22 comments / Add your comment below

    1. Largue mão de ser imbecil! Que papo furado de mensaleiros e o escambau. A foto é fantástica e o título já deveria ter lhe despertado para o fato de que não pretende discutir o homem, o mesmo o mito, mas a foto. Esse monocórdio rancoroso não vai levar a lugar nenhum!

  1. Realmente, é um grande orador. É isso que a “massa cheirosa” não suporta. Um operário que levou o país a ser respeitado internacionalmente, não ser capacho de FMI, tirar milhões da miséria, etc… São tantas coisas boas que é até covardia citar.

  2. Não precisa de muita inteligência pra concluir que essa foto foi tirada antes do Lula se unir à Sarney, Collor, Renam, Maluf, etc…
    Eu também já estive nesse povão!

  3. Já que o negócio é dar opinião sobre a foto: por que o Lula está tão fora de foco?

    E rá, eu já assisti a um discurso dele ao vivo. Podem reverenciá-lo ou odiá-lo, mas o homem sabe usar um microfone como ninguém.

    1. Também não sei de qdo é cesta foto( nem o Stuckinha lembra) mas situações iguais a esta, era muito comum, nas assembléias de metalúrgicos, lá pelis idos anos 80.

  4. Bobagem, Hitler deixava uma massa de milhões em êxtase, Getúlio fazia milhões ficarem deslumbrados, Lula apenas faz o mais bestas ficarem com cara de bobos.

    1. posso estar enganado, mas uma imagem daquele vídeo q o glauber rocha fez pro sarney nos 80s me trouxe a mesma lembrança, do mesmo quadro, numa cena mto parecida a essa q o milton postou

  5. A intenção do fotógrafo foi destacar a reação das pessoas ao que Lula dizia. Talvez poucos notam que quando fixam os olhos num determinado assunto, tudo que está afastado daquele ponto específico aparece desfocado. Máquinas fotográficas profissionais tem um recurso chamado FP (focal plane, em português Plano focal) que consiste você compensar altas velocidades com grandes aberturas de diafrágma na proporção devida, isso fará com que o assunto telemetrado aparecerá em fóco, e tudo em volta desfocado. No caso dessa foto, o fotógrafo regulou para aprox. 10 metros (chutando, já que eu não estava lá), e fotografou a 1,5mts de Lula. Isso se a lente usada foi uma 55mm, o que me parece provável. Lula no primeiro plano, teria que parecer muito desfocado, mas o efeito foi proposital. Reparem que a partir de uma determinada distância, que eu chutei ser de 10 (o fóco perfeito so estaria nos 10 metro, quanto mais distante dos 10 metros para menos ou para mais fica desfocado), começa a desfocar e o fundo está inteiramente fora de fóco. Não é montagem como afirmaram acima.

  6. A foto é muito boa sim. O Fotógrafo usou um recurso chamado FP (plano focal). Possivelmente ele fez a fotometria entre 8 e 10 metros, usando uma lente 55mm. Ajustou a abertura bem grande de diafrágma e usou a velocidade compativel de acordo com o fotômetro. O Lula que estava a uma distância de aprox. 1,5mt aparece totalmente desfocado, e o fóco perfeito, só vai aparecer no ponto escolhido para fotometria (a 8 ou 10 mts.). A intenção do fotógrafo foi destacar a expressão daqueles que ouviam Lula. Não é montagem não, e a foto é muito boa sim.

  7. Belle e Claudio Leal, questões tecnicas sobre a arte da fotografia, da qual eu sou uma simples amadora.
    O fotografo se posicionou ao lado esquerdo de Lula e jogou o foco nas pessoas que o assistiam.
    Não é fotoshop, ou truque é apenas a imagem/visão que o fotografo queria transmitir!!
    Esta foto é maravilhosa

  8. Eu estou me divertindo com esse negócio de ‘É Lula, então é photoshop’. Imagina se o Stuckert faria algo do gênero? Mostrei a foto a dois fotógrafos profissionais e eles me garantiram que a foto não foi mexida. Muita gente não aceita o operário que mudou o país. É o jogo Preconceito de classe X Fatos.

  9. Correção: Quando eu disse aí em cima que o fotógrafo fez a “fotometria para 10 metros”, eu quis dizer Telemetria, que é usada para ajuste da distãncia entre a câmera e o assunto, enquanto fotometria mede a luz incidente para ajustes de diafrágma e velocidade de obturador. Desculpem. Continuo afirmando que não é foto montagem, que o fotógrafo foi muito feliz na tomada. Acho a foto, muito boa!

  10. “Joguem seus princípios no lixo, juntem-se ao que há de mais retrógado no Maranhão.Deem Tv plasma e bolsa-família isso me faz um conciliador…
    Perguntem ao Calheiros, Maluf, Obama(ele é o cara, é patético) e os banqueiros também.

Deixe uma resposta