Acho melhor Diego Aguirre repensar seus conceitos, e imediatamente

Pensa um pouco, tá?
Pensa um pouco, tá?

Se os treinamentos são cheios de ideias e imaginativos, Diego Aguirre chegou ao Internacional com um contrapeso: veio com esquema de jogo pronto na cabeça. É o esquema do qual ele gosta e que deseja aplicar à fórceps a um bom grupo de jogadores totalmente inadequado a ele. E digo mais, é um esquema inadequado à maioria dos clubes brasileiros. Começo por aí:

O 4-4-2 (ou o 4-4-1-1, com D`Alessandro de enganche): com duas linhas de quatro jogadores, faz com que os membros da linha mais à frente comportem-se ora como volantes, ora como armadores. Algum torcedor colorado consegue vislumbrar Alex, Sasha, Valdívia, Vitinho ou D`Alessandro atuando como frequentemente como volantes? Ora, Aguirre, isso não acontecerá. Simples assim. Mas há mais:

Os laterais fixos: já vi todos os esquemas de jogo darem certo no Brasil, mas ainda não vi um que mantivesse fixos os laterais. Pois talvez a maior distinção que o futebol brasileiro apresente em relação aos outros, é o fato de nossos laterais aparecerem no ataque sempre que este seja realizado pelo lado em que jogarem. Mantendo fixos os laterais, o Inter perde as melhores características do jovem Cláudio Winck, cheio de futuro, e de Fabrício.

D`Alessandro centralizado: Dale está há oito anos no Inter. É um grande jogador, é um sucesso, porém, por algum motivo, apenas mata a pau quando organiza suas jogadas a partir dos flancos, com menor marcação. Aguirre quer vê-lo centralizado. Tudo indica que não funcionará.

Paulão: alguém deveria ter avisado Aguirre que Paulão tem um posicionamento em campo que lhe é habitual e que simplesmente… Vocês viram o segundo gol do Shakhtar, o de Taison? Pois é. Ele tem o vício de ignorar o cara que poderá receber a bola. Como está beirando os trinta anos, creio que jamais aprenderá. Abel já sabia que Alan Costa era uma opção muito mais segura.

1 comment / Add your comment below

  1. Caro MR,
    Creio que o Sr. AGUIRRE, estah deslumbrado com o tamanho do GIGANTE, nao ousaria mover o D’ALE pro museu, a nao ser que o VITORIO, tem vitoria ae, o autorize.
    Eu ousaria colocar o Charles na funcao do 10, liberando para criar. Sacha e Maurides. E dar 3 jogos pro Nilmar mostrar a que veio, ou Qatar Air nele e no Alex, cansados…
    Na cozinha Rever e um novo. LEO vai jogar muito. Fabricio, por nao haver igual no Brasil. E meter alguem no vestiario com um rabo de tatu, tipo derrubador de portas… Do contrario, ficaremos na primeira fase e liga rural normal…
    Era o q tinha… Zeh Nery.

Deixe uma resposta