7 comments / Add your comment below

  1. Que saudades, cara.
    Não sou de 20 ou 30 mas de 50 e 60. Meu colégio era o Julinho da Riachuelo (emprestado do Arquivo Público) e depois o da Praça da João Pessoa. Já na década de 70 voltei a passeio e vi a lástima do colégio, todo pichado. Os prédios antigos belos sumiram. O estádio dos Eucaliptos sumiu. Os bondes sumiram. O Parque Farroupilha infestado de bandidos. O Morro da Polícia, onde acampei muito, está tomado por maloqueiros. Minha casa na Medianeira (Av. Niterói) ainda resiste, mas com uma grade medonha e antiestética.
    De uma coisa estou certo: jamais retornarei a Porto Alegre. Morro de saudades, mas morro com a imagem que me ficou há tanto tempo!

  2. Tens razão, Porto Alegre perdeu muita beleza, dignidade de espaços públicos e será que o caminho que fizemos era o único ? seria possível ter sido diferente?
    Quando vejo Montevideo e seu centro histórico fico pensando como foi possível conservar tantos e tão belos prédios.

  3. Belas fotos.
    No Brasil as cidades parecem nao ter memoria. Demolicoes ocorrem sem nenhuma cerimonia. Em qualquer outro país civilizado, pra se demolir um predio, existe o devido processo, que geralmente tem como objetivo a preservacao do patrimonio arquitetonico.
    Esse saudosismo com relacao ao espaco urbano é muito válido e aplica-se nao só a Porto Alegre mas a quase todas as cidades brasileiras (conheco poucas excecoes).
    Ex: Dezembro passado estive em minha cidade natal no interior de Sao Paulo, presenciei com muita tristeza a demolicao de um casarao do final do século 19 (remanescente da era de ouro do café), bem tipíco da minha e de tantas outras cidades da regiao. Madeirames de 150 anos deitados na lama. Enfim, uma lástima. Nao sei ao certo, mas parece que vao construir um predio de comércio no lugar. Quem autorizou essa demolicao é que eu nao sei….

  4. Puxa, Milton. Potro Alegre parece uma cidade européia nessas antigas fotos. Porto Alegre resistiu até os anos 60. Aí vieram os prefeitos nomeados pelo golpe militar, que associados com os empresários da construção civil, foram destruindo a cidade, acabando com ruas tradicionais e derrubando prédios para construir viadutos. Hoje, quando transformam um antigo cinema ( o Cacique) em supermercado, sai anúncio saudando o fato

Deixe uma resposta