O ranking da corrupção por partido no Brasil

corrupcao

(Em tempo — ou não: após a publicação do post, vi que a estatística tem por base dados de 2007… É que tinha recebido um e-mail com o link como se fosse atualizado. Só me resta pedir desculpas. Mesmo assim, acho a coisa interessante).

Do MCCE – Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000. O DEM, com 69 cassações, tem o equivalente a 9,02% de todos os políticos cassados no período de apuração, sendo o campeão.

Veja, abaixo, o ranking da corrupção COMPROVADA em cada partido e clique aqui para acessar o dossiê na íntegra.

6 comments / Add your comment below

  1. Eu não voto em nenhum desses pretensos candidatos para essas eleições. Vou votar nulo, mas torcendo para a Dilma ganhar: uma torcida sem o mínimo tesão e só com a esperança insossa de que, assim, nada piore ainda mais.

    Mas não tolero petista. Não por ser uma raça ruim, hipócrita, sem ideologias e traiçoeira, mas porque os petistas são chatos pra caralho.

    Tenho uma história real pra contar. Poderia contar em meu blog, mas lá a tecla da escrita é outra e aqui escrevo mais prosaicamente. É a melhor história que já ouvi nesses 15 anos que moro em minha cidade.

    Seguinte: há um antigo e memorável petista que mora aqui. Um médico. Doutor P. Horta, é o nome dele. Eu tinha várias razões para admirá-lo de longe, como soe possível admirar vultos como ele. Há um mês ele estampou uma manchete do principal jornal do estado em uma reportagem que dizia de como ele bravamente resistiu à ditadura militar, dando refúgio para perseguidos políticos em sua casa. Ele é um sujeito bonachão, alto, de barba, um tanto excêntrico: vive sempre muito sujo, desleixado, e fala com uma paciência e graça infinitas. Dizem que ele é um médico apenas medianamente eficaz, mas que seu altruísmo compensa por atender de graça parte da população carente.

    Casou-se com uma francesa que é o exato simétrico dele próprio, uma mulher raquítica que labuta na horta familiar e que certa vez pariu um de seus dois filhos e foi vista uma hora depois lavando as vasilhas da casa, ao que respondeu para uma vizinha, que a havia flagrado quebrando sua convalescença pós-parto: “qui-é, eu pari apenas, nada de mais; num tô doente”.

    Dei aula para seus dois filhos e eles ainda são uns dos modelos que sigo para meus filhos: eram recolhidos do restante da turma, mas sem esnobismo, interagindo com todos, rindo, mas nunca seguindo a manada. Escreviam muito bem e eram os mais inteligentes da turma.

    Acontece que um amigo meu, ao me referir involuntariamente a esse dr. P. Horta, me contou um caso que pôs por terra minha admiração por ele. O dr. P. Horta comprou barato uma chácara que se localiza no alto de um dos morros da cidade. É uma chácara que eu mesmo me prontificaria a comprar, pois lembra um cenário de Jane Austen ou Bronté, meio vitoriana e pastoril. Ele a comprou muito barato, pois seu antigo dono havia se matado nela e, como não deixaria de ser, dizem que o enforcado faz suas aparições por lá. Pois bem: nos fundos da chácara, ficava a casa de um senhor antiguíssimo, remanescente da tribo dos calungas. Tal senhor morreu há 5 meses_ me conta esse amigo_ e o que o dr. Horta faz? O dr. retira as cercas que delimitam a sua e a outra propriedade, e, simplesmente, manda destruir a velha casinha e se apropria da casa. Os filhos do calunga, sujeitos muito simples e sem qualquer conhecimento da lei, não reivindicam a casa nem nada. Ficaram à míngua, mas são uns desses sujeitos tchecovianos, ou turgueinevianos (de Memórias de um caçador), estupidificados pela humildade, convalescidos eternos de seus oligofrenismos consuetudinários.

    Fiquei pasmo diante essa covardia de um prosélito da justiça, de um paladino da exclusão social. Quis não acreditar nesse meu amigo. Mas aí se junta a ele outros que me testemunham que o dr. Horta é um ladrão conhecido na cidade. O pai de um dos casuídicos certa vez invadiu a casa do doutor e vaticinou à sua esposa, a francesa, de que se o dr. continuasse roubando suas galinhas e porcos, iria lhe rachar a cara a tapa. “Pede para o vagabundo de seu esposo se decidir entre uma das duas profissões que exerce, se é médico ou ladrão.”

    Esse homem, seu Valdeci, o pai do narrador, fica tão bravo com o sumiço reconhecido de suas crias, que passa mal e tem que ser internado. Fica internado por três dias no hospital local, com começo grave de infarto, e, era plantão de quem no hospital? Do P. Horta.

    O dr Horta, o medicando e lhe tomando a pressão, lhe aconselha, com sua voz plácida de gente que está bem acima das vulgares sofreguidões dessa terra: “Ô, seu Valdeci, o senhor tem que zelar melhor por sua saúde. Não tem que se deixar quase morrer por causa de umas galinhazinhas e uns porquinhos não, sô.”

    1. Ô, Charlles!, esse seu ex-conhecido, esse seu ex-montanha-de-bondade não seria aquele famosíssimo dotô Puto Calhorda, sim, aquele que é puto e calhorda desde criancinha? Ou será que ele virou puto e calhorda a partir de 1980?

  2. ERRATAS
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Em 17/06/2014, o golpe sobre a democracia brasileria teve início. Eis o editorial do Estadão associado à fatídica data, mas com as específicas erratas.
    *
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “No desespero diante da sólida evidência de que a incompetência de Dilma Rousseff está colocando seriamente em risco o projeto de poder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva apela para seu recurso retórico predileto: fazer-se de vítima, acusar “eles” – seus adversários políticos – daquilo que o PT pratica, transformando-os em inimigos do povo e sobre eles jogando a responsabilidade por tudo de ruim e de errado que acontece no País. Lula decidiu de vez “partir para cima” e deixou claro que até outubro estará se atolando no ambiente em que se sente mais confortável: a baixaria.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “No desespero diante da sólida evidência de que a Copa será um exitoso acontecimento, e que o governo Dilma está colocando seriamente em risco o projeto de poder da elite brasileira, a grande mídia (braço efetivo da elite) apela para seu recurso retórico predileto: fazer-se de vítima, acusar o governo Dilma – seu adversário político – daquilo que ela (a elite) pratica, transformando-o em inimigo do povo e sobre ele jogando a responsabilidade por tudo de ruim e de errado que acontece no País. A elite decidiu de vez “partir para cima” e deixou claro que até outubro estará se atolando no ambiente em que se sente mais confortável: a baixaria.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “Uma das mais admiráveis figuras do século 20, Nelson Mandela, reconciliou a África do Sul – que saía do abominável regime do apartheid – consigo mesma promovendo pacificamente o entendimento entre a minoria branca opressora e a ampla maioria negra oprimida. Lula continua fazendo exatamente o contrário: dividiu os brasileiros entre “nós” e “eles”, arrogando-se a tutela sobre os desvalidos, que tem procurado seduzir, transformando-os não em cidadãos, mas em consumidores. Um truque que, como se vê hoje nas ruas, está saindo pela culatra.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Como sempre, em uma mistificação doentia e fora de contexto histórico, o editorial, ao comparar Nelson Mandela com Lula e, por tabela, a África do Sul com o Brasil, assume que, de fato, há um abominável apartheid no Brasil: UMA MINORIA OPRESSORA E UMA AMPLA MAIORIA OPRIMIDA. Ainda mais: tem a desfaçatez de deixar nas entrelinhas que a postura do governo Dilma deveria ser a promoção pacífica ao entendimento entre a minoria opressora e a maioria oprimida, ou seja: MANTER O STATUS QUO. Ainda mais: a inegável ascensão PACÍFICA de milhões e milhões de brasileiros à classe média é transformada em tutela sobre os desvalidos, isto é, TRANSFORMANDO-OS NÃO EM CIDADÃOS, MAS (P A S M E M!!) EM CONSUMIDORES! Ainda mais: com arrogância, o editorial afirma que o truque está saindo pela culatra… A pergunta que não quer calar: CULATRA DE QUEM, CARA PÁLIDA?!”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “Pois é exatamente o homem que subiu na vida com um punhal entre os dentes, disseminando a divisão em vez da consciência da cidadania como arma de luta contra as injustiças sociais, que agora, acuado pelo desmascaramento da enorme farsa que tem protagonizado, tem a desfaçatez de prognosticar que “a esperança vai vencer o ódio”.
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Pois é exatamente ESSA ELITE, que durante séculos, subiu na vida, não com um punhal entre os dentes, MAS COM UM ESTADO OPRESSOR SEMPRE AO SER FAVOR, disseminando a divisão em vez da consciência da cidadania como arma de luta contra as injustiças sociais, e que AGORA ACUADA pelo desmascaramento da ENORME FARSA HISTÓRICA que sempre protagonizou, não CONSEGUE SUPORTAR que, apesar de seus abomináveis privilégios, A ESPERANÇA VAI VENCER O ÓDIO.”
    *
    *
    “Apesar de alegadamente motivada pela declaração de Aécio Neves, na convenção do PSDB que lançou oficialmente sua candidatura à Presidência da República, de que “um tsunami” vai varrer o PT do poder, foram dois os sinais de alerta que levaram Lula a abrir a caixa de ferramentas: nova queda de sua pupila Dilma nas pesquisas e as vaias e agressões verbais em coro de que ela foi vítima na quinta-feira durante o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Foram dois os sinais de alerta que levaram A ELITE a abrir a SUA CAIXA DE FERRAMENTAS: i) uma PSEUDOQUEDA DE DILMA nas pesquisas elaboradas pela vassalagem de sempre; ii) e as vaias e agressões verbais em coro associadas à Dilma e, consequentemente, à Presidência da República, na quinta-feira, durante o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo; ou seja, respaldada em tal ato de selvageria, essa elite, através de sua mídia, desnuda agora, finalmente, as suas garras contra o povo brasileiro…
    “Contra o espirro do Aécio (sem vice), na convenção do PSDB, a vacina contra tal paroxismo político será aplicada DEMOCRATICAMENTE em outubro.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “Quanto às pesquisas, não há muito mais a dizer do que aquilo que elas revelam: uma tendência constante de queda do prestígio e das intenções de voto na candidata do lulopetismo à reeleição. A debandada dos membros mais “pragmáticos” da “base aliada” reforça essa evidência.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Quando às pesquisas, não há muito a dizer do que aquilo que elas revelam: A MAIOR MISTIFICAÇÃO MIDIÁTICA DA HISTÓRIA DO BRASIL. Tal fenômeno é a prova cabal que, se reeleito, o governo Dilma terá como obrigação histórica fomentar a regulamentação democrática da mídia, pois esta é a única forma de garantir uma continuidade sadia para a democracia brasileira: A DITADURA DA DESINFORMAÇÃO NÃO PODE CONTINUAR.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “As vaias e xingamentos no Itaquerão, por sua vez, refletem o que têm afirmado, abertamente, muitos líderes oposicionistas e, intramuros, lideranças do próprio PT: Dilma e, mais do que ela, o lulopetismo estão colhendo o que semearam. Nem por isso manifestações como aquelas podem ser endossadas. A grosseria não é coisa de gente civilizada. Um chefe de Estado merece respeito, no mínimo, pelo que representa.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “As vaias e xingamentos no Itaquerão refletem o que tem semeado essa elite e sua mídia selvagem. Manifestações como aquelas não podem ser endossadas. A GROSSERIA É COISA DE UMA ELITE NÃO CIVILIZADA.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “Mas não há de ser quem sempre, deliberada e calculadamente, se esmerou em atacar e ofender adversários que agora vai assumir posição de superioridade moral para condenar quem manifesta, no calor da multidão, um sentimento espontaneamente compartilhado.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Mas não há de ser ESSA ELITE que sempre, deliberada e calculadamente, se esmerou em atacar e ofender adversários QUE AGORA VAI ASSUMIR POSIÇÃO DE SUPERIDADE MORAL PARA NÃO CONDENAR SELVAGENS QUE SE MANIFESTARAM, NO CALOR DA SUA INSANIDADE, UM SENTIMENTO DE ÓDIO ESPONTANEAMENTE COMPARTILHADO.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “E também não vale o argumento com que Lula procurou desqualificar os manifestantes do Itaquerão, a eles se referindo como “gente bonita”, ou seja, a famigerada elite. Afinal, a Copa do Mundo no Brasil, essa vitrine que está expondo o País aos olhos do mundo com efeitos duvidosos, foi apresentada à Nação sete anos atrás como uma fantástica conquista pessoal de Lula, uma dádiva generosa ao povo brasileiro. Foi para a “gente bonita” que Lula trouxe esse espetáculo – do qual agora mantém a boa distância e não porque não possa pagar os caríssimos ingressos que, como ele sempre soube, são cobrados pela Fifa.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “Vale, sim, o argumento com que Lula DESQUALIFICOU os manifestantes do Itaquerão, pois lá esteve essa gente selvagem, essa elite antropófaga.
    A Copa do Mundo no Brasil, esssa vitrine que está expondo o País aos olhos do mundo com EFEITOS EXITOSOS, NÃO FOI APRESENTADA à Nação sete anos atrás como uma fantástica conquista pessoal de Lula (TAL MISTIFICAÇÃO SÓ É POSSÍVEL NA CABEÇA DE VOCÊS, ELITE RANCOROSA, E DOENTE, ACOSTUMADA HÁ SÉCULOS À RAPINAGEM, À TRANSFORMAÇÃO DO PÚBLICO EM PRIVADO).
    Lula jamais estaria lá, no Itaquerão, pois se lá estivesse serviria de boi de piranha ao planejado espetáculo grotesco de vocês… E Dilma esteve lá porque foi corajosa e porque representava a Presidência da República.”
    *
    * ONDE SE LÊ
    “A candidata Dilma, por sua vez, recolheu-se. Alegou uma gripe para não comparecer, ao lado do chefe, à convenção do PT que lançou, no domingo, a candidatura petista ao governo de São Paulo. Mas o recato acabou aí. Gravou um vídeo em que se refere indiretamente ao episódio do Itaquerão e dá uma magnífico exemplo do tom mistificador que passará a imprimir à campanha eleitoral:
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “O BRASIL É UM PAÍS EM QUE MULHERES, NEGROS, JOVENS E CRIANÇAS, A MAIORIA MAIS POBRE, PASSARAM A TER DIREITOS QUE SEMPRE FORAM NEGADOS. É ISSO QUE VAIAM E XINGAM. É ISSO QUE NÃO SUPORTAM.”
    *
    *
    ONDE SE LÊ
    “Os líderes do lulopetismo só estarão a salvo de vaias e constrangimentos se escolherem as multidões que estão sob seu próprio controle.”
    *
    POR FAVOR, LEIA-SE
    “A ELITE SÓ ESTARÁ A SALVO DE VAIAS E CONSTRANGIMENTOS SE ESCOLHER A SELVAGERIA QUE ESTÁ SOB SEU PRÓPRIO CONTROLE.”

Deixe uma resposta