Na Romênia, cidade dá passagem gratuita no transporte coletivo para quem lê livros

Fonte: aqui.

Usuária de ônibus em Cluj-Napoca. Passagem gratuita.
Usuária de ônibus em Cluj-Napoca. Passagem gratuita.

Victor Miron está trabalhando para fazer com que as pessoas leiam mais livros. Recentemente, ele convenceu o prefeito de Cluj-Napoca (Romênia), Emil Boc, para aprovar uma lei que iria permitir que qualquer pessoa que lesse um livro no ônibus pudesse ser liberado do pagamento da passagem.

Ele levou um ano persuadindo a prefeitura e chegou lá. A partir do mês de junho, os passageiros que foram transportados lendo um livro não pagaram a tarifa de ônibus em Cluj-Napoca. Importante: o livro deve ser lido durante todo o percurso.

Miron pretende continuar a incentivar mais pessoas a lerem em espaços públicos, privados e em qualquer lugar. O ativista está atualmente trabalhando com seus amigos em outras campanhas relacionadas à literatura. Um dos quais é chamado Bookface, um programa para que as coloquem um livro como imagem de perfil do Facebook. Aqueles fizessem isso, receberiam descontos em incluindo livrarias, consultórios dentários e até mesmo salões de beleza.

E ele diz: “Nosso maior desafio agora é convencer Mark Zuckerberg. Estou cruzando os dedos”. Miron também quer criar em 23 de abril um feriado internacional: o Dia Mundial do Livro.

#somostodosmiron !!!

#somostodosmiron
#somostodosmiron

2 comments / Add your comment below

  1. Se tentassem implantar isso no Brasil, o que teria de caboco com o livro do Edir Macredo de cabeça pra baixo querendo ganhar uma corridinha grátis…

  2. TOMARA
    by Ramiro Conceição

    Tomara
    que haja
    um lugar
    em que as páginas dos livros
    valham passagens de ônibus
    aos viajantes para o além de si.
    Ah… Tomara que lá os editores
    não sejam os mesmos canibais
    de cá.

Deixe uma resposta