Kandinsky Trio

kandinsky

O Kandinsky Trio é formado pelo pianista mineiro André Carrara, pela violinista bielorrussa Elena Romanov e pela violoncelista porto-alegrense Marjana Rutkowski. Eles gostariam (Ou “O Trio gostaria”) que o público pensasse que a denominação do Trio (grupo) tivesse origem nos estudos entre cores e sons do mestre da pintura Wassily Kandinsky (1866-1944), mas a verdade é bem menos erudita. De fato, o nome baseia-se no gato de um dos integrantes do grupo, cuja cauda lembra um pincel e cujo nome é Wassily.

O Trio Nº 1 em ré menor para violino, violoncelo e piano, Op. 49, de Felix Mendelssohn foi concluído em 23 de setembro de 1839 e publicado no ano seguinte. É uma das obras de câmara mais populares de Mendelssohn e é reconhecida como uma de suas melhores composições. A princípio, o compositor estava inseguro sobre a qualidade do trabalho e pediu conselhos a outro compositor, Ferdinand Hiller, que sugeriu pequenas alterações na parte de piano. A versão revista foi enviada a Schumann, que declarou ser Mendelssohn “o Mozart do século XIX, o mais iluminador dos músicos.”

O Trio Elegíaco Nº 1 em sol menor, de Sergei Rachmaninov, foi escrito entre os dias 18 e 21 de janeiro de 1892 em Moscou, quando o compositor tinha 19 anos. O trabalho foi estreado em 30 de janeiro do mesmo ano, mas a primeira edição Veio à luz apenas em 1947. O Trio Elegíaco não tem número de opus designado e foi concebido em apenas um movimento, em contraste com a maioria dos trios de piano, que têm três ou quatro. Rachmaninov escreveu um segundo Trio Elegíaco em 1893, logo após a morte de Tchaikovsky.

Trio Elegíaco Nº 1 em sol menor
de Sergei Rachmaninov

Trio Nº 1 em ré menor para violino, violoncelo e piano, Op. 49
de Felix Mendelssohn

1 Molto allegro ed agitato
2 Andante con moto tranquillo
3 Scherzo
4 Finale

Trio Kandinsky
André Carrara, piano
Elena Romanov, violino
Marjana Rutkowski, violoncelo

Deixe uma resposta