O ápice da produção artística

Vocês já repararam que prosadores tendem a melhorar até certa idade e depois estagnar ou piorar lentamente por algum tipo de acomodação (ou outros compromissos)? Que pintores tendem a ter a uma curva ainda mais lenta de degradação? Já com os poetas, a coisa é radical. Harold Bloom sempre diz que os poetas em geral produzem bem por não mais que 10 anos. Já os compositores de música erudita parecem ser o único caso de uma melhoria contínua… As últimas obras têm uma tendência geral de ser as melhores, e de como que prometer um futuro além do próprio sujeito.

2 comments / Add your comment below

  1. Meu professor de lógica, por exemplo, um profundo conhecedor da história da matemática, dizia que normalmente os matemáticos também produzem suas melhores obras ou fazem as grandes descobertas antes dos 40 anos. A matemática, dizia ele, estava muito conectada com imaginação e criatividade, normalmente muito presentes em mentes novas. Ou talvez porque a exigência cerebral seja tamanha que o sujeito precise ser jovem para suportar aquela carga. Se eu não tiver muito errado, Einstein quase teve um colapso nervoso após concluir a sua famosa teoria.

    No caso da música, acho que a única exceção seja a música clássica mesmo. Basta lembrar de Bach e a divina Oferenda Musical, composta quando ele já tinha passado dos 60. Na música popular, por outro lado, é difícil encontrar um exemplo de alguma banda ou cantor que produza tão bem quando jovem. O único caso que me vem à cabeça agora é Nick Cave (que está numa curva exponencial de qualidade há uns 10 anos).

Deixe uma resposta