Notas sobre um novo esporte, o Hipismo Canino

O Hipismo Canino é esporte muito praticado na Zona Sul de Porto Alegre. O material utilizado é simples. Basta você desalojar todos os vasos ornamentais da casa — eles nunca reclamam –, colocando seus suportes em fila. Observe na figura abaixo:

Notem que os obstáculos do Hipismo Canino podem ser colocados lado a lado como na figura acima, ajustados como duplos ou triplos — tipo em fila com espaços no meio para o cachorro tomar impulso, entende? –, ou serem amontoados uns sobre os outros — tipo montanha –, como na ilustração que segue. É muito divertido!

Fundamental é o preparo psicológico adequado do animal. Ele pode ficar nervoso, ainda mais em se tratando de filhotes fêmeas de 5 meses de pastor alemão, como é o caso de nossas ilustrações. A propósito, na figura abaixo, vemos a treinadora de Hipismo Canino mantendo o animal calmo e sob seu inteiro controle.

E aqui, o pai da treinadora faz o mesmo enquanto o animal lambe-se de prazer. Viram? Demonstrações de carinho fazem com que o cão submeta-se às maiores torturas provas!

A(o) treinadora(or) acompanha o cão com seu uniforme obrigatório: uma calça velha, uma pantufa recém dada pela boadrasta e já devidamente destruída pelo cão — para ter aquele cheirinho de afeto — e um blusão novo, do colégio, a fim de que lhe seja dado logo outro, porra. Na mão direita, como estímulo, é fundamental que a(o) treinador(a) tenha uma coxa de galinha congelada, mordida e recém aquecida no forno de microondas — não sabemos se no caso a coxa foi mordida, depois congelada e descongelada ou se a ordem dos fatos foi outra — e, na esquerda, o maior objeto de amor do animal: uma bola de futebol do irmão furada pelos dentes do cão. Observem bem, sem perder o detalhe do tamanho da língua do cão, a qual permanece externa à boca, prova de seu bom preparo psicológico:

O esporte é simples. Basta gritar “Vem, Juno!” e movimentar-se. Os olhos da filhote faminta ficarão mesmerizados pela coxa de galinha e pela bola furada ou por uma das duas. (Pensamos que o duplo estímulo funcione melhor). Em seu caminho haverá os obstáculos. Muitas vezes a cadela os contornará — coisa intolerável! Neste caso, nada de coxa ou bola para a cachorra feia, apenas pesadas admoestações, sempre em língua alemã. Mas quando ela salta é maravilhoso.

O prazer da treinadora e do irmão fotógrafo é algo indescritível!

Observem como, mesmo antes de cair, o animal apenas olha, salivando, a desejada coxa e a bola — seu objeto transacional (importantíssimo a qualquer criança, segundo os psicólogos) — sem preocupar-se com o chão.

É o esporte ideal para pátios internos e principalmente para condomínios que aceitem a presença de cães. Tire seu filho das drogas através do Hipismo Canino.

Fotos do meu filho Bernardo.

11 comments / Add your comment below

  1. Tá me parecendo que houve um qüiproquó danado neste post. É evidente que a função de adestração está sob o total controle do espécime de nariz preto. Notem como o adestrado – aquele narigudo que todos nós já conhecemos de longa data – dá saltinhos sob o enérgico comando da canina adestradora alemã.. Sem sombra de dúvidas, aquele ditado que vovó ensinava – “O melhor amigo do cão é o homem”- está cientificamente comprovado.

  2. Ramiro.

    Eu desço até ela duas ou três vezes ao dia, dou-lhe comida, água, a dose de cálcio, levo-a ao veterinário, faço carinho, cuido para que nada lhe aconteça. Em outras palavras, sirvo-a.

    Quem é dono de quem?

  3. Hehe!
    Quando eu estava só olhando as figurinhas estava pornta para comentar a beleza das esculturas, a elegância das linhas retas e curvas obtidas no ferro vergado…
    Quem sabe, vc não aproveita e manda pra a próxima bienal. Melhor que instalações com livros riscados, não?

    Olha, essa atividade me lembrou um vídeo que meu cunhado fez quando o meu cachorro devia estar com a idade da Juno. http://www.youtube.com/watch?v=XMoxAS0h_Pk (onde diz soltar leia saltar, ele é americano – o cunhado, o cachorro é brasileiro e escreve pior ainda, ao menos em português). Olha o detalhe da bola, igualzinha a de vcs! A propósito, parafraseando a minha irmã, a Juno tem água?
    Esses adolescentes matam os cães de cansaço e os cães a nós!
    bj, f

  4. Hahahahaha!
    E tem mais, é o Hipismo Canino “Bárbaro” e Helênico (JUNO!)Olímpico;-)))
    A-do-rei
    As fotos estão uma graça.

    Adorei, mesmo.
    Post-atestado de caráter. Não é?
    Bj

  5. Meg, acho que sim.

    É estranho que a coisa do caráter não chega assim clara à minha cabeça, mas sei que é.

    Sim, Juno é um nome helênico e olímpico!

    Beijo.

  6. Milton, quando eu vi a primeira vez eu pensei que lindas fotos, deve ser o Bernardo! Aí falei tanto ali que esqueci de comentar! Agora vi o crédito que vc fez para ele.
    Parabéns Bernardo! Bj, Flávia

Deixe uma resposta