Por que os cidadãos de Bielorrússia estão postando nus nas redes sociais em nome do interesse nacional

Da BBC Brasil

Este grupo de balconistas em um loja de roupas atendeu - literalmente - ao pedido presidencial
Este grupo de balconistas em um loja de roupas atendeu – literalmente – ao pedido presidencial

Quando o polêmico presidente de Bielorrússia (Belarus), Aleksandr Lukashenko, pediu que a população “tirasse a roupa e trabalhasse até suar”, sua intenção era apelar aos conterrâneos em meio a uma das piores crises econômicas da ex-república soviética nas últimas décadas. Ele falou em tirar a roupa, porque o país vai de mal a pior e faz calor neste início de verão e todos estão usando roupas leves.

Acontece que o rublo, a moeda do país, sofreu uma desvalorização de 60% nos últimos meses e o índice de desemprego é estimado em 15% — porém, de acordo com as estatísticas oficiais, ele é de apenas 0,7%. É que o controle ferrenho de informações é uma das marcas do regime de Lukashenko, conhecido como o “último ditador da Europa”.

Mas os bielorrussos reagiram de forma sarcástica ao pedido do presidente, no poder desde 1994, ironicamente apelidado de ‘papai’ (batska, em russo). Nas redes sociais, diversos “nudes” surgiram, com a hashtag (aqui traduzida) #fiquenuetrabalhe.

As fotos marcam um protesto simbólico contra "papai"
As fotos marcam um protesto simbólico contra “papai”
"Estamos agindo de acordo com a vontade do presidente"
“Estamos agindo de acordo com a vontade do presidente”
Não foi apenas em escritórios que os bielo-russos acataram o pedido presidencial
Não foi apenas em escritórios que os bielorrussos acataram o pedido presidencial

Mas não foi apenas em imagens que os conterrâneos de Lukashenko protestaram. Canções de protesto parodiando a mensagem presidencial circularam pela internet.

Só que os nudes se mostraram mais populares, e não apenas em Belarus. Em países vizinhos, como Rússia, Ucrânia e os países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), imagens de pessoas nuas em ambientes de trabalho também viralizaram durante o fim de de semana. Interessante.

1 comment / Add your comment below

Deixe uma resposta