Querida EPTC

Lotações em Porto Alegre: um serviço caro e péssima qualidade
Lotações de Porto Alegre: serviço caro e de péssima qualidade

Hoje à noite, eu e minha namorada chegamos à parada da lotação Auxiliadora, no Shopping Iguatemi, às 21h05 e ficamos esperando até às 21h45, quando desistimos e pegamos um táxi. O curioso é que quando chegamos perguntamos ao fiscal até que horas haveria o serviço. Ele nos respondeu: até às 22h.

Às 21h05 estava chovendo e várias pessoas aguardavam a condução conosco. Durante este período chegaram três lotações Auxiliadora. A primeira deixou os passageiros alguns metros antes da parada e foi embora. Gritei para o motorista e este me disse que estava atrasado e que logo viria outra para nos levar. Pois bem, vieram mais duas e ambas fizeram ainda pior. Deixaram seus passageiros e trataram de nos ignorar, acelerando rapidamente. Fingiram que não estávamos ali. Uma fuga, na verdade.

O que a população deve fazer? Sair sempre de carro? A EPTC sabe que uma boa cidade não é aquela que todos têm carro, mas aquela que qualquer cidadão possa fazer uso de um transporte coletivo confiável, pontual e com frequência e horários previstos?

O serviço pelo qual vocês são responsáveis é caro e de péssima qualidade. E o fato que ora cito ocorre justo no dia em que foi autorizado um novo aumento na tarifa.

Ah, tenho também histórias sobre o serviço de ônibus de nossa cidade. Uso o meu TRI e sou usuário contumaz do transporte público de Porto Alegre. Acho que quase todos os porto-alegrenses têm histórias, na verdade.

Por favor, seria demais aguardar providências?

Acabo de registrar esta reclamação no site da EPTC e no perfil da empresa no Facebook, impossível que não leiam.

16 comments / Add your comment below

  1. Vão ter responder, mas não espera nada mais contundente que a resposta protocolar “pedimos desculpas e tomaremos providências quanto ao ocorrido.” Já passei por isso com a Carris e até para o presidente eu cheguei a mandar e-mail com cópia. Recebi resposta do SACC me pedindo gentilmente para não fazer mais isso.

  2. Espera sentado, como eu estou fazendo.
    Tenta ligar para o 156, programa “Fala Cidadão”, recebe um protocolo e aguarda um contato ou alguma satisfação.
    No meu caso, foi dia 3 de fevereiro e até hoje, nada.

    1. Regina:

      1 De fato, respondem muito lentamente.

      2 Mas a ideia é criar um acúmulo de reclamações sobre este tópico — gostemos ou não é um registro oficial que fazemos — para depois pressionarmos a EPTC, Prefeitura e Vereadores.

      2.1 Uma coisa é dezenas de reclamações esparsas pela Inet, outra é dezenas de reclamações registradas no sistema da Prefeitura — e se forem um curto espaço de tempo (um mês ou dois) a coisa começa a apertar.

      2.2 Por óbvio não confio apenas na estratégia de reclamar oficialmente, mas não descarto-a.

  3. E o Bike Poa, que bela bosta de serviço!
    Vc paga antecipado por algo que não funciona, ou seja, a alternativa ao transporte público é outra merda.
    Eu até entendo a falta de bicicleta em horários de pico, mas vc não pode contar com o serviço como meio de transporte pq nunca funciona, principalmente se tem que cumprir horários.
    O pagamento e a propaganda do Itaú estão sempre funcionando, mas o serviço é uma bela bosta. Bikes quebradas e estações fora do ar é mato.

    1. Eu adotei o bikepoa para ir para o serviço. Deu no mesmo: o tempo que eu ganhava indo de bicicleta eu levava resolvendo problemas, tentando tirá-las, tentando encontrar uma posição de bicicleta que funcionasse na estação. Bom, aí um dia, super contente, consegui sair mais cedo do serviço. Queria descansar, relaxar, etc. Fui devolver a bicicleta na estação e, surpresa, nenhuma posição encaixou ela de volta. Liguei para o bikepoa e ela me mandou me direcionar à estação mais próxima. Fiquei furioso, nervoso, porque o tempo que eu ganhara saindo mais cedo do serviço teria que ir até a próxima estação. Comecei a empurrar a bicicleta. Tropecei nela, tão atrapalhado e transtornado que eu estava. Resultado: as duas mãos ocupadas com a bicicleta. Saldo: um nariz quebrado e vários cortes no rosto. Pior é que eu tive que desfilar pela Venâncio Aires com o rosto ensanguentado, chorando de raiva, empurrando uma bicicleta. Fui “instruído” pelos atendentes do bikepoa a devolver a bicicleta primeiro e cuidar da minha saúde depois. Mas ok, foi “só” um nariz quebrado. Me pergunto que tipo de assistência dão no caso de um acidente mais grave envolvendo suas bicicletas.

  4. Moro próximo ao Iguatemi e é sempre assim, principalmente aos finais de semana a partir das 19h não se pode contar com um horário certo das lotações. As lotações da linha Mont Serrat por exemplo, já algum tempo simplesmente não funcionam mais aos Domingos. Já liguei para EPTC e dizem sempre que aos finais de semana não tem horários fixos. Por quê?

  5. Sou usuária da linha três figueiras e realmente o serviço prestado é péssimo (e tenho de usar pois é uma das opções que tenho para chegar ao meu trabalho).A outra seria o T7 mas não tem condições sempre com hiper, mega lotação. Outro problema é em relação ao pagamento da passagem para uns motoristas é na entrada para outros na saída, ja questionei várias vezes e nada acontece, inclusive ja aconteceu de ter pago na entrada e qdo fui descer o motorista dizer que não tinha pago? Espero sinceramente que a EPTC tome providências (embora não acredite muitos).

  6. O pior é quando uma pessoa que DEPENDE de um veículo ADAPTADO para cadeira de rodas e simplesmente a empresa NÃO COLOCA veículos à disposição! Fiquei das 11 da manhã até 13:40 com minha mãe, deficiente física, esperando, na Salgado Filho, o único ônibus que nos deixa em nossa rua. Tivemos que pegar um táxi porque a EPTC não disponibiliza os horários dos veículos adaptados das lotações. E ainda vão subir o valor da passagem… que com esse valor alto, TAQUEM FOGO nesses ônibus velhos e arranjem uns adaptados, por favor!!!

  7. Já fiz reclamação sobre as Lotações no site da EPTC e recebi como resposta que eles não se responsabilizam pela tabela horária que eu deveria fazer contato com a ATL – Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação, essa nunca nunca me deu retorno. E assim eles jogam pra um lado e pro outro e o cidadão fica a ver navios. O transporte público de Porto Alegre está um caos #lamentável

  8. A EPTC não passa de um cabide de incompetentes, assim como o tal de 156 da Prefeitura. Tenho reclamação desde julho de 2014 e até agora nem as horas. Tenho até pena do Fortunati, porque está rodeado de tanto imbecil. Sobre lotações, infelizmente muitos motoristas não têm condições nem de dirigir uma carroça (vetada pelo Mello) nas ruas de POA. Uma noite dessa, saindo de um evento, tentei pegar uma lotação na Borges de Medeiros. O motorista, chapadão, me disse um monte de besteira, foi agressivo e truculento e ficou por isso mesmo todas as reclamações que fiz junto a EPTC, a ATP e o diabo à quatro. Estamos sem pai nem mãe.

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