A migração dos cinemas de Porto Alegre (Parte 2 – alguns bairros)

No dia 27 de maio, há pouco mais de uma semana, publicamos A migração dos cinemas de Porto Alegre (Parte 1 – Centro). Ali, explicávamos que não houve o fim dos cinemas, mas uma migração deles em direção aos shoppings, Casas de Cultura, Sindicatos, etc. Tanto foi assim que o ano de 2011 marcou um novo recorde de vendas de ingressos.

Repetimos aqui que pretendemos fazer uma matéria apocalíptica, mas que um pouco de nostalgia é inevitável. Afinal, estamos mostrando como estão hoje alguns locais onde antes havia cinemas. Nossa coleção de cinemas do Centro da cidade revelou-se incompleta e nesta Parte 2 não esgotaremos os cinemas de bairro.

As fotos antigas foram retiradas de diversos, sites, blogs e do Facebook. Normalmente não são informados os autores destas fotos.

.oOo.

O lento ocaso do Astor é das coisas mais tristes para a paisagem de nossa cidade. Localizado na Avenida Benjamin Constant, 1891, bairro Floresta, foi inaugurado em 6 de outubro de 1923. Abaixo, seu aspecto nos anos 20, em foto retirada daqui.

Foi reformado em 1963,  ganhando o nome de Astor. A sala de 1.395 lugares fechou em 1994, década da foto abaixo.

Em 2007, o fotógrafo Diego de Leão Pufal fez belas fotos do que sobrou de sua fachada.

Hoje, o Astor é um estacionamento.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Logo adiante, ainda na Benjamim, no nº 1773, temos o Presidente. Ele foi inaugurado em 15 de novembro de 1958 pelo filme A Mais Bela Mulher do Mundo, com Gina Lollobrigida.

Atualmente abriga o Centro de Avivamento para as Nações, uma igreja evangélica. Não é primeira igreja a alugar o prédio do velho Cine Teatro.

Foto:Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Em 1928, foi aberto o Rosário, Av. Benjamin Constant,  nº 305.

Este velho cinema de 1.180 lugares foi simplesmente pulverizado.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

 .oOo.

No bairro Floresta, havia o Cine Theatro Ypiranga. Ficava na Cristóvão Colombo, 772. A sala tinha 1.159 cadeiras.

Transformou-se em garagem.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Um importante cinema de Porto Alegre era o Vogue. A primeira sessão foi O Velho e o Mar, em 1º de agosto de 1959. Ficava na Av. Independência, nº 640 , no bairro Independência. Nos anos 70, mudou de nome para Cinema 1 – Sala Vogue. Durante anos, esta foi a sala dos filmes de arte em Porto Alegre. A foto abaixo, que anuncia  O Gato, de Julien Bouin, é de 1971.

A foto abaixo, do filme Fanny e Alexandre, de Ingmar Bergman, é de 1982. Aqui, ele já é o Cinema 1.

Hoje, em lugar de Bergman, é um buffet livre / buffet kilo.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Se o Vogue era cult, o que dizer da dupla Baltimore e Bristol? Os pranteados Baltimore e Bristol ficavam na Av. Osvaldo Aranha, nos números 1048 e 1058. O Baltimore nasceu em 3 de setembro de 1931. Em 1970, foi inaugurado o Mini Baltimore, no piso superior. Esta sala passou a se chamar Cine Bristol em 1º de maio de 1975.

A foto mais embaixo mostra a platéia do Baltimore e foi publicada na Revista do Globo em fevereiro de 1950.

Depois, a enorme sala do Baltimore, foi dividida em três cinemas menores. O Bristol permaneceu. As lotações das 4 salas de cinema eram: Baltimore 1, seiscentos lugares; Baltimore 2, duzentos e sessenta e quatro lugares; Baltimore 3, ex-Bristol, cento e oitenta e quatro lugares e Baltimore 4, com cento e trinta e oito lugares. Em 2000, a última sala de cinema deixou de funcionar.

No inicio de 2003, o prédio foi demolido, ficando apenas a fachada. A foto abaixo é de maio de 2003 quando restava apenas a fachada do prédio; essa fachada acabou desabando no Natal do mesmo ano.

No local será construído centro comercial com dezesseis andares que ocupará toda a extensão do Baltimore e do não menos lendário Bar do João. Tanto o cinema quanto o bar representaram, por muito tempo, a cena cultural não apenas do Bom Fim, mas de boa parte dos porto-alegrenses. Hoje é um canteiro de obras.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Ah, as matinês do velho Rio Branco da Av. Protásio Alves.

Todas as famílias levavam seus filhos para ver filmes de entretenimento aos sábados, domingos e feriados à tarde. À noite, a coisa mudava.

Hoje, o Rio Branco é mais um dos pulverizados.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

É uma dificuldade conseguir fotos do grande, enorme Cinema Coral na 24 de outubro.

As fotos encontradas já são de sua decadência.

Hoje, o velho cinema é um Centro de Eventos.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

O Avenida é muito antigo. Foi inaugurado como América em 1923. Porém, uma ventania ocorrida durante uma exibição do filme mudo O Barqueiro do Volga (1926) deixou a sala bastante danificada, além de um morto e 5 feridos. Provavelmente, a foto abaixo retrate o prédio do cinema após a ventania, pois vê-se que há peças de madeira sustentando as paredes. O novo prédio do Cine Avenida foi inaugurado em 6 de junho de 1929.

O preferido da elite porto-alegrense anunciava suas atracções no jornal.

E hoje, após ter se dividido em Avenida 1 e 2 e de passar um período como bingo, procura compradores.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

O velho ABC parecia o modelo para o túnel do seriado O  Túnel do Tempo. Tanto que seu melhor lugar era na primeira fila. No início, era chamado cinema Garibaldi. Foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1914 na rua Venâncio Aires, nº 77, bairro Cidade Baixa. Foi reinaugurado em 1º de janeiro de 1969 com o nome de ABC. Fechou definitivamente suas portas no dia 10 de julho de 1994.

Hoje, é uma galeria de lojas.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

O cinema Castelo, na av. Azenha, nº 666, no bairro Azenha, foi inaugurado no dia 27 de abril de 1939. Funcionou por cerca de 40 anos, fechando em 1979. Era um imenso cinema. Teve dias gloriosos ao sediar os eventos e programas da Rádio Farroupilha. Destaque absoluto para shows de uma jovem cantora: Elis Regina. Depois, por mais de duas décadas, passou somente filmes B.

O prédio pintado e adornado pela parada de ônibus no meio da Azenha.

Hoje, há um prédio de apartamentos no local.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

A casa abaixo foi destruída para dar lugar ao cinema Roma, inaugurado em 24 de setembro de 1960. Não encontramos fotos desta época.

Hoje está fechado, disponível para aluguel ou venda.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

O dia 6 de setembro de 1948 marcou a inauguração do cinema Ritz, na Av. Protásio Alves, nº 2557, no bairro Petrópolis. O Ritz fechou em1994 e o prédio foi demolido em 2002…

… dando lugar a um edifício sem maior personalidade.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Em 11 de setembro de 1960, tivemos a inauguração do cinema Atlas em um prédio localizado na esquina da av. Protásio Alves e rua Alcides Cruz, no bairro Petrópolis. A foto abaixo mostra a esquina em julho de 1997.

O Atlas era muito bonito por dentro, com escadarias que levavam ao mezanino.

É mais um cinema que foi substituído por um edifício.

Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

.oOo.

Utilizamos várias fontes, as principais estão listadas abaixo:

http://cinemasportoalegre.blogspot.com.br/
http://www.carlosadib.com.br/poa_fatos.html
http://lealevalerosa.blogspot.com.br/2010/05/outros-angulos-de-porto-alegre.html
http://ronaldofotografia.blogspot.com.br/

6 comments / Add your comment below

  1. Para os saudosistas tombadores do patrimônio alheiro, o Avenida é uma oportunidade de fazer o que os americanos chamam de “put money where mouth is”, ou seja, apoiar com dinheiro algo em que você acredita. Criem uma ONG “Amigos do Cinema Avenida” e comprem o prédio. #ficadica

  2. Por acaso saberia informar quem fez o mural da fachada do Cine Presidente? E uma informação: os “índios” no cinema Cacique são de autoria de Vasco Prado e foram pintados por Chico Ferreira (Vasco prado tinha vertigem)

Deixe uma resposta