Faxineira confunde obra de arte com sujeira pós-festa e ‘faz limpeza’ em museu

Da BBC Brasil

Faxineira achou que obra de arte era sujeira deixada por festa e caprichou na limpeza...
Faxineira achou que obra de arte era sujeira deixada por festa e caprichou na limpeza…

Uma obra de arte teve de ser restaurada após ser confundida com sujeira e removida por uma faxineira em Bolzano, no extremo norte da Itália.

Ela achou que o trabalho, chamado Onde vamos dançar esta noite?, se tratava de uma bagunça deixada por uma festa realizada no local na noite anterior. A faxineira “limpou” o local no último sábado e jogou todo o material fora.

A obra, exibida no Museu de Arte Contemporânea de Bolzano, é composta por bitucas de cigarro, garrafas vazias e confetes.

O espaço ficou limpo após a faxina do último sábado
O espaço ficou limpo após a faxina do último sábado
A obra, já reinstalada, representa o hedonismo e a corrupção dos anos 1980
A obra, já reinstalada, representa o hedonismo e a corrupção dos anos 1980

Também conhecido como Museion Bozen-Bolzano, o espaço refez a instalação após obter o aval do duo Goldschmied and Chiari, artistas de Milão responsáveis pela obra.

Segundo seus idealizadores, a obra tem o objetivo de representar o hedonismo e a corrupção política vividos na década de 1980.

De forma bem humorada, o museu disse que “teve má sorte com a nova faxineira” e pediu desculpas aos visitantes pelo incidente. A exibição foi reaberta na terça-feira.

Segundo a empresa responsável pelo serviço de limpeza do local, a faxineira confundiu as peças com lixo. E que ela “apenas tentava fazer seu trabalho”.

6 comments / Add your comment below

  1. Cara, uma vez eu vi uma tirinha que mostrava essa confusão. Faxineiros de um museu esqueciam seus materiais de limpeza num canto e quando voltaram pra recolher tinha um monte de “intelectual analisando a obra”.

  2. Concordo, Caminhante. Assim o conceito se completa com a limpeza da corrupção. Bem como significando que as classes menos privilegiadas é que fazem a manutenção fundamental do sistema.

    Marcelo Brito, essa história de esquecer os materiais de limpeza e eles serem analisados como arte é uma perfeita metáfora da estética pós-moderna: qualquer acontecimento pode se tornar uma obra; qualquer fato pode se tornar um objeto.

Deixe uma resposta