Como chegar à Arena do Grêmio

Do blog da vereadora Sofia Cavedon.

Para ver este estádio, é só ir um dia antes (puro despeito…). OK, mas quem paga a conta do entorno, hein?

Arena do Grêmio – Auditoria nas contas da Prefeitura 

Diante da rejeição às contrapartidas no Termo de Compromisso assinado entre a OAS Empreendimentos, prefeito e secretários da capital, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), está solicitando ao Ministério Público do Tribunal de Contas (MPC) a realização de auditoria no processo de aprovação do projeto da Arena do Grêmio. Ainda está para ser definida se a auditoria será nas contas da prefeitura deste ano, ou uma especial.

A informação é da vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), que junto com o deputado Raul Pont (PT/RS), reuniu-se com o presidente do TCE-RS, conselheiro César Miola, na segunda-feira (26/11). Sofia e Raul pediram prioridade na ação, “uma vez que obras importantes precisam ser feitas e o governo municipal sequer tem verbas para realizá-las”, salienta a vereadora afirmando que “isso já está causando problemas e prejuízos para a cidade e seus cidadãos”.

Para o deputado Raul Pont, a prefeitura de Porto Alegre não poderia ter liberado um empreendimento como a Arena sem a responsabilização por parte do empreendedor da realização das obras de mobilidade exigidas. “Como a Prefeitura libera um projeto que além da Arena possui shopping, centro de eventos, estacionamentos e 18 espigões de apartamentos e tudo isso será mercantilizado pelo empreendedor e esse não terá nenhum ônus na urbanização do local?”, questiona. Segundo o deputado, a OAS já recebeu vantagens do governo, como o acordo feito com o Estado, no governo Yeda, que inclui a troca do gravame público da área cedida para a Universidade do trabalho, avaliada em R$ 38 milhões, por outra, na Estrada Costa Gama, avaliada em torno de R$ 3 milhões.

Sofia e Raul reforçaram o pedido de agilização ao TCE para que a representação do MP, que cobra o cumprimento do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) pela empresa, seja auditado. “O prefeito assumiu que vai fazer as obras, que custam em torno de 80 milhões de reais, e o Termo de Compromisso assinado pelo seu governo é a evidência fática do que a sociedade já conhecia através de nossas denúncias ou pelas notícias veiculadas na mídia”, destaca a vereadora.

No MPC a adjunta do Procurador-Geral, Dra. Fernanda Ismael, já esta com toda a documentação que comprovam a falta de compensações pela OAS. “O Governo Municipal, além dos incentivos dados a construtora, irá realizar com dinheiro público as compensações no entorno da obra, que são de responsabilidade da empresa”, ressaltam os parlamentares.

3 comments / Add your comment below

  1. Olhando de fora, é como um disco-voador tivesse aterrissado bem no meio da comunidade.

    A matéria do CP http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=477347
    “A empresa encarregada das obras da contrapartida social da Arena do Grêmio destruiu o asfalto para fazer a nova pista, que receberá pavimentação de blocos de concreto. Para isso, levantaram a via, que ficará mais alta do que a calçada”, afirma o presidente da Associação de Moradores da Vila Mario Quintana, Sérgio Almeida Bueno.

    O líder comunitário relata que muitas obras do entorno da Arena foram feitas “a toque de caixa” para cumprir as metas até a inauguração. “Fizeram os esgotos pluviais destruindo os sistemas sanitários que existiam. Entrou areia na tubulação e está tudo entupido. Se vier chuva, vai sair porcaria para todo o lado, inclusive invadindo as casas, que acabaram ficando abaixo do nível da rua”, reclama.
    O morador e comerciante Valdir Garcia, 73 anos, dono da Lancheria da Dora, tem expectativa de aumentar os rendimentos com a abertura da Arena. Mas se alia a Bueno nas observações quanto às obras. “Nas últimas chuvas, os ônibus nem passavam pela avenida Frederico Mentz. Chegavam na esquina da avenida Padre Leopoldo Brentano e faziam a volta. Estava inundado. Tudo isso porque levantaram a via uns 50 centímetros em relação ao que era”, comenta.

    E assim o maior (mais alto) prefeito do Brasil demonstra seu “amor” à POA por mais quatro anos.

    Mas a cereja do bolo é mesmo o(a) belíssimo(a) negócio(ata) da ex-governadora: trocar um terreno de 38 milhões por um de 3 milhões…

  2. Não posso deixar de observar que eu – assim como muitas outras pessoas – já andávamos reclamando do absurdo de o Grêmio/OAS fazer uma das maiores obras em tamanho e impacto sobre a cidade dos últimos tempos e a contrapartida ser quase inexistente, contrariando a prática consagrada no Plano Diretor da cidade.
    Com o perdão da “auto-promoção”, ver o post de abril deste ano:
    http://doktorclub.blogspot.com.br/2012/04/arena-do-gremio-e-o-onus-das-obras-do.html

Deixe uma resposta