Quando é mais importante proteger um boneco do que mediar o conflito

Parabéns à briosa Brigada Militar, que protegeu com valentia uma propaganda da Coca-Cola colocada em espaço público na Capital. Em outros locais falta contingente. Que coisa. E as autoridades todas estão lavando as mãos.

Mais detalhes aqui.

O fotógrafo do Sul21, Ramiro Furquim, colheu algumas fotos impressionantes.

E há filmes onde é demonstrada toda a habilidade da Brigada:

7 comments / Add your comment below

  1. A BM agiu justamente, o boneco estava ali com permissão da prefeitura. Os manifestantes que agiram errado. Estavam esperando o que? Que a brigada simplesmente deixasse o boneco ser derrubado? Mesmo notando que isso ia causar desordem os manifestantes insistiram em tentar furar o tatu, tanto que conseguiram.

    1. Deixando de lado o mérito da questão “público vs. privado”, até pq não sou de PoA e não sei direito o que está acontecendo, não acho absurdo a BM ter defendido isso ou aquilo, o que é absurdo é a desproporcionalidade empregada. Em um dos vídeos se vê claramente que uma das meninas estava apenas filmando todo o acontecimento e, no entanto, foi violentamente derrubada no chão, torceram o braço, agrediram, etc, etc, etc. Isso se justifica? Como isso é agir justamente?
      E o exemplo da menina é o exemplo leve, pq pelo estado dos manifestantes das fotos o que se constata é que a coisa foi bem desmedida e irrazoável mesmo (isso sem falar na hipótese de a polícia, maliciosamente, ter deixado os manifestantes invadirem só pra descer o cacete…).

  2. Tem que ser muito imbecil e porra louca para participar de um protesto deste tipo.

    Enquanto essa barbárie provinciana acontecia, um grande espetáculo de música erudita ocorria em POA, na Fiergs, a Orchester des Klangverwaltung, de Munique, tocava. Infelizmente tinha mais gente na orquestra do que na platéia.

    Foi maravilhoso, primeiro a Sinfonia Londres de Haydn e depois a Sinfonia nº 5 de Bruckner.

    1. conconrdo em absolutamente contigo!!!! bando de retardados!! q nao tem o que fazer ! me poupem de tamanha ignorancia! vao apreciar um pouco de cultura vão!! uma orquestra maravilhosa ontem, e os retardados tentando furar um boneco!!!!!??????

  3. Minhas impressões:

    As pessoas (cidadãos e cidadãs civis) envolvidas na ocorrência tinham, pelo menos a princípio, a intenção de danificar o tal boneco (propaganda da coca-cola)?

    Não pude concluir isso de acordo com as imagens aqui expostas. Também não pude concluir o contrário. As imagens são insuficientes, mas apontam para a intenção do dano, pelo menos da parte de alguns dos manifestantes.

    O Brasil é, segundo a Constituição Federal de 1988, um Estado Democrático de Direito, no qual as leis determinam o que o cidadão pode e o que não pode fazer. Ora, o CPB – Código Penal Brasileiro define como crime em seu Artigo 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”.

    Penso que, se não concordo com algo, o meu direito à liberdade de expressão me permite tornar público o que penso a respeito, mas o direito a deteriorar e/ou destruir o patrimônio, seja de quem for (até da Coca-Cola), esse direito não está previsto na legislação brasileira.

    Quanto ao uso da força pelo agente do Estado, neste caso, da Brigada Militar, deve ser proporcional à força utilizada pelo suspeito (agente do ato infracional/suposto crime). Algo realmente difícil de acontecer porque numa manifestação com violência/embate entre as partes (cidadãos-manifestantesXEstado-policiais) ambos os lados tendem a extrapolar no uso da força, o que não significa que tal atitude possa ser imputada à totalidade dos envolvidos.

    Vi no vídeo exageros de ambos os lados (e não vou citá-los para não me estender no comentário), mas vi prudência e comportamentos adequados também.

    Fico me perguntando: E se antes do protesto (supondo a intenção de um protesto pacífico) alguém procurasse o comandante de guarnição da BM ali presente e o informasse de que haveria um ato e detalhasse a forma pacífica de como esse ato se daria?

    A BM utilizou balas de borracha? É considerada munição não letal, mas pode causar lesão permanente, caso atinja áreas de alta sensibilidade, como os olhos, por exemplo. Também o uso de bombas de gás é questionável no sentido de que a manifestação não fosse de fato um distúrbio civil de grandes proporções, no qual esse recurso é amplamente utilizado.

    Há muito tempo alguém me ensinou que “Gato sem unha não briga!”.

    Ir para o embate, sem recursos para o confronto, com um grupo profissionalmente treinado, com recursos mais que suficientes é um atitude suicida e mortos não vencem batalhas.

    Desorganizado e sem estratégia qualquer grupo é alvo fácil para seu opositor.

    Fico me perguntando se o tal bonequinho da coca merece tanta atenção assim?

    Galera, tem coisa mais ridícula do que um tatu-bola (ou um urso polar, ou seja lá que animal for) bebendo ou distribuindo coca-cola?

    Não seria mais inteligente ridicularizar a ideia do que atacar o boneco? Quantos bonecos a coca-cola deve ter desses aí?… Termina a copa e não dá para destruir todos! Ridicularizar a ideia é algo que provoca o bom senso e o raciocínio das pessoas! Isso não dá para isolar com a BM ou PM (outros Estados).

    Sinceramente fico triste tanto com a truculência de parte dos membros da BM, tanto quanto com o não uso da inteligência por parte dos cidadãos/manifestantes envolvidos nessa triste ocorrência…

    No fim das contas… pessoas machucadas, danos materiais no entorno, agentes do Estado que devem (será que vão?) responder a processos por uso excessivo da força (depende de denúncias provas – as imagens).

    E a Coca-Cola, independente disso tudo, continua com seus planos de enfestar o País (e o resto do mundo, né?) com seus bonequinhos do tatu-bola bebendo Coca-Cola!!! O que será mais ridículo?!!!

    1. Só fazendo um breve pronunciamento, este boneco é de poder da FIFA com suas patrocinadoras, Visa, Coca-Cola, entre outras. Este boneco será exposto em outros locais da capital, não somente no largo Glênio Peres. O boneco tem a única finalidade de divulgar a Copa Do Mundo de 2014, que coincidentemente terá como uma de suas sedes Porto Alegre.

      P.S: É óbvio que a Coca-Cola, como uma das patrocinadoras da Copa Do Mundo, irá usufruir deste boneco para fazer um merchandising.

Deixe uma resposta