Bom dia, Argel Fucks (com os melhores lances do Gre-Nal de ontem)

E os empates ultrapassaram o Grêmio. Agora são 154 vitórias do Inter, 128 empates e 127 vitórias do tricolor. O Gre-Pate está renhido, com vantagem para o segundo. Torço por eles!

Maicon prepara-se para pisar a tíbia de Dourado. Quase quebrou-lhe a perna | Foto: Ricardo Duarte
Maicon prepara-se para pisar a tíbia de Dourado. Quase quebrou-lhe a perna | Foto: Ricardo Duarte

Assisti o jogo no querido Pastel com Borda da Fernandes Vieira e me diverti muito com a reação das torcidas. Os gremistas vibraram com as agressões de Maicon em Dourado por cima da bola, Geromel em Aylon sem bola e Marcelo Oliveira irritado com William. Vibraram muito mesmo. A torcida em campo também. Mas, agora, ouço o presidente do Grêmio reclamar que Miller Bolaños sofreu uma lesão grave num lance de falta clara de William.

William é meio louco mesmo, mas foi um lance violento de um jogo violentíssimo de parte a parte. Anderson Daronco não conseguiu controlar o jogo do ponto de vista disciplinar. Talvez, se tivesse expulsado logo na primeira agressão — a de Wesley em Artur –, tudo fosse diferente. Bolaños levou a pior, claro, mas Maicon também merecia o cartão preto após falta em Dourado. Até agora não sei como o colorado não fraturou a tíbia. Vejam o dantesco lance abaixo (o vídeo também inclui a falta de William em Bolaños).

12832465_10204162259295473_4604829766943052951_n

Infelizmente, acho até que o Grêmio terá vantagem sem Bolaños. É um jogador escalado erradamente como centroavante — conheço-o bem do Emelec — e Henrique Almeida é superior a ele na posição. Para Bolaños jogar, haveria que retirar Giuliano, Douglas ou Luan. Difícil, pois o trio titular é quase cativo.

Mas vamos ao que interessa, Argel. E o que interessa, é nosso time.

O primeiro tempo teve superioridade gremista. Era compreensível. A Arena tinha 48 mil pessoas, batendo seu recorde de público, com esmagadora maioria azul. Nosso time é jovem, mas aguentou a pressão. Nós não somos grande coisa, eles também não. No segundo tempo, passamos a dominar as ações, mas o empate foi merecido. Giuliano, Luan, Dourado e Vitinho perderam gols incríveis e ainda teve aquela jogada do Sasha no final do jogo em que o chute não saiu.

Gostei do que vi. Aylon e Fabinho estão surpreendendo. Andrigo não jogou bem, mas não estava acadelado. A criação não funcionou, só que era impossível jogar, pois a partida teve um número altíssimo de faltas: 20 faltas do Grêmio contra 17 do Inter. Isto é, além do Daronco, ninguém teve liberdade. Com um pouco de sorte, poderíamos ter vencido, mas não lamentei o empate, pois adoro estatísticas e achava uma injustiça o Grêmio estar à frente deles.

Teu time está adquirindo uma cara, Argel. Ainda não sei bem qual. O importante é que a defesa melhorou e, com uma boa defesa, haverá tranquilidade para a montagem do resto do time. Voltamos a campo domingo contra o São Paulo de Rio Grande. Acho que está na hora de sairmos daquele eterno quinto lugar, não?

Um resumo do ano pra ti, Argel: Alisson, Dourado, Ernando e Sasha estão confirmando. Andrigo e Aylon — o último fez um belo Gre-Nal — aproveitam bem as chances. Bob e Fabinho são realmente excelentes. Anderson, Paulão e Artur vêm crescendo. Réver e Alex estão pedindo aposentadoria. Marquinhos e Alisson Farias são decepções. Jackson é esquisito. William é um doido varrido, mas fez bom Gre-Nal. Vitinho quase estreou em 2016. Bruno Baio, coitado, é um braço roubado à agricultura.

6 comments / Add your comment below

  1. Dourado não quebrou a perna porque não é um cara forte (embora saiba usar a força que tem) e muito flexível. Note que quando ele recebe a carga o joelho dele é quem cede, assim enfraquecendo a alavanca e evitando a concentração da força na perna. Foi o que evitou o desastre.

  2. Tava vendo os lances do Gre-Nal agora de novo. Na hora, nem tinha me dado conta (assim como quase ninguém) da gravidade do lance do Bolaños. Podia ter sido expulso sim, tranquilamente.

    Agora, o lance do Maicon não tem discussão também. Entrada por cima na canela. Vermelho direto.
    Outro lance que ninguém está comentando é bordoada que o Geromel, já com amarelo, deu no Aylon sem bola e só não foi expulso porque o lance estava parado. Jogo parado não dá licença para pontapé…

    E continuo achando que a expulsão só do Paulão foi ridícula. Tomou uma tesoura por trás e o Henrique Almeida continua em cima dele depois…Os dois na rua, de cartilha.

    Mas, enfim, o grande problema é que esse estilo de arbitragem, que vem de anos da FGF, confunde deixar o jogo seguir com permitir a violência. É o mesmo estilo do Vuaden, do Jean Pierre e de outros árbitros, talvez com o Daronco sendo o que mais mistura. Não marcar qualquer falta não quer dizer não enxergar as entradas violentas. Se o jogador merecer ser expulso, bota para rua, não interessa se é primeiro tempo, se é início de jogo.

    Além disso, sonegam muitas faltas. Deixam seguir muitos lances que são faltas claras. O Andrigo sofreu uma falta na entrada da área, por trás, e até agora eu me pergunto o que precisava para ser falta. Não mudou o jogo, mas é o tipo de lance que não tem explicação deixar seguir. Tiveram outras pro Grêmio assim também, certamente.

    No fim das contas, prejudica o jogo para os dois times. Péssima arbitragem.

  3. Me desculpe, Milton, mas o lance de Maicon em Dourado gerou falta E cartão. Você pode achar isso insuficiente, mas então o que achar da cotovelada que de fato gerou uma fratura e, aparentemente, terá como consequência apenas Bolaños fora da Libertadores e uma visita do William ao hospital para se desculpar como parte da programação do Jornal do Almoço, se tanto?

    1. Engraçado que ninguem viu o lance no “miller” bolanhos ,nem ele mesmo pois ficou até fim do primeiro tempo. E quem é o gfpa para falar em violência? Time conhecido ao longo da historia muito mais pela violencia do que pelo futebol. Lembro quando acabaram com a carrreira do Pinga(a mando do felipão) na decisão de 1987 partindo a perna do jogador ao meio num lance muito parecido com o do Dourado.

      1. Você tem razão, eu me precipitei. O Grêmio é o time da violência e seus jogadores merecem ser quebrados a cada Grenal para não esquecerem disso. Mário Fernandes, Kleber, Bolaños ainda é uma lista pequena. Jogar um tempo inteiro com a mandíbula quebrada era heroísmo lá no século passado: agora é distração.

  4. Meu caro Milton. Primeiro uma pergunta que não quer calar: será que o Argel é um técnico de futebol, calando a nossa boca que imaginávamos que ele fosse um animador a beira do campo ( vai Willians ! corre Vitinho!) como também era o Abel? Com Paulo e tudo, a defesa estava bem armada ontem. Continuo achando que o Andrigo é o melhor de todos entre os jovens do Inter, embora no Grenal ele aparecesse em apenas duas ou três jogadas. O Anderson voltou a ser o jogador que parecia que não seria mais, um indolente. O Lauro Schirmer se referia, no passado, a um apresentador de Tv, dizendo que ele tinha a burrice estampada na face. O Anderson tem um vago ar de fraqueza mental (olha o eufemismo) quando as câmeras de tv o flagram de boca aberta, vendo os outros correrem ao seu lado

Deixe uma resposta