Os Panamá Papers explicados de maneira didática para que até as crianças entendam

Adaptado daqui.

Está complicado entender a história dos #PanamaPapers, o vazamento de documentos que revela uma rede global de corrupção e evasão fiscal? A gente dá uma mãozinha, explicando tudo de maneira didática. Vamos lá.

Digamos que você guarde suas moedas em um cofrinho que está no seu armário.

Mas sua mãe fica checando para saber quanto você colocou e quanto retirou.

Você não gosta disso.

Então você consegue um cofrinho extra…

…e o leva para a casa do Joãozinho.

A mãe do Joãozinho é ocupada. Ela não checa cofrinhos. Então você pode secretamente manter o seu porquinho lá sem que ninguém fique checando.

As crianças da vizinhança também acham que essa é uma boa ideia.

Então elas também colocam seus cofrinhos no armário do Joãozinho.

Mas um dia, a mãe do Joãozinho descobre os cofrinhos.

Ela fica furiosa e liga para os pais de todas as crianças para avisar que elas estão escondendo dinheiro.

papeis do Panama

Ligando, ela vaza informações para todos . Esse é o vazamento dos papéis do Panamá – e muitas pessoas importantes e poderosas esconderam seus cofrinhos na casa do Joãozinho no Panamá.

Nem todo mundo estava fazendo algo errado, no entanto. Por exemplo, você só queria privacidade da sua mãe. Mas seu vizinho Miguel estava roubando dinheiro da bolsa da mãe dele e escondendo esse dinheiro no armário do Joãozinho. E Jacó estava roubando o dinheiro do almoço de outras pessoas e não queria que seus pais perguntassem de onde aquilo estava vindo.

Em breve saberemos quem estava fazendo isso por motivos errados e quem não estava.

 Mas todos que esconderam seu cofrinho na casa do Joãozinho ainda estão em apuros, porque cofrinhos secretos são proibidos.

Agora os jornalistas estão vasculhando os registros para entender melhor o tipo de atividade que estava acontecendo na casa de Joãozinho no Panamá – se era legal, adequado ou se era uma contravenção.

Deixe uma resposta