Merval Pereira, o estilista da ABL

Ontem, no aeroporto Antonio Carlos Jobim, comprei O Globo, o qual me pareceu a coisa mais parecida com um jornal dentre as ofertas. Além de encontrar um montes de erros, inclusive em manchetes, deparei-me com meu primeiro texto de Merval Pereira, a mais recente aquisição da Academia Brasileira de Letras. O parágrafo inicial é de apenas uma frase. Deixo-vos em companhia dela. Meus sete leitores me deixariam feliz se quisessem deitar suas opiniões nos comentários.

Do momento em que um jovem vendedor ambulante de frutas e verduras se imolou em praça pública no interior da Tunísia, em protesto contra os desmandos das autoridades, até hoje, um ano depois, quando seu gesto continua desencadeando manifestações populares na região que já derrubaram nada menos que três ditadores, e levaram às urnas, pela primeira vez em eleições democráticas, vários países, houve uma “reinvenção da liberdade”, valor central da condição do homem moderno.

Proust e Bernhard ficariam certamente envergonhados

28 comments / Add your comment below

  1. Descobrimos a função do Merdal na ABL (ganhou a vaga por wo): desempenhar o papel de “abelardo” – veio para confundir e não para explicar. Quem vai querer abacaxi????

  2. Géééézuis!!!! numa prova de redação de vestibular – o elogio à mediocridade, em se tratando de escrita – esse cabra levava bomba!

    ” (…)manifestações populares na região que já derrubaram nada menos que três ditadores, e levaram às urnas, (…) –> concordância verbal virou luxo desnecessário?
    vamos nos unir na campanha: OS PLURAL NÃO PODE MORREREM!
    Sorte e saúde pra todos – menos pro Merval, é óbvio!

  3. Milton, vamos analisar o cenário que serviu de fundo para a foto. Jogo dos erros: o que está certo e o que está errado? O que está errado: os livros – nada a ver com o “acadêmico”. O que está certo (e no lugar): o “bonssaizinho da Abril” – passaporte para a academia – . Obs: amanhã é sábado. Sugestão: coloque umas fotinhos da Bárbara Evans, evidenciando a “leitaria”. Abç.

  4. É, acho que o seu Merval Pereira precisa se familiarizar com os conceitos de clareza e concisão. Aliás, tendo em conta outros textos que li dele, não faria mal se fizesse algumas aulas de gramática, com especial atenção às regras de sintaxe.

  5. A decadência da cultura – o texto é reflexo da estatística.

    Um colunista é apenas um comentarista dentro de seu ponto de vista pessoal e atécnico.

    Achismo nunca fez de ninguém graduado em Letras, Ciência Política, Economia, ou Direito, nem tampouco, Delegado de Polícia ou Juiz de Direito.

    Hoje para ser chamado de jornalista, não é mais necessário, sequer, ser graduado em (pasmem!) Jornalismo, graduação esta, tão brilhante e necessária quanto às anteriormente citadas.

    Convenhamos, se o Tiririca não pode (ser daquela Câmara), Merval Pereira também não pode ser da ABL.

  6. Aparentemente, não encontrei nenhum erro na frase do Merval, que possui a seguinte espinha dorsal:
    “Do momento em que…, até hoje, um ano depois,…, houve uma ….”.
    O que faltou foi uma certa objetividade que se deseja associada a um texto jornalístico. O que assusta é a primeira leitura, que se dá de forma nebulosa
    Por outro lado, eu, que estou a terminar o Ulisses de Joyce e depois de levar tanta porrada do irlandês, considero a frase do Merval uma equação matemática de primeiro grau.
    Vai saber… Talvez o Merval quisesse escrever uma integral.

  7. Acho que a ABL, um dia fundada por Machado, perdeu toda a sua credibilidade, há tempos, para pessoas que pensam politicamente, e de maneira retrógrada, sem capacidade de fazer a menor proposta em nome da literatura, e que fazem textos assim compridos, nos quais um período é um parágrafo, dominados por tantas vírgulas, assim como este meu comentário, que, no caso, pelo menos, é assim confeccionado de maneira proposital, manifestando, desta forma, a minha convicção de que a Academia, há tempos, não é referência para mim, e talvez para ninguém, quando se fala em Língua Portuguesa ou em Literatura, e tenho dito.

  8. Em termos de pontuação e acentuacão (análise morfológica), também não ví erro. À exceção do trecho: “…. manifestações populares na região, que já derrubaram …”, A meu ver, faltou essa vírgula aí, vez que é uma oração subordinada adjetiva explicativa (e não restritiva), como quis o “Imortal”. Mas aí pode haver controvérsias, vez que haverá aqueles que quererão a frase na forma “restritiva”. Tudo Bem. O problema maior do texto – e aí concordo com o Milton – é o estilo, a extensão exagerada do período. Já cometí muito esse vício de escrita, bem comum nas pessoas de minha geração. Mas a gente vai sentindo a mudança dos tempos literários e vai tentando melhorar, né. Já Merval, o Imortal, parece que … . Quem sabe a ABL não lhe dá uma forcinha, né não?! Afinal, há Imortais e “Imortais”.

Deixe uma resposta