu a vacina contra a paralisia infantil, com isso salvou milhares e milhares de crianças a se tornarem paralíticas. Alem destes há também Osvaldo cruz, Vital Brasil, Robert Koch descobridor do bacilo da tuberculose e muitos outros médicos e cientistas pesquisadores os quais dedicaram suas vidas na luta contra as varias doenças que assolavam nosso planeta.
    Há também filósofos, educadores e muitos outros nomes importantes no desenvolvimento intelectual da espécie humana.
    Vamos agora, ao porque de toda essa explanação. Está no fato de o nome de Jesus ser amplamente divulgado, não só divulgado, mas vergonhosamente explorado, e estes outros grandes homens também super importantes, seus nomes caíram completamente no esquecimento.
    É fácil de entender a mídia não se preocupa em divulgar os nomes destes homens, porque esta divulgação não gera lucros e o capitalismo vive de lucros quanto mais lucro melhor.
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

  13. O que é o inferno.
    Quando crianças, nós estávamos sujeitos a receber de nossos pais algum tipo de ameaça para nos amedrontar quando não obedecíamos as suas ordens, ou quando fazíamos alguma peraltice. Diziam eles que o bicho papão vinha nos pegar, ou ainda, papai do céu chora se você fizer arte, e muitas outras expressões folclóricas. Isso aplicado em crianças tudo bem, são apenas fantasias infantis, quando a pessoa cresce estas figuras apagam do seu cérebro, não deixando nenhum resquício de preocupação.
    Não sei como é em outras partes do planeta onde não acreditam na Bíblia Sagrada, mas aqui no nosso país, onde a maioria acredita, foi criado á figura do diabo o representante do mal o qual lhe deram vários nomes tal como satanás belzebu e muitos outros. Ele é um sujeito mau, ostenta na cabeça um par de chifres, segundo dizem as religiões, ele é tenebroso, horripilante é também cheio de artimanhas as quais usa para atrair os seres humanos descuidados Seu reino se chama inferno, cujos portões estão sempre abertos para receber os pecadores os quais perecerão lá eternamente. Se falarmos isso hoje para uma criança com um mínimo de inteligência ela irá rir e levar na brincadeira, se por acaso ela acreditar no momento, quando ela se desenvolver, se tornar adulta verá que esta figura diabo e inferno, não passa de uma coisa ridícula. Se fosse no tempo da idade média, até se podia aceitar que as pessoas acreditassem, mas hoje no século vinte um, uma época com grande avanço nos conhecimentos, grande avanço na tecnologia e um tremendo avanço nos meios de comunicação, é uma vergonha ter pessoas adultas acreditando em uma coisa tão bizarra quanto a figura do diabo cuja morada é o inferno.. Será que ainda não perceberam que a figura diabo foi criada para amedrontar e atrair as pessoas para as religiões. Quando falam que o problema com o diabo é depois da morte ai que o medo cresce e toma proporções gigantescas, porque o medo da pós-morte é terrível para os seres humanos, porque o medo é terrível. Porque temos o raciocínio, podemos pensar no futuro. Os animais, por exemplo, não tem esta preocupação porque eles não raciocinam. Os seres humanos sim raciocinam e temem a morte. As religiões aproveitam deste medo mórbido para atrair mais e mais adeptos. No futuro quando a mente humana estiver mais desenvolvida, a inteligência estar mais aprimorada, religião será coisa do passado.
    Na minha modesta opinião, Deus ou o diabo os quais representam o bem e o mal. Estas figuras estão com toda certeza dentro da nossa própria consciência. Nós podemos ser Deus, e também ser o diabo tudo depende do nosso procedimento. Se agirmos com decência, dignidade, amor ao próximo, e não sermos egoístas, maledicentes e hipócritas, seremos a essência de Deus. Se formos indecentes, indignos, maldosos, Hipócritas, egoístas e maledicentes fatalmente teremos a essência do diabo. Esta é a verdade nua e crua o resto é tudo fantasia, não tem nenhum sentido pratico, portanto, religião não nos levará a nenhum paraíso glorioso povoado por anjos com suas liras entoando cânticos celestiais. Se levarmos uma vida exemplar, correta, de trabalho e honestidade. A única coisa que poderemos conseguir será uma exuberante paz de espírito, a qual nos dará coragem e tranqüilidade para enfrentar a morte. Assim iremos para o túmulo em paz com a consciência de dever cumprido. Quem teve uma vida descente e produtiva para a humanidade nunca temerá a morte. A morte somente será temida por aquele que têm a consciência pesada por não ter cumprido seu dever de maneira exemplar e correta.
    Paulo Luiz Mendonça.

    Não adianta nada.
    Não adianta nada amar a Deus sobre todas as coisas.
    Se você deixa seu semelhante abaixo de todos os seus interesses.
    Não adianta nada ser freqüentador assíduo dos templos religiosos.
    Se você continua a ser egoísta, não estendendo a Mão a um necessitado.
    Não adianta nada pagar o dízimo com toda fidelidade.
    Se você nega ao seu semelhante o pão para saciar-lhe a fome.
    Não adianta nada não trabalhar no sábado por que é dia reservado ao senhor.
    Se você usa neste dia o trabalho dos seus semelhantes.
    Não adianta nada sair de porta em porta procurando almas para salvar.
    Se você esquece os seus afazeres e o progresso da sua própria vida.
    Não adianta nada se especializar na leitura da Bíblia.
    Se você não se preocupa com os acontecimentos e progressos da humanidade.
    Não adianta nada aparentar-se bem vestido para impressionar.
    Se você internamente demonstra que a hipocrisia se faz presente.
    Não adianta nada estar sempre no templo aprendendo coisas maravilhosas da Bíblia.
    Se você no dia a dia deixa de praticá-las.
    Não adianta nada aprender, não julgueis para não ser julgado.
    Se você faz isso diariamente com seu semelhante.
    Não adianta nada estar sempre orando e fazendo pedidos.
    Se você mantêm suas mãos na inércia sem ajudar a ninguém.
    Não adianta nada se preocupar em ser salvo no dia do juízo final.
    Se você não procura engrandecer o aprimoramento progressivo do seu espírito.
    Se algum dos itens acima lhe servir, vista a carapuça. Se nenhum deles se encaixar com sua conduta, então você deve sentir-se como um ser humano iluminado, portanto jogue a no lixo.
    Paulo Luiz Mendonça.

  14. Que bom seria.

    Que bom seria,
    Se não houvesse carcaça
    E nem houvesse fumaça,
    Nem brasa na churrasqueira.
    Os nossos irmãos animais
    Sem dores e medos reais
    Vivendo suas vidas inteira.

    Que bom seria.
    Não ver o sangue correr,
    Nenhum animal perecer
    Ave, suíno, e ruminante.
    Sem urros e sem gemidos,
    Sem animais perecidos
    No fio de um aço cortante.

    Que bom seria,
    Sem nada de violência,
    Nem mesmo interferência
    Somente uma vida plena.
    Entre os seres racionais
    E também entre animais
    A paz reinasse serena.

    Que bom seria,
    Se isso não fosse utopia,
    Nem mesmo uma fantasia
    Na tão sonhadora ilusão,
    Mas me entristece a maldade,
    Mesquinhos poder que invade
    Os descendentes de adão.

    Que bom seria,
    Sem animais como detentos,
    Em grandes confinamentos
    Criados pra serem abatidos.
    De maneira tão desumana
    Feitos por mentes insanas,
    De Humanos embrutecidos.

    Que bom seria,
    Se houvesse luz e beleza,
    Que desse a nós a certeza
    Da paz é a doce vivencia.
    Tudo na terra seria candura,
    As almas seriam mais puras
    Com uma vida sem violência.

    Que bom seria.
    Sem a nossa mesquinhez,
    Sem nenhuma estupidez
    Ao tratar nosso semelhante.
    Os nossos irmãos menores,
    Já provaram e são melhores
    Que a nossa mente arrogante.

    Pra que serve a inteligência,
    Que só nos causa carência
    Na vivência do dia a dia
    Fico pensando desolado,
    Dizendo a mim mesmo calado,
    Que bom seria, que bom seria.

    Paulo Luiz Mendonça.

    Nosso passado.

    No passado onde nascemos
    E que nós todos vivemos,
    Num tempo bem divertido
    Pois tudo que tinha outrora,
    Hoje tudo foi se embora
    Tudo de bom foi esquecido.

    Eu lembro do meu passado.
    Com meus pais a meu lado,
    Dando-me amor e bondade
    Hoje me encontro sozinho,
    Perdido excluído do ninho
    Somente a tristeza me invade.

    No passado tinha respeito
    Os homens eram direitos
    Não tinha mal entendido
    Esqueceram a educação
    Tudo esta na contramão,
    O mundo esta decaído.

    No meu tempo de escola,
    Nem se pensava em bola
    Não se esquecia a lição.
    Hoje o moleque atrevido
    Vivendo no mundo falido
    Sem a dádiva da educação.

    Vizinhos se conversavam,
    Sempre se comunicavam
    Com toda paz e harmonia.
    Hoje nem se conhecem,
    O seu nome até esquecem
    E as ruas todinhas vazias.

    O sol já estava entrando,
    Muitos visinhos chegando
    Pra conversar no portão.
    Tudo isso ficou no passado
    Todos em casa enfurnados
    Em frente a televisão.

    Os programas que tem agora,
    Nem se compara os de outrora
    Na pureza e simplicidade.
    Um canal só crimes na tela
    No outro infames novelas
    Dando ao povo mediocridade.

    Sei que isso é caso perdido,
    Não pode ser mais corrigido
    O que vale é poder e dinheiro.
    Nosso cérebro já foi deturpado
    O mal já foi todo implantado
    Na mente de nós brasileiros.

    Paulo Luiz Mendonça.

  15. Porque os humanos são tão desiguais.

    Sei perfeitamente porque isso acontece, somos diferentes porque somos frutos da fusão dos genes dos nossos pais. Sendo assim nós somos o resultado desta união, tudo bem, ninguém contesta este procedimento da natureza. Por isso somos diferentes tanto fisicamente como intelectualmente até ai nenhum problema. Sendo assim os mais prendados fisicamente e intelectualmente, leva uma tremenda vantagem sobre os não tão prendados, esta é a realidade da raça humana. Esta realidade é que leva os humanos a terem classes sociais diferentes onde os mais inteligentes sobrepujam e dominam os menos inteligentes. Este fato pode ser justo ou injusto, depende de como encaramos as coisas. Se nós somos frutos do evolucionismo, as coisas estão perfeitamente justas não há o que questionar, por outro lado se acreditarmos no criacionismo e não no evolucionismo as coisas tomam outro rumo abrindo espaço para questionamento.
    Segundo a teoria do Criacionismo, Deus, foi o criador de todas as coisas, também criador de nós seres humano. Sendo assim esta diferença entre nós é uma tremenda injustiça, porque, se Deus e o pai de todos, temos que entender que o bom pai quer o melhor para seus filhos, sendo assim ele deveria dar a todos seus descendentes os mesmos predicados e não dar a uns físicos e intelecto aprimorado e a outros um fraco intelecto e nenhum predicado físico. O criador deveria privilegiar a todos com igualdade. Porque os seres com físico e intelecto privilegiado levam grande vantagem sobre os outros, isso para mim não reflete um ato de justiça.
    Sei que os adeptos do criacionismo têm sempre as respostas na ponta da língua, dizem eles que Deus tem um projeto para cada um, isso e fácil dizer para quem foi projetado com regalias e uma vida privilegiada, mas nós temos que pensar nas pessoas que sofrem não só aqui no nosso país, mas em todo o mundo. Todos já viram fotos de coisas belas, de paisagens maravilhosas que há sobre a terra onde a televisão mostra e pergunta vocês acreditam em milagres, isso tudo é tática da mídia para reforçar a crença no criacionismo. A mídia não mostra os sofrimentos que há em nosso planeta, vocês já viram na áfrica mães magras e sofridas dando de mamar com seus seios na mais pura pelanca uma verdadeira muxiba, causada pela fome e desnutrição, aquelas crianças nos braços das mães morrendo de fome, onde as moscas passeiam sobre seus olhos abertos, também vemos seus ossos aparecendo quase saindo da pele de tanta magreza. Qual o projeto que Deus tem para estas criaturas sofridas, porque a mídia não mostra estas cenas de horrores e pergunta vocês acreditam em milagres. Estou citando apenas um caso entre milhões deles em todo o planeta.
    E muito fácil acreditar em Deus para quem está tendo uma vida sem problemas graves, mas para aqueles que vivem em regiões áridas que vêem suas plantações esturricarem sob o sol ardente sem uma gota de água da chuva, qual é o projeto de Deus para estes sofredores que serão dizimados pela fome implacável.
    Não tenho a intenção com minha crônica de mudar a crença de ninguém quero apenas induzir as pessoas a pelo menos questionar as coisas sem coerência pregadas pelas religiões. Acreditar com uma fé cega e no mínimo falta de personalidade própria para questionar os pontos obscuros, temos que ter no mínimo um pouco de visão e um mínimo de inteligência para questionar as dúvidas as quais nos despertam e nos mostram incoerências nas explicações religiosas.
    O erro está em crer sem questionar, crer apenas porque fomos moldados quando crianças a acreditar e nunca duvidar, mas quando nos tornamos adultos temos que ter nossa própria visão e não continuarmos a seguir o que nos foi ensinado quando crianças, o porquê disso, se nossos pais estivessem errados segui-los seria dar prosseguimento a um erro. Devemos direcionar nosso próprio destino em busca de uma verdade sem contestação, devemos fazer isso porque somos seres pensantes, não podemos agir por instintos e nem deixarmos que terceiros nos dirijam pela vida afora, temos que agir seguindo nossa inteligência, questionar os pontos polêmicos é o mínimo que devemos fazer. Quem nunca questionou seus pais terrenos? Todos nós fazemos isso, nossos país sempre estão abertos para todo e qualquer questionamento, Deus também se realmente existir ele deve estar sempre aberto a qualquer questionamento não e preciso temê-lo, se ele é bom e justo nós temos toda liberdade para inquiri-lo sobre as falhas que há em nosso planeta.

    Paulo Luiz Mendonça.

  16. Quem é mais forte os ateus ou os religiosos
    Sem sombra de dúvida, os ateus são os seres mais fortes e mais corajosos membros da espécie humana. Porque enquanto os religiosos morrem de medo do castigo de Deus, e também tendo em suas crenças a esperança de ajuda infinita dos céus, os ateus lutam sozinhos sem nenhum tipo de medo, caminham por toda vida sem ajuda de nenhuma entidade divina. Enquanto os religiosos necessitam de um guia para enfrentar as agruras da sua existência, os ateus se dirigem sozinhos enfrentando todas as adversidades que a vida lhes impõe sem nenhuma ajuda sobrenatural. Enquanto religiosos são impedidos de questionar por causa de dogmas e leis impostas pela Bíblia, os ateus têm a mente aberta e livre para pensar e questionar quaisquer coisas que seja desprovido de lógica. Enquanto os religiosos precisam de livros sagrados e teólogos para lhes ensinarem moralidade, os ateus as conquistam sozinhos somente com a pureza dos seus pensamentos os quais são livres das amarras que todas as religiões impõem. Enquanto os religiosos fazem o bem ao próximo esperando por recompensa no dia do juízo final, os ateus fazem as mesmas coisas, fazendo por fazer sem esperar nenhuma compensação. Enquanto os religiosos repudiam todos os ateus, sejam eles bons cidadãos ou maus cidadãos, os ateus por sua vez se tiverem que repudiar alguém, repudiará somente os maus elementos que se escondem por traz das seitas religiosas, os bons são bons em qualquer caminho que tenham optado, tanto ateus como religiosos. Estou expondo estes fatos para serem julgados com sinceridade sem ódios ou rancores, esqueçam os dogmas religiosos, julguem com o coração aberto e o pensamento livre de preconceitos.
    Paulo Luiz Mendonça.

Deixe uma resposta