Gustav Mahler – Sinfonia Nº 2 "Ressurreição" – 3º Movimento: Scherzo

Antes de assumir a Filarmônica de Berlim, Simon Rattle permaneceu 18 anos regendo a lendária CBSO (City of Birmingham Symphony Orchestra). Abaixo, um argumento de Rattle para assumir Berlim: em dois filmes, o Scherzo da Ressurreição, uma das mais belas músicas há inventadas pelo homem.

(ou aqui) e

ou aqui.

5 comments / Add your comment below

  1. ESCATOLÓGICO
    by Ramiro Conceição

    Quando a Inocência
    pousou na encosta,
    o Mar se acalmou
    duma maneira
    que não se cria mais;
    e a Lua acordou
    os Girassóis
    que despertaram
    em paz,
    quando a pé – Pé ante Pé —
    o Sol desceu a encosta…

  2. Olha esse vídeo Milton:

    http://www.youtube.com/watch?v=3w39sWGiXrE

    Acho muito engraçado a figura do Walter Berry. Ele interpreta nesse vídeo, entre outras do Das Knaben Wunderhorn, o Lied que inspirou esse movimento (Des Antonius von Padua Fischpredigt).

    E falando no Das Knaben Wunderhorn, esse outro vídeo é sensacional, com a Lucia Popp cantando “Wer hat dies Liedchen erdacht” e “Wo die schönen Trompeten blasen”, na regência do Cara, Bernstein.

    http://www.youtube.com/watch?v=ZHXbjN-voNw

    Abraço!

  3. Caraca, eu tenho esse cd duplo da EMI, que adquiri algum tempo depois de conhecer Mahler em uma gravação da número 3 pela Concertbow de Amsterdam, que para variar só peguei só pela metade, mas a melhor metade, sem dúvida!
    Na época (anos 90), achar uma sinfonia de Mahler era algo impensável, pelo menos na região onde moro, mas um amigo meu, que trabalhava na extinta “Balalaika Discos”, em São Paulo, me conseguiu esse cd importado com o Rattle e a CBSO(85 reais) – foi um grande investimento, dada as proporções estratosféricas da obra, no que diz respeito ao seu tamanho, e também à sua magnificência. O conjunto é lindíssimo, da capa ao encarte, e a qualidade sonora é fabulosa, levando em conta o caráter épico das sinfonias Mahlerianas.
    Só uma dúvida, Milton: as gravações desses vídeos são exatamente as mesmas das do cd? Abraço!

Deixe uma resposta