A fundação da Sociedade Bach Porto Alegre

Ontem à noite, no StudioClio, durante um bem-humorado e civilizadíssimo evento, com direito a excelente música e cerveja da melhor qualidade — a Coruja, de Teotônia — , foi fundada a Sociedade Bach Porto Alegre. Havia por volta de 80 pessoas. Analisando retrospectivamente, acho curioso o contraste entre a alegre algaravia dos intervalos e o respeitoso silêncio que acompanhou as apresentações.

Em meio às peças de Bach, que tiveram como destaque as notáveis participações de Olinda Alessandrini, Josias Matschulat (!) e Artur Elias Carneiro, foi lavrada a ata de fundação, posta à fórceps no horroroso formato apreciado pelos cartórios. O presidente Francisco Marshall tinha caprichado no leiaute. Tudo inútil. Foi obrigado a tirar as novas linhas e parágrafos, deixando a coisa em formato de tijolaço.

Considerei natural meu ingresso na diretoria provisória da incipiente entidade. Afinal, todos sabem que “Bach” significa “Ribeiro” em português. Faço o maior esforço para crer que tal fato NÃO SEJA uma coincidência.

(!) Não parece ser um asterisco e não é, mas o que posso fazer se esta exclamação nasceu com espírito de rodapé? Ver a Olinda arrasar é algo rotineiro, mas o espetacular Concerto Italiano do jovem Josias deixou o coinesseur PQP Bach arrepiado, conforme confissão ouvida à saída do Clio.

10 comments / Add your comment below

  1. BOA TARDE…por mera coincidencia eu sou MILTON BACH. É bom saber que temos uma entidade dedicada a esse musico fantástico. Pena que não tenha herdado os dons musicais.

  2. prezado Milton…
    pelo jeito a família “ribeiro” é numerosa… rsrs…
    parabéns pela iniciativa da “sociedade Bach” no RGS !
    que seja repleta de sucesso…

    Eu e minha espôsa – a poeta Marcia Matos – estreamos em abril um espetaculo literário musical aqui em SP, usando prioritariamente
    música de Bach e textos de poetas brasileiros e portugueses.
    Acha que podemos estabelecer algum tipo de colaboração nas postagens ? ficaremos muito honrados… visita nosso blog !

    Quando aprender a manejar as ferramentas do “wordpress”
    pretendo subir algum áudio…

    saudações

    Jose Luiz Ribeiro
    pianista e cravista
    Sao Paulo

  3. Belíssima iniciativa! Acho que tudo que puder ser feito, prá divulgar e homenagear a música genial de BACH é válido. Afinal, a tardia descoberta de sua genialidade, justifica tudo o que for feito prá recuperar o tempo perdido, né!

Deixe uma resposta